Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Calopsita é animal silvestre ou não? Desvende essa dúvida

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
calopsita silvestre olhando para frente
Calopsita é ou não um animal silvestre?

Está em dúvida se a calopsita é animal silvestre ou uma ave doméstica? Venha conosco e descubra a principal diferença entre essas duas classificações de aves e como ela influencia na escolha do animal de estimação. 

Calopsita é animal silvestre ou doméstico?

A calopsita é, assim como uma grande variedade de aves, é um animal doméstico. Ou seja, ela pode ser criada em cativeiro desde que não seja alvo de maus tratos. A principal diferença entre ela e as aves silvestres, é que a segunda é uma categoria protegida pela  lei 9.605/1998, sendo a sua comercialização considerada um crime ambiental. 

Qual a diferença entre aves domésticas e silvestres?

De maneira geral, o que diferencia as aves silvestre das domésticas é exatamente o seu habitat natural. No caso dos animais silvestres, por exemplo, eles são espécies que vivem e fazem parte da fauna brasileira, ou seja, não houve intervenção do homem em seus hábitos como alimentação, reprodução e instinto de caça, entre outros.

Já no caso dos animais domésticos, eles são aves que já foram silvestres em algum momento da história, porém passaram por um longo processo de domesticação. Isso quer dizer que a espécie desenvolveu uma série de hábitos alimentares, de comportamento e reprodução a partir da interação com seus tutores..

Conheça exemplos de aves silvestres

Para explicar melhor o conceito de animais silvestres, nós preparamos uma lista com aves que desenvolveram seu hábito na natureza e não tiveram intervenção humana. As mais famosas são:  

  • gavião;
  • tucano;
  • papagaio;
  • canário;
  • arara.

Confira exemplos de animais domésticos

dupla de calopsitas cinzas
A calopsita é um animal doméstico, que que desenvolveu longe do habitat natural

Os animais domésticos são aqueles que, com o passar do tempo, desenvolveram novos hábitos a partir da interação humana. Ou seja, a partir da intervenção do homem adquiriram um modo bem diferente de viver e se reproduzir em relação à época que se encontram na natureza. Se enquadram nessa classificação as seguintes aves:

  • calopsita;
  • periquito;
  • algumas espécies de canários.

É possível criar animais silvestres em casa?

Sim! É possível criar animais silvestres em casa, desde que o candidato a tutor siga algumas regras estabelecidas em lei. Além disso, é preciso conferir que a ave e o criadouro estão legalizados perante o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Lembre-se: comerciar ou criar aves em cativeiro sem o devido registro do IBAMA é considerado crime ambiental. A pena para esse tipo de crime, de acordo com a legislação, é multa e detenção, que pode variar de 3 meses a um ano.

Porque a calopsita é confundida com um animal silvestre?

Apesar de ser uma ave doméstica, é muito comum que a calopsita seja confundida com uma animal silvestre. Mas isso tem uma explicação. A confusão acontece devido ao aspecto peculiar da ave, caracterizado pelo inconfundível topete e pelagem bem diferente das aves tradicionais brasileiras.

Como você pode ver, a calopsita não é um animal silvestre e pode ser criada em cativeiro sem maiores problemas. Porém, para uma posse responsável, é preciso alguns cuidados especiais com alimentação, gaiola e outros quesitos que todo o tutor de calopsita precisa saber. 

Agora que você já sabe que a calopsita não é uma ave silvestre, conte para gente: ela teria uma lugarzinho especial em sua casa? Escreva nos comentários. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário