5 motivos para escolher a peperômia para a sua decoração

5 de abril de 2021

Jardinagem
Foto aproximada de plantas de peperônia

Conquistado o mesmo favoritismo que as samambaias, a peperômia é uma das queridinhas para quem busca facilidade, beleza e decoração nos seu lar. Isso porque essa planta, além de linda, é uma ótima opção para decoração de interiores.

Saiba os motivos!

Por que escolher a peperômia?

Escolher as plantas certas para a decoração da casa não é uma tarefa fácil. Afinal, muitos fatores têm que ser pensados na escolha de uma planta. Entre eles, espaço, decoração, luz do ambiente, dificuldade no cultivo, entre outros.

Por este motivo, quanto mais versátil e bonita a planta for mais ela se enquadrará nesses quesitos e, portanto, será escolhida. Esse é o caso da peperômia.

Embora existam diversos tipos, a mais utilizada é a peperômia filodendro. Isso porque, ela possui bom preço e ainda é não depende de muita dedicação em cuidados.

Entre as principais características da peperômia, está ela não dar flores, ter folhas arredondadas de um verde-claro vibrante e, claro: crescer em cascata, assim como as samambaias e jiboias

Cinco motivos que levaram a peperômia ao favoritismo

Folhas de peperômia em queda
Assim, como as samambaias, a peperômia cresce em cascata!

Você já deve estar curioso em saber quais são os motivos dessa planta possuir tantas indicações. Sem mais demora, vamos conhecer!

  • Não ocupa muito espaço: casas pequenas e apartamento são a realidade de muitos “pais e mães de planta”. Por isso, as espécies que se adaptam aos menores espaços são grandes favoritas no mercado. E esse é o caso da peperômia. Por crescer em efeito cascata, essa planta deve ser utilizada em vasos suspensos ou jardins verticais, por isso, elas não ocupam espaços úteis da casa e ainda asseguram um visual incrível! 
  • Crescimento rápido: ao cultivamos uma muda, é comum analisarmos a sua evolução diariamente e quando isso começa a demorar, nos sentimos frustrados. Isso não ocorre com a peperômia. Essa planta tem um crescimento bastante acelerado e em poucos meses é possível perceber isso. 
  • Regagem: A peperômia tem a característica de acumular bastante água nas suas folhas e troncos por isso, ela não necessita de regas frequentes. Isso acaba facilitando o seu cuidado, já que duas regagens por semana já é o bastante. 
  • Luminosidade: por ser uma planta de meia-sombra, isto é, precisa de luz solar indireta para o seu crescimento, essa espécie se adapta em diferentes locais. É comum que elas sejam instaladas em salas, varandas, corredores e outros diferentes locais. Basta se assegurar que o local tenha iluminação indireta. 
  • Plantio: é comum que, ao ter uma peperômia em casa, você queira novas mudas tanto para instalação em outros locais ou ainda presentear um amigou ou familiar. E isso é muito comum com essa espécie, afinal, ela pode ser facilmente replantada e com poucos cuidados é possível criar várias mudas. 

Cuidados para o crescimento da planta

Os vasos suspensos são ótimas opções para pequenos espaços

Ou seja, a peperômia é uma espécie fantástica para você que busca beleza e facilidade. Não se esqueça de escolher um vaso suspenso para a sua e ainda escolher um lugar especial na sua casa. Caso perceba que ela está fraca e com pouca coloração, invista em fertilizantes para deixa-la forte e saudável. 

Quer saber mais? Veja outros textos sobre plantas: