Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber se o periquito é macho ou fêmea?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como saber se o periquito é macho ou fêmea

A dúvida sobre como saber se o periquito é macho ou fêmea é muito comum entre os tutores dessas aves, ainda mais para os iniciantes. Mas, saber distinguir o sexo da ave pode ser bem simples. 

Para te ajudar nesta tarefa, vamos dar algumas dicas de como saber se o periquito é macho ou fêmea. Continue lendo para saber mais!

Tem como saber se o periquito é macho ou fêmea pela aparência?

Na maioria das espécies de aves é possível diferenciar o sexo por meio do dimorfismo sexual, ou seja, as pequenas diferenças entre tamanho, cor e até nos hábitos da ave. 

Entretanto, se a sua dúvida é como saber se o periquito australiano é macho ou fêmea, saiba que também é possível diferenciar esses animais através de suas características.

Cor da cera do bico

Os periquitos costumam ter uma faixa de pele no bico que recebe o nome de cera. Normalmente, ela possui uma coloração amarelada, no entanto o tom pode variar de acordo com o sexo da ave. 

Essa cera fica exatamente nas narinas do periquito, sendo super fáceis de serem localizadas. Um periquito do sexo masculino costuma ter essa cera em um tom de azul esbranquiçado, já as fêmeas, podem ter a cera branca ou marrom clarinha. 

Na época de acasalamento, a cor da cera pode mudar, se tornando intensificada. Sendo assim, o macho terá um tom de azul mais brilhante e a fêmea poderá ficar com a cera mais espessa e até acumular secreções. 

Penagem

A penagem das aves também pode ser uma pista sobre o sexo do periquito. Neste caso, é possível identificar que a pena dos machos pode ser mais grossa e áspera, já a das fêmeas tende a ser mais fina, maleável e sedosa. 

De modo geral, isso condiz com o estereótipo de que os machos são sempre mais fortes e as fêmeas mais delicadas. No entanto, a coloração das penas não colabora muito na hora de decifrar o sexo. 

Afinal, elas não sofrem alterações entre os machos e as fêmeas. Sendo assim, os machos e fêmeas podem ter cores bem similares, se não idênticas, como é o caso da azul, verde e amarela. 

Características fisiológicas da ave

O formato do corpo e da cabeça da ave também pode ser uma maneira de saber se o periquito é macho ou fêmea. De maneira geral, os machos tendem a ser mais fortes que as fêmeas, além de terem um comprimento maior. 

Outra coisa que ajuda a diferenciar os sexos, é que os machos possuem a cabeça um pouco maior que as fêmeas. O que faz todo sentido, uma vez que eles são maiores. A única vez que os machos podem ser menores, é quando existem casos de doenças como desnutrição. 

A cor dos pés também sofre alteração

Assim como a coloração da cera, as patinhas das aves também podem passar por uma mudança na coloração de acordo com o sexo, mas apenas a partir de um ano de idade. 

Sendo assim, os machos tendem a ter a coloração dos pés mais azuladas e brilhantes, já os pés das aves fêmeas podem variar entre marrom claro e rosa, de modo geral, é comum que essa cor siga o padrão semelhante ao da cera. 

Como identificar o sexo pelo comportamento do pet?

periquito é macho ou fêmea

O comportamento das aves também pode sofrer diversas alterações de acordo com o sexo. 

Um dos comportamentos mais comuns diz respeito aos sons emitidos, como piados e cantos. Não é segredo que os machos são mais barulhentos e cantam bem mais alto, o mesmo ocorre com o periquito australiano. 

Já as fêmeas costumam cantar mais calmamente, com um som de melodia e musical. Além disso, os periquitos machos tendem a tagarelar mais do que as fêmeas, especialmente nos períodos de reprodução. 

Os periquitos machos costumam balançar a cabeça para baixo enquanto “dançam” dentro da gaiola, além de serem menos introvertidos, podendo interagir com os humanos com mais facilidade.  

As fêmeas, cantam e são mais territorialistas, gostam mais de observar do que interagir com os humanos. Durante a reprodução, elas ficam mais agressivas e agitadas.

Se mesmo com essas observações ainda existir dificuldade na hora de descobrir o sexo da ave, outra forma é procurando a ajuda de um veterinário, que será responsável por examinar ou solicitar um exame de sexagem. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Cãochorro disse:

    Au!Au!Au!

  2. tieta borba disse:

    Amei as informações do texto, e me interessei para efeito de pesquisa ou aprendizado mesmo.

  3. Gilvan Ângelo disse:

    São muitas as dúvidas porém no meu caso eu sou criador de periquitos não crio para comércio eu queria eles soltos dentro da minha casa Eu amo os bichinhos porém ainda não descobri nem através de sinais qual macho ou fêmea a não ser

  4. IRLAN GOMES DAVILA disse:

    As marcas azuis perto do bico indica que o periquito é MACHO ?

Deixe o seu comentário