Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual é o coletivo de flores? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coletivo de flores

A interação com a natureza está sendo cada vez mais procurada, estudada e vista pelas pessoas. Seja na busca pela ciência de plantas, até curiosidades sobre qual o coletivo de flores.

Neste artigo, vamos responder essa dúvida, como também apresentar outras informações e curiosidades sobre a rica diversidade de flores. Então, se você também é um apaixonado por plantas, vai amar o conteúdo especial que elaboramos. Confira!

Confira o coletivo de flores e outras curiosidades

O que você sabe sobre flores? Reunimos algumas curiosidades que podem te surpreender sobre as plantas que decoram nossas casas, ruas, parques e também nossas vidas. 

1. Qual é o coletivo de flores?

coletivo flores
Coletivo de flores é sinônimo de beleza e vida.

O coletivo de flores é ramo, ramalhete e buquê. Esses são os principais substantivos utilizados para indicar um conjunto de flores. Existem também outras palavras, menos pronunciadas, que podem ser definidas como coletivos de flores, com significados mais específicos: 

  • braçada – quando um as flores pode se envolver com os braços;
  • florada – grande quantidade de flores;
  • cacho – são aquelas flores disposta em um único eixo;
  • tufo – um conjunto menor de flores, mas que estão juntas;
  • penca – quando as flores estão juntas numa única haste;
  • florilégio – trata-se de uma coleção de flores escolhidas.

Muito interessante, não é mesmo? Olha que tem outros substantivos coletivos. Como essas palavras indicam um conjunto de coisas ou seres da mesma espécie, transmitindo uma noção de coletividade, tem alguns outros exemplos no segmento natureza que você precisa conhecer: 

Por exemplo, existem alguns substantivos coletivos de flores que são mais específicos, nesse caso, as espécies. 

  • Roseiral – conjunto de roseiras;
  • Orquidário – conjunto de orquídeas;
  • Margaridal – conjunto de margaridas;
  • Pomar – conjunto de árvores de fruto.

2. Qual é o coletivo de plantas?

flores coletivo
Aposte em decoração com flores para garantir ambientes delicados e que trazem um pedaço da natureza para o seu lar.

Será que o coletivo de flores e plantas é a mesma coisa? Apesar de apresentarem semelhanças, existem diferenciações quando o assunto é substantivo dado aos grupos de plantas.

Confira alguns do substantivos coletivos de plantas:

  • Atilho – conjunto de espigas de milho;
  • Floresta e Bosque – conjunto de árvores;
  • Penca e Cacho – conjunto de bananas, de uvas etc;
  • Flora – conjunto de plantas de uma região;

3. Qual é o país mais florido do mundo?

coletivo de orquídeas
Holanda conserva a variedade de flores no maior jardim do mundo

A Holanda é o país com maior diversidade de flores do mundo. A região é o destino certo para os amantes de flores, é impossível não se encantar com os campos coloridos e os moinhos que enchem as zonas rurais.

Localizada na região costeira da Europa Ocidental, conhecida como Países Baixos, a Holanda é conhecida como o País das Tulipas (flor que virou símbolo nacional)  e “Jardim da Europa”. O mar de flores encontrado em campos em áreas rurais do país é considerado o maior jardim do mundo, com cerca de 7 milhões de bulbos de flores.

4. Qual é a maior flor do mundo?

Já ouviu falar na maior planta do mundo? Estamos falando da Amorphophallus titanum (conhecida como jarro-titã, flor-cadáver ou titan arum, em inglês). É uma espécie de antúrio titã, a escolha do seu nome é porque, além de ser uma planta belíssima, pode alcançar quase 3 metros de altura e exalar um odor muito forte antes de desabrochar.

maior flor do mundo
Amorphophallus titanum

Vale ressaltar que apesar de ser adicionada na lista de curiosidades, a antúrio titã não é uma flor. Deixe-me explicar: aqui encontramos uma espécie de inflorescência em espádice. Ou seja, um tipo formado por tubérculo que lembra um espigão e base é constituída por  pequenas flores ao redor.

Ah, mas então porque você fala dela como a maior flor do mundo? Boa pergunta! Naturalmente na ilha de Sumatra, na Indonésia, a Amorphophallus titanum é um espetáculo da natureza, porque quando aberta, ela vai se apresentar como uma enorme flor desabrochada com um grande tubo, semelhante a uma espada, no meio. 

Esses tipos de informações são o que constituem as curiosidades sobre a maior flor do mundo: o antúrio titãs. 

5. Qual o nome da arte japonesa de arranjos florais?

A arte milenar japonesa de criar arranjos, com flores, ramos e galhos naturais é conhecida como Ikebana. Também conhecida como Kado, a prática oriental busca proporcionar a harmonia interior.

Ikebana
A palavra Ikebana, em tradução direta significa flores vivas, Kado ou caminho das flores, e num sentido mais poético, trazer flores à vida. 

Na cultura nipônica, “Ike” significa arrumar, tornar vivo, chegar à verdadeira essência de algo e tornar a vida mais clara. Já “Bana” é  flor ou planta. Porém, vale destacar que não é apenas isso que define a arte do Ikebana. Em outras palavras, não trata-se apenas da construção de arranjos harmoniosos, mas sim a essência pelo respeito às plantas e a demonstração de autoconhecimento.

Foi no século XIV que o Ikebana adquiriu caráter estético, além do cunho religioso. A prática  poderia ter características tão artísticas quanto fazer uma pintura, uma escultura ou um desenho. Assim, passou a ser usada pelos nobres como uma arte. E perdura até os dias atuais.

O princípio fundamental do Ikebana é uma arte que transcreve mensagens e ideias, valorizando o aspecto espiritual e a concentração, através da prática de formar ramos e conectar-se de diversas formas com a natureza.

coletivo de buquê de flores

Agora que você já sabe como chamar o coletivo de flores, né? Além disso, conheceu outras curiosidades das plantas. Saiba que no Blog da Cobasi temos milhares de conteúdos exclusivos sobre jardinagem, natureza, animais e muito mais. Como também, no você encontra tudo o que é essencial para cuidar da plantas e flores.

Se ficou com alguma dúvida ou alguma curiosidade que queira compartilhar, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário