Periquito: aprenda mais sobre esse pet falante e extrovertido

2 de março de 2021

Aves
Periquito doméstico sentado em uma corda

Conhecido por adorar uma boa conversa, o periquito está entre os preferidos para se ter em casa, perdendo somente para gatos e cachorros.

Bem parecida com o papagaio, esta ave é fácil de ser domesticada, costuma ser sociável e uma boa companhia. Saiba mais sobre este pet divertido e como cuidar de um:

Posso ter um periquito em casa?

Sim! O periquito verde é liberado pelo IBAMA, e se o seu intuito é tê-lo como companhia, sem reprodução para comercialização, não precisa de autorização do órgão ambiental.

Na hora de procurar a ave, invista em um criadouro de confiança e legalizado.

Entre os periquitos brasileiros, o mais comum na verdade é o australiano, que possui tamanho médio de 17cm. Hoje ele já conta com mais de 200 variações de cores, sendo o tom verde com cabeça amarelada e pintinhas avistado com frequência. Há também o periquito azul mesclado com branco e detalhes pretos.

Como cuidar de um periquito

Periquito doméstico sentado perto da janela

A rotina desta ave é bem tranquila. Dê preferência para uma gaiola feita em arame galvanizado, fácil de limpar, e que tenha espaço suficiente para o pássaro transitar entre os poleiros.

A estrutura deve ficar em um cantinho movimentado durante o dia e calmo a noite. O periquito adora companhia, mas quer paz na hora de descansar.

Um comedouro e um bebedouro precisam estar à disposição da ave, com trocas de água diárias. A gaiola também precisa contar com uma divisão na parte inferior, assim o pet não terá contato com suas fezes.

Pássaros adoram água! Se puder, deixe uma pequena banheira na casinha do seu amigo, ele vai adorar se molhar de vez em quando.

A manutenção da gaiola pode ser dividida em: retirada de restos de comida e troca de água diariamente, assim como limpeza dos dejetos da ave. Uma higienização pesada deve ser feita uma vez ao mês.

Brinquedos vão deixar o dia a dia do passarinho divertido, estimular a saúde mental dele. Aves ativas como os periquitos adoram itens como balanços, cordas e bolas.

Qual é o tempo de vida de um periquito?

A expectativa de vida de um periquito que é bem cuidado gira em torno dos 12 anos. Lembre-se que visitas frequentes ao veterinário vão garantir que o pet esteja com a saúde em dia.

O que o periquito verde come?

A base da alimentação do periquito é ração específica para periquito, além do alimento, verduras e legumes são ótimos petiscos. Sementes são gordurosas, portanto tente evitar. Além disso, nunca dê abacate para a ave, essa é uma comida que solta o intestino do animal e não faz bem.

Os periquitos são aves inteligentes, e com o devido treinamento, aprendem truques, e até mesmo a falar com seus tutores e com aqueles que fazem parte do seu dia a dia.

Dê amor e atenção para o seu pet e com certeza a relação de vocês será única. Em caso de qualquer dúvida sobre o seu bichinho, procure um veterinário.

Agora você já pode ler outros conteúdos do nosso blog! Olha só o que selecionamos para você: