Como cuidar de calopsita? Confira nossas dicas.

Compartilhar:


como cuidar de calopsita

Um dos bichinhos que vêm ganhando fama dentro das casas são os pássaros. Por isso, as dúvidas sobre como cuidar de calopsita surgem aos montes.

Entretanto, a ave é de fácil manuseio e se habitua facilmente com humanos, o que torna este pássaro um companheiro fiel e divertido.

Se você acabou de adquirir uma calopsita ou está pensando em ter uma, aqui você encontra os principais cuidados com o bichinho para oferecer a qualidade de vida que ele precisa.

Como cuidar de calopsita dentro de casa?

De origem australiana e famosa por sua inteligência e carisma, a ave tem lá seus requisitos mínimos para viver em harmonia com a família. Sendo assim, o pet precisa de companhia diária, um ambiente limpo, alimentação balanceada e uma gaiola que atenda suas necessidades.

Cuidar de calopsita requer tempo, portanto pense bem antes de adotar ou comprar o animal. Esta é uma ave que gosta de carinho, companheirismo por isso ficar presa não é uma opção, apenas na hora de dormir.

A gaiola para calopsita deve ser feita com barras horizontais, ter espaço suficiente para bater as asas, ou seja, quanto maior, melhor, e ter ao menos um poleiro. Outros itens que devem ser considerados são a banheira para aves, bebedouro, comedouro e brinquedos para pássaros.

Como a calopsita gosta de dormir?

Um sono tranquilo é essencial para este bichinho. Por mais que ele goste de ficar solto pela casa e andar pra lá e pra cá, é importante assegurar que a gaiola fique em um lugar calmo durante a noite.

Quantos anos vive uma calopsita

dicas para cuidar de calopsita

Uma calopsita vive até 15 anos se for bem tratada, isso inclui alimentação, atenção e visitas frequentes ao veterinário.

É normal ter dúvidas sobre como cuidar de calopsita, e por isso a presença de um profissional é importante para estar de olho na saúde do pássaro.

Quais as dicas de alimentação para cuidar da calopsita?

A base alimentar do bichinho é uma ração para calopsita com alto valor nutricional, de qualidade, que ofereça vitaminas e demais nutrientes que ela precisa. Outros alimentos que fazem parte da rotina do pet, mesmo que em quantidade menor, são os grãos, sementes, frutas e verduras.

O ideal é manter uma dieta com 75% de ração e 20% de frutas e verduras, deixando uma parte mínima para guloseimas.

Na lista de alimentos tóxicos que uma calopsita não pode consumir estão café, doces, embutidos e laticínios.

Cuidados básicos para ter uma ave em casa

A verdade é que cuidar de calopsita não é tão simples, porém, todo animal de estimação requer atenção, seja ele um cachorro, gato ou pet exótico. Aos apaixonados por pássaros, cuidar de calopsita acaba sendo uma tarefa prazerosa!

E por fim, as dicas de ouro para manter seu bichinho feliz é estar sempre em dia com a higiene da gaiola, pois são aves exigentes com a limpeza, dedicar um tempo diário para o pet e estar sempre de olho nas mudanças de comportamento da calopsita. São os pequenos detalhes que vão garantir o bem-estar do seu passarinho.

Saiba mais sobre calopsitas no nosso canal no YouTube:

Gostou de aprender mais sobre essa ave?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Rogério Mazzeo disse:

    Podem me orientar como cuidar do periquito Ring neck
    Fico aguardando as orientações e agradeço pelo bom trabalho

Deixe o seu comentário