Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Calopsita pode comer almeirão? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Calopsita pode comer almeirão? Descubra!

Quer saber se calopsita pode comer almeirão? Então, nós vamos te ajudar! O almeirão é um tipo de hortaliça, muito parecida com a chicória, só que com as folhas mais longas.

Muito rico em vitaminas A, C e naquelas do complexo B, é excelente para contribuir com uma boa ingestão de nutrientes no dia a dia. No entanto, quando falamos sobre o que calopsita come, fica a dúvida se o almeirão é um desses alimentos.

Fique com a gente até o final da leitura para descobrir!

Afinal, a calopsita pode comer almeirão ou não?

Afinal, a calopsita pode comer almeirão ou não?

Boa notícia: o almeirão faz parte da lista de alimentos seguros para você oferecer para a sua calopsita. Como sempre dizemos aqui, quando for oferecer alimentos naturais para os seus pets, o melhor é optar por aqueles que são orgânicos.

Além disso, é fundamental fazer uma boa higiene das folhas antes que a ave comece a comer. Essa higiene tem como objetivo evitar a ingestão de micro-organismos que possam provocar doenças graves, como a giardíase. Essa é uma doença séria e infelizmente é muito comum entre pássaros como a calopsita, podendo até mesmo levar o pet à morte.

Além da higiene da folha antes do consumo, é preciso tomar cuidado com a maneira como você vai servi-la. Coloque uma quantidade pequena, e dê preferência aos momentos em que você vai estar em casa para que possa ficar atento.

Se depois de duas horas o pet não tiver consumido o alimento todo, tire o que sobrou o jogue fora, fazendo uma boa higiene do comedouro e da gaiola da calopsita. Assim você evita atrair insetos interessados em restos de comida e também previne a proliferação de bactérias e fungos, que usam alimentos apodrecidos para se multiplicar.

Não exagere na oferta de almeirão, e lembre-se de que a base da alimentação da sua calopsita deve ser uma ração balanceada e o chamado mix de sementes.

Cuidados diversos com a calopsita

Cuidados diversos com a calopsita

Além de escolher uma gaiola adequada e de oferecer alimentos de qualidade para o seu pet, você deve manter consultas regulares com o médico veterinário para acompanhar o crescimento e o estado geral de saúde do seu pássaro.

Uma calopsita com dois meses, por exemplo, ainda é considerada um filhote. Por isso, junto com um médico veterinário você precisa entender como deve ser feita a alimentação da ave, além dos cuidados básicos com sua higiene e temperatura corporal.

Se o seu filhote de calopsita estiver com os pais, vai aprender com eles como se alimentar e se manter limpo, além de receber uma bela ajuda para se aquecer. Caso você esteja sendo a mãe ou pai desse pet, precisa avaliar em que estágio está a alimentação dele.

Os bebês de calopsita ingerem apenas uma papa oferecida pelos próprios pais até no mínimo um mês de idade. Entre um mês e dois meses e meio, essa oferta começa a ser misturada com o consumo de sementes. Apenas depois desse período a pequena calopsita terá condições de comer sozinha para se manter.

Se o seu filhote não tem os pais por perto, consulte o veterinário a respeito da papa específica para bebês de calopsita, a quantidade diária recomendada para ingestão, e como você deve fazer esse preparo.

Para saber mais sobre como cuidar dos filhotinhos de calopsita, confira esse artigo que selecionamos especialmente para você em nosso blog.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário