Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Periquito: tudo o que você precisa saber antes de adotar um

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Periquito doméstico sentado em uma corda

Você sabia que o periquito é o tipo de ave mais popular e que, às vezes, chega a disputar a preferência com cães e gatos para ser o animal de estimação da casa? Conheça tudo sobre essa ave divertida, falante e sociável.

Periquito: principais características

O periquito é a ave mais indicada para quem deseja ter uma ave como animal de estimação. Além de dócil e fácil de cuidar, esse animal se caracteriza pela cor forte presente nas penas e a cauda pontuda.

E não é só isso! Os periquitos são considerados animais longevos, pois se cuidados adequadamente, podem viver de 15 a 20 anos. Isso os torna uma opção perfeita para quem busca um pet para crianças e adolescentes.

Quando falamos sobre as características físicas da ave, podemos começar por sua altura que pode chegar, em média, a 20cm. Suas patas possuem 4 dedos, dois voltados para a frente e dois direcionados para a parte anterior do corpo, sendo essenciais para promover o bom equilíbrio em árvores e poleiros.

Qual a personalidade do periquito?

Periquito doméstico sentado perto da janela

Para além das características físicas da ave, a personalidade dos periquitos costuma chamar a atenção dos tutores e criadores. Eles são considerados animais independentes, pois se viram bem sozinhos. Entretanto, eles não dispensam o carinho e a interação com os humanos.

Por isso, são itens essenciais para quem deseja se tornar tutor de periquitos investir em uma gaiola espaçosa e brinquedos como bolas, poleiros, escadinhas e anéis. Dessa maneira, o seu animal de estimação ficará livre do tédio.

Meu periquito é macho ou fêmea?

Vai adotar a ave e deseja saber se ele é macho ou fêmea? É muito simples. Há uma região carnuda no bico da ave chamada carúncula. Em machos ela se apresenta na cor azul e nas fêmeas em tons avermelhados ou marrons.

Conheça os tipos de periquitos

Tão importante quanto saber as características físicas e comportamentais dos periquitos, é saber diferenciar cada um deles. Conheça os tipos de aves mais comuns existentes no Brasil e como diferenciá-los.

Periquito-verde

periquito verde em cima do muro
O periquito verde é um das aves mais famosas do Brasil

O periquito-verde é considerado a ave símbolo do Brasil. Isso acontece por ela ser originária da Mata Atlântica e ser fácil de encontrar para criação em cativeiro. Para identificá-lo basta se atentar à coloração verde clara de suas penas e tons amarelados no peito, lateral de cabeça e abdômen.

Periquito australiano

periquito australiano
O periquito australiano é conhecido por sua variação de cores

O periquito-australiano chama a atenção por ser dócil e bastante popular em nosso país. Com mais de uma centena de variações de cores entre azul, amarelo, verde, cinza e albino, a melhor maneira de identificá-lo é por meio de uma pequena e delicada manchinha azul na bochecha.

Periquito-rei

periquitos rei em cima do tronco
A longevidade do periquito rei pode chegar a 30 anos.

O periquito-rei pode ser encontrado com penas nas cores azul, amarelo, verde e laranja. O que o diferencia dos demais da espécie é a cabeça mais arredondada e o tamanho, já que pode chegar a até 27cm de altura. Isso sem falar que vive aproximadamente 30 anos.

Periquito-de-colar

ring neck
O detalhe vermelho no pescoço é o charme do periquito-de-colar

O periquito-de-colar tem como origem o sul da China e a região norte da África. Além do impressionante tamanho de 40cm, a ave tem uma espécie de um colar preto e rosa em torno do pescoço, o que facilita a identificação por parte de tutores e criadores.

Periquito-alexandrino

periquito alexandrino com bico vermelho
O periquito-alexandrino pode medir incríveis 60 cm de comprimento

O periquito-alexandrino, da mesma maneira que o tipo de periquito acima, tem uma espécie de colar em volta do pescoço. O que o torna único é a altura de 60 cm e os tons de verde claro na barriga. Vive, em média, 30 anos.

Periquito Agapornis

Agapornis no poleiro
O Agapornis é a verdadeira ave do amor

O periquito Agapornis é aquele tipo de ave que carrega o amor no nome, literalmente. Pois, no grego, “agape” é amor e “ornis” significa pássaro. Ele é uma ave conhecida por suas cores bem vivas e por precisar viver em casal. Sua estimativa de vida é de 12 anos.

Periquito Catarina

ave catarina no poleiro
O periquito Catarina é famoso por sua coloração azul.

O periquito Catarina é uma ave extremamente dócil, fácil de criar e um timbre de canto bem forte. Podendo medir até 18cm de altura, sua beleza fica por conta das combinações de azul, verde-escuro, amarelo, azul-claro, cobalto, oliva e canela de suas penas.

Periquito Bourke

periquito de bourke
O Bourke se destaca pela coloração rosada

O periquito Bourke é um tipo de ave originária da Oceania e leva o nome do homem que a descobriu, o general Richard Bourke. Com uma altura que chega a até 23cm, ela se destaca pela coloração rosa na região da barriga, criando um belo contraste com o tom azulado do corpo.

Posso ter essa ave em casa?

Sim! Ela é uma ave liberada pelo IBAMA para criação em cativeiro, desde que o objetivo do tutor seja apenas para a companhia. Sua reprodução para comercialização é proibida sem autorização do órgão. Na hora de procurar a ave, invista em um criadouro de confiança e legalizado.

Como cuidar de um ave?

A rotina desta ave é bem tranquila. Dê preferência para uma gaiola feita em arame galvanizado, pois facilita a limpeza. É importante que ela tenha espaço suficiente para os poleiros, bebedouro e comedouro, além de permitir o trânsito livre do animal.

No momento de escolher o local onde deixar a gaiola, o recomendado é a versatilidade. Procure um local movimentado durante o dia para que a ave possa se distrair e à noite, opte por um ambiente calmo para que ela possa descansar.

Um comedouro e um bebedouro precisam estar à disposição da ave, com trocas de água diárias. Pássaros adoram água! Se puder, deixe uma pequena banheira na casinha do seu amigo, ele vai adorar se molhar de vez em quando.

E, por fim, não se esqueça de fazer a higienização da gaiola diariamente. Para preservar a saúde do animal, retire a parte debaixo da gaiola e remova fezes e restos de ração, frutas e alimentos. Uma vez por mês, faça aquela faxina completa. Afinal de contas, quem não gosta de um lugar limpo e cheiroso, não é mesmo?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Fernando disse:

    Ótimo vou adotar um nesses dias amo essa ave💙

  2. ADElar Bueno Nunes disse:

    Gostei muito de saber sobre os animais

Deixe o seu comentário