Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Periquito-verde: conheça a ave símbolo da fauna brasileira

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
periquito verde da árvore
O periquito-verde é o que melhor representa a fauna brasileira

Você sabia que o periquito-verde é a ave que melhor representa o Brasil? Quer saber o motivo? Então, venha conosco e aprenda tudo sobre essa ave tão especial, inclusive o que é necessário para criá-la em casa.

Periquito-verde: a ave mais brasileira

O que torna o periquito-verde a ave mais brasileira de todas não é a sua cor, ainda que se assemelham às encontradas em nossa bandeira. Mas é o fato dela ser originária da região da Mata Atlântica, além de ser a ave mais fácil de encontrar para criação em cativeiro.

Por que adotar dar um periquito-rico

Periquito-rico é o nome popular do Brotogeris tirica. Assim como gatos e cães, a ave é uma das preferidas dos criadores na hora da adoção. Isso acontece por alguns fatores como, por exemplo, ter um comportamento similar ao papagaio, ser pequena, amigável e um animal de estimação fácil de cuidar.

Saiba tudo sobre o periquito-verde

Gostou do periquito-verde e está considerando torná-lo parte de sua família? Então, conheça tudo o que é necessário para uma posse responsável da ave e garantir que ela cresça feliz e saudável. Acompanhe!

Principais características do periquito-rico

Para quem está pensando em ser tutor de periquito-rico, há algumas características desta ave que a tornam de fácil identificação. Por exemplo, ela mede, aproximadamente, 20 cm de altura e pesa cerca de 70 gramas.

A semelhança com o papagaio se dá em virtude do bico alto e curvado, próprio das aves que se alimentam de frutas. Já a coloração dela é verde, com detalhes amarelos na lateral da cabeça, abdômen e no peito.

Outro fator que ajuda a identificar o periquito-verde é o comportamento da espécie. Por causa do instinto de proteção, elas têm o hábito de viajarem sempre em bando, emitindo cantos estridentes.

Na hora de fazer a escolha do seu pet, lembre-se: os machos são mais vocais do que periquito-verde fêmeas  e isso faz toda a diferença.

Como se alimenta o periquito verde?

Para quem deseja criar periquito-verde em cativeiro, o cuidado com a alimentação é essencial para o bom desenvolvimento da ave. Além da ração exclusiva para aves, é possível oferecer misturas com semente de girassol e pequenos pedaços de goiaba, mamão e manga. Elas adoram!

Além da ração de qualidade, é recomendado que o tutor mantenha sempre uma vasilha com água fresca na gaiola. Pois ela é uma espécie que necessita de hidratação constante para se manter saudável.

Atenção com a gaiola do periquito

casal de periquito-rico
A escolha a gaiola é muito importante, pois a ave vive em casal

A escolha da gaiola do periquito-verde precisa ser assertiva para oferecer o máximo de conforto para a ave, sem que ela se sinta isolada. O espaço deve permitir que a ave possa se deslocar e ficar no poleiro com conforto e segurança.

Outro ponto importante a ser levado em conta no momento de aquisição da gaiola é a base, que precisa contar duas superfícies e divisória. Dessa maneira, ela poderá andar pelo ambiente sem ter contato com as próprias fezes.

Atenção: de acordo com médicos-veterinários, o recomendado é fazer a higienização diária da gaiola com a remoção de fezes e restos de ração e alimentos.

Preparação do banho para a ave

Apesar de ser um animal de estimação que não necessita de cuidados constantes com higienização, uma boa ideia é oferecer um espaço para que ela possa tomar banho. Deixe uma vasilha com água, para que ela possa se refrescar sempre que quiser. Faça a limpeza diária do pote para evitar doenças e infecções.

Não deixe o periquito-rico sozinho

Como são animais que, em seu habitat natural, viajam sempre em grandes grupos, ficar sozinho faz muito mal para o periquito-rico. Se possível adote um periquito verde fêmea para que eles possam formar um casal belo e feliz. 

Cuidados com a saúde do periquito-verde

Se garantidos todos os cuidados com alimentação,  higiene e habitat, o periquito-verde pode viver entre 15 e 20 anos. Por isso, é super importante se atentar a qualquer sinal de que ela possa estar com problemas de saúde. Os principais sintomas.

  • sono excessivo;
  • queda das penas;
  • dificuldades para respirar;
  • pés, bicos ou unhas com descamação.

Ao perceber qualquer um desses sinais em seu animal de estimação, visite com urgência um médico-veterinário especializado em aves. Só esse profissional poderá oferecer o suporte necessário para a pronta recuperação do animal.

Gostou de conhecer mais sobre o periquito-verde, a ave que melhor simboliza as belezas da fauna brasileira? Será que você teria um espacinho para ela na sua casa?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Luiz Carlos da silva disse:

    Eu gostaria de adotar um periquito pois acho muito bonito.

  2. Renato Pires disse:

    Amo muito esses bichinhos, até o pardal 🙂🙂

  3. Milene disse:

    Na loja Cobasi que tem em Fortaleza vende eles?

    • Cobasi disse:

      Olá, Milene! tudo bem?

      Visite a Cobasi mais próxima a você e confira os pets disponíveis. Aproveite também a variedade e diversidade de produtos e preços imperdíveis. 🧡

  4. Renata Cantele Cuencas disse:

    Recolhemos um periquito-verde, ainda bem filhote, que aparentemente havia caído do ninho. Sobreviveu e está conosco há 9 anos. Mas não sabemos se macho ou fêmea. Há alguma característica específica para que possamos identificá-la?

    • Cobasi disse:

      Olá, Renata. Tudo bem?
      Os sexos são semelhantes, porém o macho costuma ser mais robusto, principalmente no bico, e com a cabeça mais quadrada. Busque por Casal de periquito-rico para melhor comparação.

  5. Leandro de Lima disse:

    Gostei muito das informações.
    Tenho um casal de Periquito Rico

Deixe o seu comentário