Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Chifre de veado: como cultivar e decorar a casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
folhas de planta chifre de veado
Chifre de veado e seus dois tipos de folhas

A planta Chifre de Veado pertence à família das samambaias. Também chamada como samambaia-chifre-de-veado, ela tem um visual único, sendo bastante usada em ambientes internos. Descubra como é simples cultivá-la em casa!

Chifre de veado: características

A Chifre de veado é uma espécie nativa de climas tropicais. A origem da Platycerium bifurcatum está em países como Austrália, Nova Guiné e Nova Caledônia e, por isso, é uma planta que se adapta às mais diversas temperaturas. 

Uma característica marcante da samambaia-chifre-de-veado está na coloração e formato de suas folhas. Por causa disso, os tipos dessa planta podem ser definidos a partir das seguinte divisão:

Samambaias escudo

As plantas chifre de veado categorizadas como escudo ou normais têm como característica folhagens firmes e grossas. Quando bem desenvolvidas, elas se dividem e adotam um visual semelhante aos chifres dos veados e cervos.

Samambaias de base

Os tipos de samambaia desta categoria têm atributos bem diferentes. Suas folhas são em formato arredondado e, apesar de nascerem verdes, assumem a coloração puxada para o marrom, com o passar do tempo.,.

Por serem plantas que se adaptam bem ao clima frio e ambientes com pouca luminosidade, o cultivo da planta chifre de veado é indicado para apartamentos e casas. Preferencialmente próximo a janelas e varandas.

Além de encantar pelo visual da planta, a Chifre de veado carrega uma grande curiosidade. É uma das poucas espécies de plantas que não se reproduz por sementes. É isso mesmo! Por ter origem no período jurássico, a reprodução é feita por esporos, aquelas bolinhas encontradas na ponta da folha.

Como plantar chifre de veado em casa?

vaso com samabaia
O jeito mais indicado de cultivar a planta é em vasos suspensos

Agora que você já conhece as principais características da planta chifre de veado, é hora de saber cultivar essa samambaia em casa. Acompanhe!

O local ideal para cultivo

A Samambaia chifre de veado é uma espécie que precisa de ambiente com bastante umidade, com pouca incidência de sol e protegido de correntes de vento. Por isso, recomenda-se que ela seja plantada próximo às paredes ou varandas fechadas. 

Devo plantar Chifre de veado em vaso?

A planta normalmente costuma se dar bem se criada in natura como, por exemplo em árvores, tábuas ou troncos secos. Para plantá-la em ambientes internos, uma alternativa são vasos suspensos, pois suas folhas podem medir até 1,5 m de comprimento.

Qual o substrato é indicado?

Assim como todas as plantas, a Chifre de veado precisa de um substrato rico em vitaminas,  nutrientes e drenável para se desenvolver com saúde. Porém, no caso dela, é necessário fazer o acréscimo de uma substância chamada vermiculita.

A vermiculita é um mineral especial que proporciona a umidade necessária para que a planta consiga absorver os nutrientes do solo. No momento de fazer o plantio de sua samambaia, misture a proporção de uma parte de mineral para cada duas de substrato. Assim a samambaia terá tudo que precisa para crescer verdinha.

Melhor época para adubar a samambaia

Para garantir que sua Samambaia permaneça saudável, é indicado fazer a adubação do solo periodicamente. A melhor época para o procedimento é durante o final do inverno e sempre usando fertilizantes orgânicos com húmus de minhoca. Assim ela chegará bonita na primavera.

Chifre de veado: cuidados especiais

chifre de veado na janela
Próximo de janelas é o local ideal para a planta
detalhe da folha da chifre de veado de base
Detalhes da folhas da planta de base
chifre de veado presa na madeira
Por ser epífita a planta pode ser cultiva na madeira
vaso com samambaia em um fundo branco
Sugestão do uso da samambaia na decoração

Apesar de ser uma samambaia que não precisa de muitos cuidados, há alguns pontos que merecem atenção e que se  não forem resolvidos a tempo, prejudicam o crescimento da planta.

O principal é que caso  você perceba manchas pretas na folha, é sinal de que há água demais no substrato, sendo necessário interromper a rega. Porém, se as pontas das folhas estiverem secas e ressecadas, o ideal é regar de maneira frequente até que ela recupere a cor.

Além disso, há situações em que a planta pode estar infestada com pragas, as famosas cochonilhas. Se você notar a presença de pontinhos brancos nas folhas, isso quer dizer que elas estão lá. Para resolver o problema, basta removê-las com sabão de coco diluído em água e uma escova com cerdas macias.

Gostou de conhecer a planta Chifre de veado? Então, entre em contato com uma das unidades da Cobasi perto de você e confira se ela está pronta para retirada.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Miriam Maria de Almeida camelo disse:

    Eu gosto muito. Tenho um mais está pequena

  2. Antonio Carlos Ferreira da Silva disse:

    Boa noite! Gostei muito das orientações com relação a samambaia Chifre-de-Veado. Vejo que estou fazendo corretamente. A postagem me ajudou na questão da adubação. Grato

Deixe o seu comentário