Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

10 raças de galinha para você conhecer

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

É muito comum ouvir falar de raças de gatos ou de cachorro, no entanto, quando o assunto é raças de galinha, pouca gente conhece ou entende a diferença entre elas. 

Aqui no Brasil, muitas galinhas vieram com a chegada dos portugueses, no entanto, elas acabaram cruzando e dando origem a novas raças, consideradas brasileiras.

Ao que parece, os nativos brasileiros, não estavam tão familiarizados com as aves domesticadas, sendo assim, essas aves acabaram inseridas na nossa cultura graças aos nossos colonizadores.  

Conheça algumas raças de galinha

Galinha D’angola

A galinha D’angola é uma das galinhas mais conhecidas aqui no Brasil. Além de ser uma das espécies que vieram com a chegada dos portugueses à América, esta raça de galinha já foi referência em diversos artefatos culturais. 

A galinha D’angola não é considerada uma galinha doméstica e sim, semi-doméstica. Elas são nativas da África, mas se deram muito bem nas terras brasileiras. Podemos dizer que essas galinhas são primas distantes do faisão

Além disso, elas são muito características por sua coloração, que varia entre branco, cinza e roxo, com pintinhas e podem pesar até 1,3kg.

Galo Indio Gigante

Este galo é considerado um dos maiores, pode pesar até 8kg, no entanto, para que ele seja realmente considerado gigante, deve medir pelo menos um metro e pesar até 5kg. 

Embora o nome remeta ao macho da espécie, também é considerado uma raça de galinha brasileira, tratando-se do cruzamento entre galos de rinha e galinhas caipira.

Galinha Pinta Asturiana

Esta galinha é originária da região das Astúrias, na Espanha. Considerada uma galinha doméstica na região, ela é popularmente conhecida devido a sua plumagem, mesclada nas cores preta e branca. 

Galinha Australorp

O nome da raça até parece meio tecnológico, e não é para menos, essa galinha tem origem Australiana e chama atenção pela plumagem brilhante e lustrosa, quase metalizada. Podem ser galos e galinhas de grande porte, pesando até 3,5kg. 

Galinha Negra de Jersey

Outra galinha de porte grande, a Gigante de Jersey, como é conhecida, é originária dos EUA. Pode ser encontrada nas cores branca e preta, podendo pesar entre 4,5 e 5kg. 

Essas galinhas são famosas por produzir aproximadamente 300 ovos por ano. 

Galinha Rhode Island

Originárias dos EUA, essas galinhas possuem plumagem ondulada, olhos avermelhados e penas vermelhas intensas. Podem pesar entre 3 e 4 kg. 

Galinha Sussex

A galinha da raça sussex, pode ser encontrada em diversas colorações, sendo elas branca com preto, tricolor, cinza, branco, vermelho e preto, fulvo com preto, arminhado dourado e prata. Elas podem pesar até 4,1kg e são originárias da Inglaterra. 

Galinha Canela-Preta

Originária do nordeste brasileiro, esta galinha se caracteriza pela ausência de pelos nas canelas. Além disso, a galinha possui a pele escurecida, o que determina seu nome. Suas penas são pretas e podem conter manchas preto, branco ou dourado em volta do pescoço. 

Galinha Azul-Britânica

Esta é uma raça de galinha híbrida. Ela surgiu a partir do cruzamento entre uma galinha Andaluza com a Menorquina. Como o nome diz, a galinha foi criada na Inglaterra e possui uma plumagem azulada, carregando tons de preto e cinza. 

Galinha Peloco

Outra raça de galinha brasileira, a Peloco é originária da região da Bahia, no entanto, ainda não há estudos suficientes sobre ela, mas foi possível perceber que ela se adapta muito bem ao clima quente da região. Além disso, possuem o peso menor do que as galinhas que costumam ser comercializadas. 

Gostou deste texto? Leia mais em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Sildo José Moreira disse:

    Sou fã de galinha. Gostei muito da matéria e gostaria de saber as raças com fotos. Muito obrigado pela atenção

Deixe o seu comentário