Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pitangueira: dicas e cuidados para cultivar!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Pitangueira: dicas e cuidados para cultivar!

Se você é iniciante na jardinagem e sonha com um jardim cheio de árvores, plantas e flores, vamos lhe apresentar uma excelente opção: a pitangueira! Essa árvore não exige muita manutenção e tem bastante paciência com quem está começando neste hobby. E as pitangas, frutas alaranjadas e avermelhadas, são consideradas uma das mais saborosas, além de trazer diversos benefícios ao nosso organismo. 

A pitangueira é uma espécie brasileira, nativa da mata atlântica. Hoje em dia, essa árvore está presente em maior quantidade em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, mas é possível encontrá-la por todo o país. E aqui vamos te dar algumas dicas de como cultivá-la, além de falar um pouco sobre a deliciosa frutinha!

Propriedades e benefícios da pitanga

A pitanga é capaz de oferecer muitos benefícios à nossa saúde. Um deles, por exemplo, se deve ao fato de que essa fruta conta com fatores antioxidantes que se devem, principalmente, à presença da vitamina C. Por isso, a pitanga é ótima para evitar danos celulares.

Esses fatores antioxidantes também podem deixar o sistema imunológico mais forte e resistente, fazendo com que o nosso corpo se torne menos suscetível a sofrer com doenças. Além disso, a pitanga ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis, melhorando o funcionamento das artérias e, assim, ajudando na proteção contra doenças cardiovasculares, tais como insuficiência cardíaca, infarto e derrame cerebral.

Outro benefício interessante diz respeito à pitanga trazer uma melhora significativa na saúde dos olhos, por ser rica em vitamina A. Ademais, graças à presença da vitamina C e A, a pitanga combate com eficiência o envelhecimento precoce e aumenta a produção de colágeno, evitando a flacidez, rugas e linhas de expressão, melhorando o aspecto da pele.

Como plantar a pitangueira?

Inicialmente, é possível fazer o plantio em um vaso, sem problema nenhum. Mas como estamos falando de uma árvore, quando ela já estiver bem desenvolvida, será necessário transportá-la para o solo de um jardim.

Antes de plantar, é importante abrir um buraco que tenha o dobro do tamanho da semente, para ela ter espaço para crescer. Em seguida, cubra-a com bastante terra adubada e composto orgânico. E não se esqueça de regar o solo muito bem ao colocar a semente, sempre o deixando molhado pelos próximos 10 dias (mas cuidado para não encharcar!).

Quais os cuidados com a árvore?

Pitangueira: dicas e cuidados para cultivar!

Essa árvore lida muito bem com o clima brasileiro, no geral. Sendo assim, ela irá se desenvolver em qualquer região do país, sem grandes dificuldades.

Durante o verão ou em dias de temperatura muito quente, o ideal é que a planta seja regada com mais frequência. Já no inverno, a rega pode acontecer uma vez a cada 15 dias, sempre durante as manhãs.

Nos primeiros dias da primavera até o final do verão, é importante que a adubação da árvore seja feita a cada 15 dias, para que tenha acesso a todos os nutrientes essenciais, como os aminoácidos, ácidos orgânicos e vitaminas.

No geral, é uma planta bastante adaptável e lida muito bem tanto com climas quentes quanto frios, além de não se importar com a luz direta do sol. Fácil, não? Com os cuidados corretos e muito carinho, a sua pitangueira vai crescer bastante!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Lauriana disse:

    Está de parabéns a equipe
    Sobre as plantas e dicas de saúde

Deixe o seu comentário