Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Você sabe o que periquito come? Aprenda agora!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
O que o periquito come

Para ter uma ave em casa, é necessário aprender alguns cuidados específicos sobre a espécie, bem como conhecer tudo sobre a sua alimentação. Por isso, elaboramos este artigo sobre o que periquito come para te ajudar a cuidar melhor desse pet!

Sabemos que eles estão entre as aves mais queridinhas de todos. Então, nada melhor do que aprender como alimentar o seu amiguinho para proporcionar uma vida longa e saudável a ele, não é mesmo?! 

De forma geral, a alimentação dos periquitos pode ser bastante diversificada, dependendo da sazonalidade em que ele se encontra.

Dessa forma, devemos ter bastante atenção para oferecer os alimentos corretos para cada um. Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Nos acompanhe e descubra tudo o que periquito pode comer! Boa leitura!

Afinal, o que periquito come?

Como foi dito anteriormente, para sabermos o que o periquito pode comer precisamos saber em que área ele vive e o período que ele se encontra, além das substâncias que fazem parte do seu dia a dia.

Por conta disso, a alimentação do periquito é bastante variada, já que ela pode incluir ração, grãos, brotos, insetos, flores e frutos

Se a ave vive na natureza, sua alimentação pode ser bastante calórica, considerando que ele necessita de muita energia para voar quilômetros diariamente.

No entanto, em gaiolas ou viveiros, essas aves utilizam menos energia, ou seja, se movem bem pouco. 

Além disso, em liberdade, a ave necessita de uma capa de gordura que funciona como uma reserva energética em épocas de falta daquele alimento, o que não ocorre em cativeiros.

Considerando tudo isso, a sua alimentação não deve ser muito calórica, evitando possíveis problemas de saúde.

Aliás, é exatamente por isso que, quando um tutor oferece apenas semente de girassol para o periquito, pode deixar a ave vulnerável a muitos problemas de saúde.

O primeiro fator que envolve essa questão é a caloria em excesso. Isso porque ela acaba se transformando em energia, pouco conveniente para um periquito em confinamento.

Já o segundo fator é que ela não disponibiliza tudo o que a ave precisa para manter uma vida saudável. 

Dessa forma, podemos afirmar que a comida para periquito australiano com base somente em semente de girassol é uma decisão errônea por parte do tutor.

O mesmo acontece para o que periquito verde come. Em cativeiro, ele também precisa de ração e diversificação de alimentos. Veja mais detalhes sobre isso no próximo tópico.

O que oferecer para periquitos de cativeiro?                                                                

Antes de sabermos o que periquito pode comer em cativeiro, vale ressaltar que no mercado você encontra alimentação para aves em quatro tipos. 

  • Paletizadas – essa ração consegue inibir a seleção de alimentos por parte das aves. Entretanto, quando ocorre o procedimento de paletização, nem todos os tipos de nutrientes podem ser usados. Os óleos são exemplos que não participam dessa formulação. 
  • Fareladas – nesse tipo de ração, pode ser que o animal consiga selecionar partículas e isso não é recomendado, visto que eles precisam de todos os nutrientes em uma ração. Além disso, no momento de seleção ocorre um grande desperdício, considerando que a ração cai do comedouro e também costuma fazer muita sujeira.                  
  • Extrusadas – esta é a ração considerada a mais adequada para a alimentação de periquito. Isso porque ela incorpora o maior número de nutrientes e ainda consegue inibir a seleção de alimentos feita pelo animal. Além disso, essa ração permite o complemento através de outros alimentos.
  • Mistura de sementes – com ela, pode ocorrer a mesma objeção que a ração de tipo farelada, permitindo que a ave alterne o que comer. Assim, se o periquito der preferência ao girassol, por exemplo, ele pode desenvolver doenças nutricionais por ingerir apenas esse tipo de alimento.

Com isso podemos concluir que, entre todas as alternativas disponibilizadas pelo mercado, a ração extrusada é a melhor escolha. 

Alimentação do periquito além da ração                                   

Como vimos, é possível complementar a ração do seu periquito através de outros alimentos com vegetais variados, sementes germinadas e frutas. Vale ressaltar que, em determinadas regiões, você pode adquirir tenébrios que auxiliam no enriquecimento da dieta da ave. 

Já entre as frutas, a banana, a maçã e a pêra são mais aceitas pelo animal. No que se refere aos vegetais, você pode administrar brócolis, mostarda, chicória, almeirão e couve. No entanto, certifique-se de oferecer ocasionalmente, pois eles contêm muitas calorias.                 

De toda forma, não deixe de remover e higienizar tudo quando ele terminar de comer para evitar insetos que fazem mal à saúde do seu periquito

Viu só? Não é tão difícil descobrir o que periquito come! E para descobrir mais sobre a alimentação das aves, confira o nosso blog e fique sempre bem informado!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. PAULO ROBERTO disse:

    Ótimas dicas

  2. Leonardo disse:

    Muito bom aprender sobre os bichinhos

Deixe o seu comentário