Dama da noite: conheça essa flor misteriosa

Compartilhar:


flor de dama da noite branca
Dama da noite se destaca pelo charme e beleza

A Dama da Noite não é o apelido de uma única espécie de flor, mas como são conhecidas diversas flores que tem uma característica em comum: abrir as pétalas para polinização durante a noite. Ao contrário das demais flores, suas pétalas se fecham antes do amanhecer. Conheça mais sobre essas lindas e misteriosas flores. 

A magia da Dama da Noite

Há diversos tipos de Damas da Noite que recebem esse nome porque desabrocham no final da tarde e liberam um perfume único no ambiente. O objetivo é atrair as mariposas, o seu principal agente polinizador.

Saiba quem são as Damas da Noite

Há uma série de flores que são consideradas como Damas da Noite. Para ajudar você escolher a opção ideal para criar no seu jardim, nós separamos as principais espécies encontradas no mercado. Conheça quais são elas.

1. Jasmim da noite (Cestrum nocturnum)

Essa espécie de Dama da Noite é conhecida como rainha ou jasmim da noite. Ela tem um porte médio que pode variar de 1,5 a 4 metros de altura. Suas flores, geralmente, desabrocham entre o verão e a primavera, isso sem falar em seu aroma adocicado.

2. Flor da lua (Hylocereus undatus)

Já ouviu falar da flor da lua ou pitaia branca? Ela também é chamada de Dama da Noite. A flor se destaca por sua floração acontecer em pleno verão, com os frutos nascendo entre julho e agosto. É comum encontrar a pitaia em locais como muros ou apoio de árvores.

3. Rainha da noite (Epiphyllum oxypetalum)

A rainha da noite é uma planta da mesma família dos cactos e tem sua origem na Ásia. Encontrada com flores nas cores branca e vermelha, tem como indicação o cultivo em vasos ou jardim, porém precisa de um substrato rico em material orgânico para crescer com saúde e beleza.

4. Cacto sianinha (Selenicereus anthonyanus)

Mais uma planta da família das suculentas, a cacto-sianinha é originária do México e tem como principais características nascer em locais e regiões altas, já que precisa de bastante luz solar para o seu desenvolvimento. Suas pétalas têm as cores creme e vermelho.

Onde plantar Dama da Noite?

close das pétalas de uma flor da noite
Cestrum nocturnum é um exemplo de dama da noite

A principal dúvida dos apaixonados por jardinagem é: A Dama da Noite gosta de sol ou sombra? A resposta é que isso varia entre as espécies de flores. Por exemplo, as plantas da família dos cactos preferem ter mais exposição ao sol, para as demais variedades preferem locais com meia sombra como varandas, sacadas ou jardins.

Importante: Se você deseja ter uma linda Dama da Noite em casa, não se esqueça de escolher um local que fique longe do alcance de crianças e animais de estimação. Pois algumas espécies contêm substâncias que são venenosas.

Saiba como cultivar a sua Dama da Noite

Cultivar as damas da noite é uma tarefa muito simples. Para isso, você precisará apenas de itens básicos de jardinagem e seguir as orientações. Confira!

1. Atenção ao local da sua planta

O melhor ambiente para cultivar a sua dama da noite é em locais quentes e iluminados, porém que não recebam diretamente os raios do sol. Escolha locais à meia sombra e, se possível, use vasos suspensos em cerâmica, para que os ramos fiquem caídos.

2. Regue apenas quando necessário

O excesso de água e rega é prejudicial à planta Dama da Noite, pois pode causar o aparecimento de fungos e outras pragas. Por isso, antes de molhar a terra do vaso, faça o teste do dedo no substrato. Só faça a rega se o solo estiver seco, se estiver úmido, não há necessidade.

3. Adube com composto rico em fósforo

A melhor maneira de fazer a adubação do solo de sua Dama da Noite é intercalando dois tipos de substrato orgânico. Comece com o NPK, adubo rico em fósforo que ajuda a flor a se desenvolver. Na sequência, use matéria orgânica composta por mistura de flores e fertilizante de origem natural.

4. Poda preventiva da Dama da Noite

Percebeu que ramos estão nascendo nas laterais da planta? Então, chegou a hora de fazer uma poda preventiva. Isso significa retirar da Dama da Noite os ramos que estão roubando os nutrientes que deveriam ir para a flor, fazendo com o que ela demore mais para se desenvolver.

Viu como é simples ter uma Dama da Noite em casa? Se você tem uma dessas flores em seu jardim, conte para gente nos comentários como é a experiência.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário