Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual a ave que voa mais alto? Conheça!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
qual a ave que voa mais alto

Analisar as aves que vivem em território nacional pode ser bem interessante, afinal, só no Brasil existem quase duas mil espécies catalogadas. Essa lista conta com aves mais famosas, como andorinhas e beija-flores, até animais menos vistos, como harpias e águias. Na verdade, esses animais estão por todo lado e despertam nossa curiosidade, principalmente para saber qual a ave que voa mais alto.

Sendo assim, levando em consideração todos esses exemplos, sabemos que podemos reconhecer aves em todo o território brasileiro. Afinal, esses animais fazem parte dos estudos na escola, das reportagens na televisão e, em muitos casos, podemos vê-los com facilidade em várias regiões do país.

No entanto, não tem como negar que existem pássaros que só conseguiremos enxergar em determinadas regiões. Essas são aves endêmicas, como o periquito-do-morro, que só pode ser encontrado no Tocantins. Existem, também, aquelas que correm risco de extinção e que se encontram somente em cativeiro, como o tucano-de-bico-preto e a arara-azul-pequena.

Mas você deve estar se perguntando: qual a ave que voa mais alto? Fique tranquilo que responderemos a essa pergunta no decorrer do artigo. Se interessou? Então, continue a leitura!

A ave que voa mais alto não pode ser encontrada no Brasil

Quando falamos de voos de aves, podemos encontrar diversos recordes, como o de maior distância de voo sem pausas ou de maior distância já percorrida. A verdade é que as aves que executam essas performances costumam viver em ambientes onde precisam atravessar condições irregulares para poder sobreviver. Isso não ocorre em solo brasileiro. Aqui, elas podem voar tranquilamente para migrar ou encontrar abrigo e comida.

Dentro desse cenário, quando nos perguntam qual a ave que voa mais alto, devemos responder que são os grifos. Eles são abutres que vivem na África. O grifo-de-Rüppel pode chegar a 13 mil metros de altura! Sua fama veio após uma ave da espécie se chocar com um avião a 11.300 metros de altura. 

qual a ave que voa mais alto

Aves do território nacional

No caso das aves brasileiras, elas costumam voar em uma altura razoável, não tendo a obrigação de enfrentar condições mais rigorosas de oxigênio e pressão atmosférica de altitudes elevadas. De modo geral, as únicas variedades de aves que tendem a voar mais alto do que as outras são as aves caçadoras, que usam a sua visão para poder caçar.

Quando avaliamos o voo dentro do território nacional, quem lidera é o urubu-do-mundo-novo, ou urubu-rei, que voa a até 400 metros do solo. Assim, ele garante sua espécie realmente tenha a tendência de voar mais alto do que qualquer outra, assim como suas parentes africanas, que são recordistas mundiais.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Maria Cecilia Mauro Freire disse:

    Interessante, muito curioso conhecer sobre os hábitos de espécies de aves q nunca poderemos conhecer ou visualizar seus voos.

  2. Marco antonio alves disse:

    Amo essas aves urbu e águia e gaviao

Deixe o seu comentário