Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra como cultivar Angelônia em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flores coloridas de angelônia
A principal característica da Angelônia é cor das suas flores

A Angelônia é uma planta caracterizada pela beleza, coloração forte e resistência de suas flores. Bastante usada em decoração e paisagismo, ela é muito fácil de cultivar e cuidar em casa. Venha com a gente e descubra tudo sobre ela!

Angelônia: o que é?

A Angelônia é uma planta nativa do México e que pode medir entre 30 e 70cm de altura. Por sua origem tropical, o cultivo é indicado em regiões de clima quente e temperado, pois ela não se dá bem em temperaturas muito baixas.

Com aspecto rústico, o que chama a atenção nela é a coloração variada de suas flores que podem ser encontradas em tons de branco, rosa e roxo azulado. Devido ao seu visual, a planta é bastante usada na criação de canteiros, buquês de flores e decoração com angelônias em vasos.

Essa espécie de flores coloridas e abundantes tem a sua floração acontecendo entre a primavera e o verão. Outra característica importante é o seu aroma, bastante semelhante à uva e maçã, o que deixa um perfume suave no ambiente. Confira como é simples cultivá-la.

Como cultivar Angelônia?

Cultivar a Angelônia em casa é uma tarefa bastante simples. Como a maioria das plantas tropicais, ela precisa de um local onde possa receber a luz do sol e um solo rico em matéria orgânica. Acompanhe o passo a passo.

1. Local com incidência de sol

vaso com Angelônia no sol
A Angelônia precisa de sol pleno para florescer.

A Angelônia necessita de exposição plena ao sol. Por isso, o recomendado é o cultivo em locais abertos como jardins externos, varandas, lajes e quintais. O importante é ela ter o máximo de luz solar possível.

2. Substrato rico em matéria orgânica

No momento de escolher o substrato para fazer o plantio de Angelônia, opte sempre por compostos ricos em matéria orgânica. Além disso, seja em vaso, jardineira ou diretamente no solo, use cascalho ou areia para deixar o solo drenável. Pois o excesso de água faz mal à planta.

3. Irrigação da planta

Apesar de ser uma planta de clima tropical, temperado e resistir bem a terrenos secos, a Angelônia precisa de uma rega frequente para o seu desenvolvimento. O indicado é deixar a terra úmida para facilitar a absorção dos nutrientes pelas raízes.

4. Adubação anual

vaso com angelônia
A planta pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo

Para garantir a floração correta, o ideal é fazer a adubação do solo sempre entre a primavera e o verão, época de florescimento. A melhor maneira de manter o solo rico é diluir o fertilizante em água e regar de acordo com as orientações do fabricante.

5. Propagação da Angelônia

Gostou tanto da Angelônia que deseja propagá-la e criar um belo jardim com ela? É muito simples. Selecione sementes ou recorte pedaços do caule para criar estaquias e faça o replantio na primavera. Lembre-se de deixar um espaço de 25cm entre uma muda e outra.

Agora que você já conhece tudo sobre a Angelônia, conta para a gente: em qual lugar da casa você pretende cultivar essa planta?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Givanildo disse:

    Amei a matéria
    , Gostaria de mais informações sobre este assunto

  2. Josiane disse:

    Ganhei uma Angelônia de presente do meu marido, ela está na varanda em frente de casa, onde bate sol a manhã toda.
    Mas hoje, notei que ela está com começando a secar…
    vim pesquisar para cuidar melhor dela.. Estou achando que coloquei água demais nela… Vou diminuir as regas

    Obrigada por compartilhar essas informações

Deixe o seu comentário