Como cuidar das suas suculentas?

9 de novembro de 2020

Jardinagem
suculentas de várias cores e tamanhos

Se você gosta de plantas, mas não é muito bom em cultivo, as suculentas podem ser uma ótima opção. Além de fáceis de cuidar, essas plantinhas são resistentes e tem ganhado cada vez mais o coração dos apaixonados por jardinagem e decoração.

Existem mais de 22 mil espécies de cactos e suculentas no mundo. Elas têm diferentes formas, tamanhos, texturas e cores, e podem se dar bem tanto nos ambientes internos quanto externos.

Além disso, as suculentas são super fáceis de cultivar e plantar, ficam belíssimas em decorações e podem ser um ótimo presente para quem também adora uma plantinha. 

Como cuidar das suculentas?

As suculentas são plantas de origem desértica e que elas precisam de bastante sol. Portanto, elas viverão melhor quando expostas a luz solar direta ou pelo menos, em algum lugar que possua uma boa iluminação natural. 

Se as suculentas forem cultivadas dentro de casa, o ideal é deixá-las próximas de janelas, onde recebam bastante luz. Caso contrário, elas podem ficar com as folhas moles e manchadas, entre outros problemas.

Além disso, por ser uma planta de origem desértica, ela guarda bastante água em suas folhas, que são carnudas e fofas, por isso, ela não gosta de muita água. No verão, proporcionar a rega uma vez por semana é o suficiente. Já nos dias mais frios, o ideal é regar a cada quinze ou vinte dias.

Um dica importante, é evitar de regar as folhas. Além do risco de sofrer queimaduras solares, a planta também pode apodrecer. Afinal, elas já possuem bastante água armazenada em seu interior. A rega deve ser muito controlada.

A melhor forma de saber se a plantinha está precisando de rega é através do solo. Para isso, basta colocar um palito ou até mesmo o dedo no solo. Se a terra estiver com o aspecto seco, leve e solta, ela está precisando de água. Caso contrário, evite. 

Como plantar e fazer mudas de suculentas?

Mulher plantando suculenta em vaso

Esta espécie de plantinha é muito dinâmica, o que também facilita na hora do cultivo. 

Elas são muito fáceis de plantar, para isso, basta tirar uma folhinha e colocá-la na terra. Logo ela se multiplicará!

Mas calma, não é apenas isso. Para que as plantas cresçam bonitas e saudáveis é preciso alguns cuidados na hora do plantio. Portanto, é muito importante escolher o vaso adequado e cuidar muito bem do sistema de drenagem, afinal, elas não precisam de muita água e podem acabar apodrecendo.

Caso o vaso escolhido não tenha furos embaixo, você terá que fazer. Além disso, é importante colocar algumas pedras no fundo para que a água escoe melhor. Depois, adicione o substrato para suculentas. O melhor substrato para cactos e suculentas é a composição de areia, terra adubada e pedrinhas para finalizar. Essa mistura deixa a terra leve, ajudando na drenagem da água e permitindo que o solo fique mais solto e arejado. 

Por fim, você deve fazer um furo no meio da terra e colocar a plantinha.

Para fazer as mudas, basta colocar as folhinhas no substrato pronto, nem precisa enterrar! No caso das suculentas pendentes, o processo é o mesmo, a diferença é que conforme ela for crescendo, a tendência é que ela tome a forma de cascata pelo exterior do vaso. 

Adubos e fertilizantes para suculentas

Para quem quer plantas saudáveis e bonitas, a adubação é sempre bem-vinda. Você pode usar adubos e fertilizantes prontos específicos para cactos e suculentas. Eles fornecem os nutrientes necessários para que a planta se desenvolva corretamente. Verifique a forma correta de utilização na embalagem do produto, já que ela muda de um para o outro.

Agora é só curtir suas suculentas e aproveitar os benefícios da jardinagem!

Você gosta de conteúdo sobre jardinagem? Acesse mais em nosso blog: