Comedouro para pássaros: entenda tudo sobre o acessório

Compartilhar:


comedouro para passaros

Bastante prático, o comedouro para pássaros tem como função essencial servir como um recipiente adequado para oferecer o alimento a ave. Contudo, você sabe como administrar o comedouro corretamente? 

Com a ajuda do biólogo Claudio Soares, da Educação Corporativa da Cobasi, explicamos os tipos de comedouros, seus benefícios e como higienizar o produto. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o comedouro para pássaros! 

Comedouro para pássaros: quais são os tipos?

Quando se fala sobre comedouro para pássaros, saiba que existe uma grande variedade do produto para atender as mais diversas espécies de aves. Há vários modelos disponíveis, desde as bandejas de alimentação posicionadas próximas dos bebedouros de gaiola até os comedouros específicos, sendo práticos de montar e desmontar. 

Nesse sentido, Soares explica que: “Os principais tipos de comedouros para pássaros estão associados ao seu modelo, material, design, tamanho e local de sua utilização – se é em gaiolas ou ambientes externos. Os comedouros de gaiolas são destinados a pássaros que habitam gaiolas, com análise na necessidade específica da espécie e tipo de gaiola. Por esse motivo, existem vários tipos de modelos, materiais e tamanhos de comedouros para gaiolas”.

Ademais, vale explicar que cada espécie de ave necessita de um comedouro apropriado, uma vez que há características diferentes entre os pássaros. Ou seja, alguns fatores contam nessa hora, como o tamanho do bico, força da bicada e comportamento alimentar do animal.  

Nesse sentido, “Psitacídeos como periquitos e calopsitas, possuem o hábito de bicar os itens da gaiola, portanto, o ideal para essas aves são comedouros mais resistentes, como o de porcelanato”, afirma Soares. 

Entretanto, outros pássaros pequenos, como canários, que transitam nos comedouros, a recomendação quanto à escolha do produto seria diferente, informa o biólogo. 

Assim, “Os pássaros menores acabam dispersando alimento para fora do comedouro e defecando dentro do próprio alimento. Para evitar esse tipo de comportamento, existem comedouros fechados (com espaço apenas para a cabeça da ave) e comedouros que são instalados externamente na gaiola”, esclarece.

Comedouro para pássaros livres

Indicado para ambientes externos, o comedouro para pássaros livres visa atrair aves que vivem na natureza a se alimentarem. Desta forma, devem ser instalados em jardins, varandas, paredes e quintais. 

Para esse acessório, é importante que o produto esteja suspenso ou em locais que impeçam o acesso de outros animais, como gatos, ratos e baratas. Fique atento para adaptar o recipiente à sua residência. 

Com relação ao material do comedouro, ele precisa ser forte o bastante para suportar diferentes condições climáticas. Inclusive, não deve deixar a água e umidade molhar as sementes. Esse comedouro deve ser de fácil montagem e instalação, facilitando o manuseio do tutor. 

comedouro para passaros

Qual o benefício do comedouro de pássaros?

Para quem não sabe, o principal benefício do comedouro para passarinho seria a precaução quanto a uma possível contaminação do alimento. 

Dessa forma, para a refeição não ficar exposta de maneira imprópria ao consumo do pássaro, o comedouro garante uma proteção do alimento. Portanto, contribuindo para a saúde e bem-estar do animal de estimação. 

Outra vantagem seria o fácil manuseio do tutor para fixar o comedouro na gaiola, substituir o alimento e higienizar o recipiente. Além disso, a comida fica melhor conservada e visível, possibilitando uma maior segurança ao pássaro. 

Como higienizar o comedouro para pássaros?

A higienização do comedouro para pássaros de gaiola é simples e não exige muito tempo do tutor. 

Na prática, você deve fazer a limpeza todos os dias para fornecer um alimento fresco e adequado no comedouro de passarinho. Dessa maneira, buscando impedir o acúmulo de sujeiras no recipiente, deixando-o sempre limpo, como esclarece o biólogo Soares. 

Ademais, conforme Soares, “A higienização dos comedouros em gaiolas deve ser feita diariamente, essa rotina de higienização possibilita um melhor controle na disponibilização de alimento diário ao pássaro, evitando desperdício. A higienização deve ser feita com água e sabão neutro (lembrando de enxaguar bem, para remoção de qualquer resíduo). É importante secá-los bem para evitar umidade no alimento”. 

Quer saber mais dicas de produtos para pássaros? Acesse o nosso blog: 

Claudio Soares

| Atualizada em

Colaboração de Claudio Soares

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário