Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom BLOGCOBASI10

*Limitado a um uso por CPF

Dama da noite: conheça características, variações e como cultivar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flor de dama da noite branca
Dama da noite se destaca pelo charme e beleza

Dama da Noite é um apelido que não se refere apenas a um tipo de flor. Esse nome serve para reunir e identificar uma série de espécies de acordo com uma característica comum: exalar um perfume doce durante a noite para atrair insetos polinizadores. 

Fique com a gente e descubra tudo sobre as Damas da Noite: características, significados, os diversos tipos e como cultivá-la em casa.

Flor Dama da Noite: características

As flores conhecidas como Dama da Noite são espécies de climas tropicais, sendo que a maioria delas fica localizada no Caribe.

Por se tratarem de diversos tipos de flores, cada Dama da Noite tem a sua própria característica. Porém, todas elas exalam um aroma adocicado com o objetivo de atrair polinizadores.

Significado da flor da Dama da Noite

O significado das flores da noite está mais associado à coloração de suas pétalas do que ao seu famoso perfume.

Por exemplo, acredita-se que as com pétalas brancas são capazes de realizar desejos, desde que os pedidos sejam feitos durante a sua floração. 

Além disso, cruzar o caminho de Damas da Noite brancas significa que aquele seu plano está prestes a se realizar.

Por outro lado, as flores com pétalas vermelhas simbolizam superação. É isso mesmo! Se você encontrou uma Dama da Noite vermelha, é sinal de que uma fase melhor se aproxima.

Tipos de Dama da Noite

Agora que você já conhece o significado das Damas da Noite, qual tal conhecer as características das principais flores que recebem esse apelido? Acompanhe!

Jasmim da noite (Cestrum nocturnum)

floras de jasmim da noite
A Jasmim da Noite abre suas pétalas durante a primavera para atrair animais polinizadores

Essa espécie de Dama da Noite é conhecida como rainha ou jasmim da noite. Ela tem um porte médio que pode variar de 1,5 a 4 metros de altura.

Suas flores, geralmente, desabrocham entre o verão e a primavera, isso sem falar em seu aroma adocicado.

Flor da lua (Hylocereus undatus)

flor da lua decorando muro
A flor da lua tem como principal característica florescer em arvores ou muros

Já ouviu falar da flor da lua ou pitaia branca? Ela também é chamada de Dama da Noite. A flor se destaca por sua floração acontecer em pleno verão, com os frutos nascendo entre julho e agosto. É comum encontrá-la em locais como muros ou apoio de árvores.

Rainha da noite (Epiphyllum oxypetalum)

pétalas da flor rainha da noite
A rainha da noite é uma flor que pode ser cultivada em vaso ou diretamente no jardim

A rainha da noite é uma planta da mesma família dos cactos e tem sua origem na Ásia. Encontrada com flores nas cores branca e vermelha, seu cultivo é indicado para vasos ou jardim.

Porém precisa de um substrato rico em material orgânico para crescer com saúde e beleza.

Cacto sianinha (Selenicereus anthonyanus)

Selenicereus anthonyanus flor
A Selenicereus anthonyanus é flor que pertence a família das suculentas

Mais uma planta da família das suculentas, a cacto sianinha é originária do México e tem como principais características nascer em locais e regiões altas.

Até por isso, essa planta Dama da Noite precisa de bastante luz solar para o seu desenvolvimento. As pétalas assumem as cores creme e vermelho.

A Dama da Noite é tóxica?

Sim, a Dama da Noite está na categoria de plantas tóxicas para cães, gatos e crianças. Suas folhas eliminam uma substância que, se ingerida, pode causar dilatação da pupila, náuseas e vômitos.

Cultive a Dama da Noite em casa

Cuidar e cultivar uma flor ou planta Dama da Noite em casa é bem simples. O apaixonado por jardinagem precisará apenas se atentar a questões como iluminação, rega, poda e nutrição. Confira!

Qual a melhor iluminação para a flor?

A Dama da Noite é uma flor de clima tropical. Para que ela possa florescer, o ideal é que ela seja cultivada em locais bem iluminados. Uma boa dica é escolher a meia-sombra, assim ela ficará protegida dos raios do sol nos horários mais quentes. 

O vaso ideal para Dama da Noite

O vaso ideal para o bom desenvolvimento dessas espécies precisa favorecer o escoamento da água proveniente das regas. Por isso, opte por vasos de cerâmica e com furos em sua base.

A frequência da rega

A frequência correta da rega faz toda a diferença para o crescimento da flor. O solo precisa ficar, no máximo, úmido. Para evitar acúmulo de água, regue o vaso com a planta Dama da Noite apenas quando o substrato estiver seco.

Invista em adubos orgânicos

A fertilização do solo deve ser feita, preferencialmente com adubos orgânicos. Escolha adubo rico em fósforo, pois ele ajuda a flor a se desenvolver.

Poda preventiva 

Percebeu que ramos estão nascendo nas laterais da planta? Então, chegou a hora de fazer uma poda preventiva.

Isso significa retirar da Dama da Noite os ramos que estão roubando os nutrientes que deveriam ir para a flor, fazendo com o que ela demore mais para se desenvolver.

Viu como é simples ter uma Dama da Noite em casa? Se você tem uma dessas flores em seu jardim, conte para gente nos comentários como é a experiência.

Como cultivar a Dama da Noite em Vaso

Para realizar o cultivo da Dama Noite do vaso você precisará pegar pequenos pedaços de galhos saudáveis da planta e deixá-lo ao ar livre por um dia.

Por fim, basta colocar as estaquias em um vaso com substrato orgânico e ter cuidado com iluminação e rega. O plantio da muda de Dama da Noite deve ser feito entre a primavera e o verão.

Quando é a floração da Dama da Noite?

A floração da Dama da Noite é anual e ocorre entre a primavera e o verão. Mantendo a sua beleza nas outras estações do ano.

Gostou de conhecer mais sobre a Dama da Noite? Então, se você quiser saber mais sobre o cultivo de uma planta ou flor específica, deixe o nome dela nos comentários.

[sam_pro id=0_5 codes="true"]

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Inês Fabbro disse:

    Temos uma Dama da Noite, que está florescendo pela terceira vez esse ano. Um lindo espetáculo de ver!!!

  2. Fred disse:

    Eu ainda era jovem. Quando voltava pra casa á noitinha, depois de uma festa, em uma rua próxima a minha casa, eu sentia essa fragrância maravilhosa. Eu não sabia que se tratava de uma planta, achava que era alguém com algum perfume, e que por coincidência eu passava na hora certa em que a pessoa estava usando, sei lá……Os anos foram passando e um dia comentando sobre esse perfume com alguém, esse alguém disse pra mim: Ô Fred, isso é uma planta. Dama da Noite. Se quiser estou cheio dela em casa e ela pega de galho. Eu disse um CLARO QUE QUERO bem sonoro. Quando ele meu deu alguns galhos me disse pra escolher um local e plantar. Assim o fiz. Hoje estou com 61 ano e ainda tenho ela. Até fiz mudas e espalhei pelo meu terreno. O mesmo moço que á uns 40 anos havia me doado a planta, sem se lembrar me perguntou quem teria a dama da noite pra doar pra ele. Então eu disse: esqueceu que você me deu uns galhos a muitos anos atrás???? Dessa vez fui eu quem doou as mudas pra ele.

  3. Naiane disse:

    É a flor mais linda e encantadora que ja vi na minha vida. ?

  4. Maria Mecinia Romero disse:

    Tenho Dama da noite. A floração está muito linda. Perfume e uma delícia. Também deu as pitayas. Dizem que é sementeiras , então como as sementeiras.

  5. valter disse:

    tenho uma dama da noite branca o mês passado ela chegou a ter 29 botões a coisa mais linda

  6. Simone disse:

    Descobri que tinha uma no meu quintal e então tive a tremenda sorte de ser avisada pela minha amiga que estava com um botão e que ela abriria uma noite só e depois murcharia, aí então fui explicar isso para meu esposo e chamei ele pra ver o botão e para meu espanto a flor estava aberta e esplêndida, nunca tinha visto uma, muito menos esse espetáculo maravilhoso, Deus é maravilhoso e me deu essa oportunidade de ver essa flor !!!

Deixe o seu comentário