Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gérbera: flores coloridas para o seu jardim

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gerbera

A gérbera é uma flor símbolo do amor, sensibilidade e alegria, por isso é tão procurada para presentear, enfeitar ambientes da casa e também para cultivo em jardins e vasos. Ou seja, além de possuir mais de 20 tonalidades diferentes de flor, ela se adapta bem a climas temperados e até mesmo a solos com poucos nutrientes.

Conheça melhor essa planta ornamental que se destaca por seus tons vibrantes e é uma ótima indicação para fãs da jardinagem que gostam de flores.

Gérbera: delicadas, porém rústicas

A história da gérbera começa na África do Sul, país que foi descoberta pelo naturalista holandês Jan Frederik Gronovius em 1737. De lá para cá, essa flor, que inclusive faz parte da mesma família dos girassóis e margaridas, a Asteraceae, já ganhou espaço nas floriculturas, buquês de decoração e jardins.

Quais são as cores da flor gérbera?

Uma das características marcantes dessa espécie são as suas cores vibrantes, que ressaltam ainda mais os tons e a beleza, principalmente no seu ápice de florescimento que acontece durante as estações da primavera e verão. A seguir, conheça mais sobre os tipos e significados das gérberas coloridas.

Gérbera amarela 

gérbera amarela

Alegria, prosperidade, sucesso e luz, esses são alguns dos significados da gérbera amarela. Essa é uma flor que pode compor um lindo arranjo para eventos, como também iluminar qualquer ambiente, por conta do seu tom com as cores do sol. Então, se você quer desejar alegria ou até mesmo celebrar uma vitória, essa é uma ótima opção para dar de presente.

Gérbera branca

flores brancas

As mais utilizadas em casamentos, a gérbera branca é frequentemente utilizada no buquê de noiva e como sinal de desculpas ou reconciliação. Utilizada em sala de estar, buffet, decoração de mesa, essa é uma flor com uma cor neutra que combina de forma elegante com diversos espaços. Esse tipo de planta simboliza a pureza, paz e inocência.

Gérbera rosa 

planta rosa

O rosa é uma cor apreciada que combina com qualquer ambiente, pois suas flores se destacam e pode decorar de forma graciosa jardins, paredes, entre outras opções. Essa é uma versão mais relacionada com o amor, inclusive sendo uma ótima alternativa para o dia dos namorados, aniversário de namoro ou casamentos.

Gérbera vermelha

gérbera vermelha

Por ter um significado de pureza e mergulhado em amor, a gérbera vermelha compõe um grupo de belas flores com tonalidades fortes e elegantes. São opções muito utilizadas em arranjos, decorações de festas e jardins.

Gérbera roxa

flores roxas

Símbolo de felicidade e elegância, a gérbera roxa é perfeito para adicionar um detalhe de sofisticação a qualquer decoração. Um arranjo dessa espécie é sinônimo de alegria e boas vibrações, com a beleza e elegância que é peculiar dessa flor.

Gérbera laranja

gérbera laranja

Uma alternativa chique e bem alinhada para casa, empresas e qualquer outro espaço que desejar ter uma planta que signifique felicidade. Além disso, que estiver buscando cores chamativas, beleza e requinte de elegância, a gérbera laranja é a melhor opção.

Como cuidar de uma gérbera no vaso?

O primeiro passo para cultivar vaso de gérbera é prestar atenção no seu solo e na drenagem. Por mais que o plantio seja rústico, isto é, não precisa de extrema dedicação, o certo é investir em uma terra de qualidade e mistura areia no substrato para ajudar a drenar a água. A adubação pode ser feita com um adubo orgânico ou químico, sendo o último o NPK na proporção 4 – 10 – 8, a indicada para a gérbera.

Por que a gérbera murcha?

Esta é uma planta de fácil cultivo, ou seja, não precisa de cuidados especiais para se desenvolver. Entretanto, é importante entender qual o melhor ambiente para a flor crescer. Sendo assim, tenha em mente que a gérbera gosta de sol, um solo bem drenado e pouca água durante as épocas de inverno.

As folhas murchas podem significar falta de água se a terra estiver dura, principalmente se elas começarem a secar e esfarelar, se necessário, use um borrifador para molhar apenas as folhas. Já nos períodos de baixa temperatura, não deixe acumular líquido no pratinho do vaso.

Como molhar a gérbera?

gérbera no vaso

Antes de tudo, lembre-se que água em excesso faz mal para qualquer planta, independente se ela é fácil de cuidar ou precisa de mais atenção. Nesse sentido, no caso da gérbera, a rega deve ser feita de duas a três vezes por semana e de preferência na parte da manhã.

Qual o tempo médio de vida da gérbera?

Após o plantio, a floração demora até 2 meses para acontecer e a poda deve ser feita sempre que necessário para retirar folhas e flores mortas. A recomendação é usar uma tesoura de poda, que é específica para o cuidado, assim você não machuca a planta.

Portanto, se receber os cuidados básicos, a gérbera estará sempre brotando, com maior facilidade nas estações da primavera e verão, suas favoritas para desabrochar. A jardinagem é um hobby que ajuda a aliviar o estresse e também estimula a tranquilidade em qualquer casa. É impossível não abrir um sorriso e relaxar em um lugar cheio de plantas e flores.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Teresinha Maria Dos santos disse:

    Tenho essa planta ela é muito linda
    As cores dela são maravilhosas, dá pra fazer uma ikebana colorida pelas quantidades de cores que elas possuem. Tem muita facilidade no plantio e no crescimentos.

Deixe o seu comentário