Periquito australiano: um pet para toda a família

Compartilhar:


periquito australiano

O periquito australiano, que leva o nome científico de Melopsittacus undulatus, é um dos favoritos na lista de aves domésticas. Entre as grandes vantagens de ter um exemplar da espécie estão os cuidados básicos e sua personalidade, sendo que o periquito é um ótimo companheiro.

Saiba mais sobre a origem deste bichinho e como você pode ter um em casa seguindo as leis dos órgãos ambientais.

História do periquito australiano

De origem australiana, esta é uma espécie que surgiu no interior do país e uma das suas características é ter uma saúde de ferro por conta do habitat natural desértico. 

No total, são mais de cem cores diferentes espalhadas por aí, sendo que o tom verde é a principal delas e costuma mesclar com o azul, cinza, branco e amarelo. Outro atributo físico marcante da espécie são suas bochechas com manchinhas azuis, um blush natural.

Conheça a personalidade deste bichinho

Os 18 centímetros de comprimento do periquito australiano são trabalhados em pura simpatia, visto que o pet adora socializar e é inclusive encontrado em bandos de mais de 60 aves na natureza. Desta forma, você deve considerar ter dois exemplares da espécie para que façam companhia um para o outro.

Em conjunto com o comportamento dócil do passarinho está sua adaptação, pois ele é considerado uma das aves mais fáceis de domesticar, sem contar que é bastante apegado aos donos.

Saúde do periquito australiano

Os check-ups periódicos são essenciais para manter a saúde do pet em dia, mas a boa notícia é que eles são resistentes, e se bem cuidados, vivem de 5 a 10 anos.

Porém, faça sua parte, limpando diariamente o bebedouro e comedouro dos passarinhos e sua gaiola, que, aliás, deve ter pelo menos as medições de 70 x 30 x 40 centímetros.

E o lado sociável do bichinho impacta diretamente no bem-estar mental dele, isto é, um periquito australiano que passa muito tempo sozinho e não recebe atenção pode começar a se automutilar e entrar em depressão.

O que o periquito australiano gosta de comer?

periquito australiano

Uma dúvida que pode surgir entre aqueles que querem ter a ave dentro de casa é sua alimentação. Mas a dieta de um periquito é simples, basta apostar em uma ração específica para aves e incluir frutas no dia a dia, como maçã sem semente, banana, manga e pêra.

Por fim, é proibido dar alimentos industrializados para o pet, visto que eles podem causar intoxicação no bichinho e problemas gastrointestinais.

3 dicas para oferecer mais qualidade de vida para a ave

A partir do momento que você decide ter um passarinho, é fundamental considerar qualquer detalhe que possa garantir o bem-estar dele. Sendo assim, reunimos algumas ótimas sugestões para o seu periquito ser muito feliz!

  • Uma gaiola com poleiros e ninho é bem mais divertida para o seu amigo, ele também vai adorar uma banheira para pássaros;
  • Os brinquedos para aves são ótimas e ajudam a estreitar a relação entre o tutor e o animal;
  • O sono é muito importante para o pássaro, por isso deixe a gaiola em um lugar calmo durante a noite;

Gostou de aprender sobre o periquito australiano? Esta é uma das espécies legalizadas pelo IBAMA e Ministério da Agricultura, ou seja, você pode ter uma sem maiores preocupações. Mas claro, invista em um criadouro de confiança e que seja certificado pelos órgãos competentes.

E então, pronto para descobrir mais sobre o mundo das aves no blog Cobasi? Vem com a gente!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Maria joselma dos Santos Frazão disse:

    Amo aves sou criadoura também!!

Deixe o seu comentário