Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Periquito-australiano: saiba tudo sobre essa linda ave!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
periquito australiano
O periquito-australiano é uma das aves mais desejadas pelos criadores

Periquito-australiano é o nome popular da Melopsittacus undulatus, uma das aves mais queridas quando se fala de animais de estimação.  Venha com a gente e saiba tudo que é preciso para criar e cuidar dela em casa!

Quem é o periquito-australiano?

Como o próprio nome diz, o periquito-australiano tem como origem a região desértica do interior da Austrália. Justamente por crescer em um habitat hostil ela é considerada uma ave com saúde de ferro.

As características do periquito-australiano

A primeira característica é aquela que ajuda a diferenciar o periquito-australiano em relação às demais aves. Além de medir aproximadamente 18 cm, ele pode ser encontrado com penas nas cores verde, azul, cinza, branco e amarelo. Entretanto, uma pequena mancha azul na bochecha é o que o torna a ave única!

Vale ressaltar que o periquito dessa espécie é um animal monogâmico, ou seja, para permitir o seu melhor desenvolvimento, o ideal é criá-lo em casal. Senão, ele tende a ficar muito triste com a solidão e a sofrer de depressão.

Cuidados básicos com a saúde da ave

Antes de adquirir um periquito e torná-lo parte da família, o potencial tutor precisa estar ciente de alguns cuidados para garantir o bem-estar da ave. Check-ups periódicos são essenciais para manter a saúde do pet em dia, que vive, em média, entre 5 e 10 anos.

Outra maneira de cuidar da sua ave de estimação é apostar na prevenção. Fazendo a higienização diária do bebedouro, comedouro e gaiola, é possível evitar o surgimento de doenças e infecções.

O que o periquito-australiano come?

periquito australiano
O periquito-australiano é famoso por comer rações e frutas

Uma dúvida bastante comum em tutores iniciantes é sobre o que um periquito-australiano come. A dieta alimentar da ave deve ser composta por ração específica para aves e pequenos pedaços de maçã sem semente, banana, manga e pêra como aperitivo.

Importante: não ofereça alimentos industrializados ao animal, pois eles podem causar intoxicação alimentar e sérios problemas gastrointestinais na sua ave de estimação.

3 dicas incríveis para garantir a qualidade de vida ao pet

A partir do momento que você decide ter um passarinho, é fundamental considerar qualquer detalhe que possa garantir o bem-estar dele. Sendo assim, reunimos algumas ótimas sugestões para o seu periquito ser muito feliz!

  • Uma gaiola com espaço suficiente para poleiro, comedouro, bebedouro e banheira é essencial para a rotina da ave;
  • brinquedos para aves são ótimos e ajudam a estreitar a relação entre o tutor e o animal;
  • o sono é muito importante para o pássaro, por isso deixe a gaiola em um lugar calmo durante a noite;

Gostou de aprender sobre o periquito-australiano e deseja ter um na família? Então, busque por criadouros especializados e legalizados pelo IBAMA. Lembre-se, tráfico de animais é crime! 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Maria joselma dos Santos Frazão disse:

    Amo aves sou criadoura também!!

  2. Johny disse:

    Agora sei tudo sobre o meu pet

Deixe o seu comentário