Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom BLOGCOBASI10

*Limitado a um uso por CPF

Abutilon: cultive a planta lanterna chinesa em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flores  vermelhas de abutilon
A abutilon é conhecida por lanterna chinesa devido ao seu formato exótico

Já ouviu falar da Abutilon striatum? Também chamada de lanterna chinesa ou sininho, ela é uma planta ornamental da família Malvaceae. Originária da América do Sul,  costuma ser bastante usada na decoração externa de jardins ou como cerca viva. Saiba tudo sobre ela!

Abutilon: principais características

A Abutilon é uma planta com textura semi-lenhosa com diversos ramos e que pode medir até 3 metros de altura dependendo da maneira que for cultivada. A sua floração acontece durante o ano todo, porém se torna mais bonita durante as estações mais quentes, como a primavera e o verão. 

Uma característica que torna a lanterninha chinesa diferente das outras plantas ornamentais é o formato de suas flores. Com uma coloração vermelha e pétalas amarelas, as flores possuem formato de cálice pendente, atraindo borboletas e beija-flores.

Lanterna chinesa: saiba como cultivar

Agora que você já conhece as principais características da Abutilon, vamos mostrar como cultivar a lanterna chinesa em casa corretamente. Acompanhe:

1. Jardim ou vaso: o que é melhor?

uma mão segurando uma flor de abutilon
A lanterna chinesa de adapta bem tanto a vasos como jardins.

É melhor cultivar a lanterna chinesa em vasos ou jardim? Na verdade, não faz muita diferença, pois essa planta perene se adapta bem às duas situações. O que o apaixonado por jardinagem precisa fazer é escolher um local com bastante luz do sol ou, no máximo, à meia-sombra. Afinal de contas, ela é uma espécie tropical.

2. O solo ideal para a Abutilon

Seja direto no jardim ou em vasos suspensos, o plantio da Abutilon deve ser realizado em solo fértil, rico em matéria orgânica e com alta capacidade de drenagem. Forrar o fundo do vaso ou da cavidade com cascalho ou brita, ajuda manter o substrato com a umidade ideal para o pleno desenvolvimento da planta.

3. Atenção à rega da planta

Por ser uma planta de regiões com altas temperaturas, a lanterninha chinesa precisa do solo úmido para poder se desenvolver corretamente. O recomendado é fazer a rega duas vezes por semana, durante as estações mais quentes do ano, sempre com o cuidado para não deixar o solo encharcado.

4. A importância da adubação

Para garantir que a sua Abutilon vai ter sempre os nutrientes necessários, é importante fazer a adubação com fertilizantes orgânicos a cada seis meses, se possível em horários em que o sol está mais fraco. Uma boa dica é usar o NPK 4-14-8, pois ele é bom para estimular a floração da planta.

5. Devo fazer a poda preventiva?

Sim, essa é uma prática muito recomendada por especialistas. Pelo menos uma vez por ano, é necessário tirar as ferramentas de jardim do armário para fazer a limpeza da lanterna chinesa com a remoção de folhas e flores mortas. Além disso, remova os galhos ressecados.

Gostou de conhecer mais sobre a Abutilon, a delicada lanterna chinesa? Então, conte para gente em qual lugar da sua casa você gostaria de cultivá-la?

[sam_pro id=0_5 codes="true"]

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Maria de Fátima Gomes Santos disse:

    Acho lindo está planta,ela é de fácil cultivo,peguei um galhinho quando estava fazendo uma caminhada e plantei num vaso e ela logo cresceu e já está dando bastante flor,gostaria de mais planta igual a está linda e de fácil cultivo???

  2. Maria Raimunda de Oliveira disse:

    Sou apaixonada por chão e flor ,cultivar e misturar hortaluças somas flores e ainda saborear é muito showww

  3. José dos Santos disse:

    Obrigado pelas dicas sobre a lanterna chinesa. Ganhei uma, está no caso, mas Vou planta-la no chão. Acho aqui um pouco úmido demais, quando chove, mas é o que temos, rsrsrs.
    Abraços.

Deixe o seu comentário