Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Juncus Spiralis: conheça a planta saca-rolha

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Juncus Spiralis

O Juncus Spiralis, popularmente conhecido como planta saca-rolha, é uma daquelas espécies que deixam qualquer ambiente com um toque especial. De uma aparência única com folhas em formato de espiral, é bastante indicada para paisagismo, vasos, jardins e até decorações em lagos. 

Tem interesse em plantar na sua casa? Esse artigo vai te ajudar.

Conheça a Juncus Spiralis

Junco-espiral, Junco, Junco fino, Junco esteiras ou Junqueras, esses são alguns dos nomes pelos quais a espécie é conhecida. Essa planta ornamental e herbácea tem como característica destaque os seus caules retorcidos, considerados bastante exóticos.

Não possui folhas e raramente floresce, quando acontece são flores minúsculas. É uma erva perene com a tonalidade verde escuro, mas que também pode apresentar um tom verde acinzentado. Originária do Japão e da família Juncaceae, essa planta pode chegar a atingir 45cm de altura formando um grande tufo, lembrando cabelos cacheados. 

Como cuidar de Juncus Spiralis?

Juncus Spiralis: a planta saca-rolha
O formato estilo saca-rolha é característica destaque dessa planta.

Pela beleza única e a capacidade de transformar um ambiente, deixando-o mais elegante, a planta Juncus é uma ótima escolha. Mas, como cuidar da planta saca-rolha? É isso que vamos conferir a seguir. Confira!

Cultivo

Para cultivar esta planta, saiba que elas preferem o sol direto. Porém, em regiões muito quentes, prefira cultivá-la a meia-sombra. 

Ela também é capaz de tolerar dias mais frios, podendo ser plantada ao ar livre mesmo em lugares que costumam ter geadas fortes. Para ressaltar a sua qualidade de adaptação a temperaturas extremas, a planta consegue suportar a mínima limite de -15ºC.

Mas, embora seja uma capacidade surpreendente, o mais comum é que sejam cultivadas em casa e vasos, em um ambiente mais fresco. 

Rega

Como são plantas aquáticas que crescem ao redor das margens dos rios, elas requerem bastante umidade no substrato, tolerando fielmente seu habitat natural.

Crie um cronograma de rega constante para manter o solo sempre úmido. Uma excelente estratégia é deixar um prato para retenção de água junto com o vaso. Então, se for cultivá-la em casa, fique atento para regá-las, certificando que estejam sempre bem hidratadas. 

Solo

As plantas de juncos crescem em solos férteis com bastante umidade para se reproduzir. A terra vegetal combinada com areia grossa já é o bastante para os caules crescerem fortes e saudáveis. 

Dicas extras de cuidados com Juncus Spiralis

Juncus Spiralis

Use fertilização no Juncus Spiralis, 2 a 3 vezes, durante a primavera para auxiliar no seu desenvolvimento. Por fim, a poda regular nas folhas secas também é uma ação importante nos cuidados. 

Gostou de saber mais sobre a Juncus? Uma planta exótica e com cuidados simples, ideal para você decorar o seu ambiente. Tudo o que você precisa para jardinagem, você encontra aqui, na Cobasi. Visite nosso setor para plantas e encontre acessórios, vasos, tesouras de poda e muito mais. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Karin osti disse:

    Gostei muito, pois adquiri uma jumkus.

  2. Silvana Aparecida Marcelino disse:

    Fiquei maravilhada com a beleza da planta.

Deixe o seu comentário