Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tulipas: origem, significado, como cuidar e muito mais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tulipas

Seja pela diversidade de cores, charme, frescor ou até mesmo para fins terapêuticos, as tulipas são uma das flores mais famosas e apreciadas em todo mundo. Uma das mais belas plantas da natureza, ela movimenta um mercado milionário, sendo considerada uma das 7 espécies mais caras, por conta da sua raridade e custo.

Requisitada por colecionadores e procurada por especuladores, as tulipas são flores fascinantes e muitas pessoas ficam curiosas sobre elas. Pensando nisso, produzimos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre as flores de tulipa: origem, significado, características, tipos, cuidados e muito mais. Confira!

Qual a origem das tulipas?

São muitos países envolvidos na origem e nomenclatura das tulipas. Embora muita gente conheça a espécie como flores da Holanda, a sua origem foi na Ásia Central e o seu nome tem uma relação turca.

O nome Tulipa teve seu nome originado da palavra turco-otomana “Tulbend”, que significa “turbante” – um adereço utilizado por homens turcos. A escolha tem haver com o formato muito semelhante da flor e do turbante.

Mas, voltando um pouco à Holanda, essas flores foram trazidas ao país pelo botânico Conrad Von Gesner, em meados de 1560, caindo no gosto da elite européia. Por serem flores muito bonitas e diferentes, as tulipas mais raras eram cotadas a preços absurdos. Entre as mais cobiçadas, estava a Semprer Augustus (bulbo mais famoso de tulipa).

Essas flores eram tão caras que, em 1624, um único botão da flor poderia custar o equivalente ao preço de um apartamento nos dias atuais. Vendo que as tulipas conquistaram o coração dos holandeses e se tornaram um item de luxo, iniciou-se o cultivo em escala como forma de abastecer o mercado. Por isso, a tulipa ficou conhecida e associada como Flor da Holanda.

Qual o significado de tulipas?

As tulipas representam o amor perfeito, de acordo com as crenças turcas e persas. Além disso, por serem as primeiras a nascer na primavera, também tem outro significado: o renascimento. Cada cor também tem sua própria identidade, então vamos aproveitar e já apresentar os tipos de tulipas e o significado das suas cores. Confira!

tulipas vermelhas no jardim
buquê de tulipas roxas
plantação de tulipas amarelas
tulipas brancas no jardim
jardim com tulipas laranjas
flores de tulipa negra
pétalas de tulipa rosa
tulipas vermelhas no jardim
Tulipa Vermelha: amor verdadeiro e eterno
buquê de tulipas roxas
Tulipa Roxa: tranquilidade, paz e luxo
plantação de tulipas amarelas
Tulipa Amarela: Alegria, esperança, luz, amizade e prosperidade
tulipas brancas no jardim
Tulipa Branca: pureza e perdão
jardim com tulipas laranjas
Tulipa Laranja: Vitalidade, vigor e compreensão
flores de tulipa negra
Tulipa Negra: elegância e sofisticação
pétalas de tulipa rosa
Tulipa Rosa: delicadeza, gentileza e confiança


De modo geral, as tulipas são ótimas formas de presentear quem ama, pois casam muito bem com decorações românticas E como vimos, o que não faltam são opções, não é mesmo?

Características das Tulipas

Da família das Liliáceas, as tulipas são um género de planta perene e bulbosa. O formato das suas folhas podem apresentar três versões: oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Na região central da folhagem as hastes são eretas, com uma única flor formada por seis pétalas.

Tanto as cores, como as formas da espécie são variadas e podem chegar a medir entre os 30 e os 60cm. As tulipas não possuem folhas grandes acopladas ao seu caule e nem espinhos. A sua textura tem um aspecto aveludado, com pétalas que ao mesmo tempo que tem toque macio, também tem estrutura mais resistente, até mesmo para manter o formato tão característico da planta.

Curiosidades sobre as tulipas

Você sabia que a flor que causou a queda da bolsa em 1600? Senta, que lá vem história…

A tulipa se tornou um grande esquema para os especuladores da bolsa, que compravam os bulbos no inverno e ficaram esperançosos com a alta dos preços durante a primavera. Para que isso fosse possível, os compradores recebiam um contrato que lhes dava o direito ao dinheiro que as flores renderiam meses mais tarde.

E por incrível que pareça, não eram apenas os empresários que compravam essas tulipas. As pessoas de pequenas posses também passaram a ter interesse em adquirir um bulbo de tulipa. Afinal, ele poderia ser revendido por um valor 20 vezes maior alguns meses depois.

Com isso, a história se espalhou e ultrapassou as fronteiras da Holanda, chegando aos países vizinhos. Até que em 1636 um comprador não honrou o contrato de compra, fazendo com que a “bolha da tulipa” estourasse, gerando pânico no mercado financeiro.

Os preços despencaram, os compradores desapareceram, o caos foi tão grande que o governo tentou intervir, oferecendo 10% do valor original a cada contrato emitido. No entanto, esta medida só colaborou ainda mais para os preços despencaram. Com isso, as tulipas pararam de ser comercializadas de maneira frenética e se tornaram apenas o símbolo da Holanda.

Tem como plantar tulipa no Brasil?

Antes de detalhar os cuidados, os fãs de jardinagem devem saber que as tulipas são flores do inverno. Ou seja, elas adoram climas frios. Por isso, é comum achar que as não se dão bem no clima tropical do Brasil. Porém, por incrível que pareça, elas podem ser cultivadas por aqui. Estamos falando de uma atividade complexa, mas possível.

A tulipa no Brasil

Em Holambra, interior de São Paulo – uma pequena região fundada por imigrantes holandeses – encontra-se o maior centro de tulipas do Brasil. Muito por conta do clima similar ao holandês, permitindo que a flor seja cultivada de maneira confortável.

Com os bulbos importados da Holanda, o mercado brasileiro tem um destaque importante no comércio. Pois além de abastecer o consumo interno, são também os principais exportadores  para os Estados Unidos.

Como cuidar da tulipa?

Você também é fã de tulipas e quer ter uma delas em casa? Saiba que com bastante cuidado, dedicação e algumas dicas, é possível criar um jardim lindo e colorido com tulipas.
Confira um guia para cuidar de tulipa:

Solo: plantando bulbos de tulipas

Para plantar tulipas, é importante escolher o momento ideal, neste caso, o outono, época em que as noites ficam mais frias. O ideal é ter bulbos plantados em um solo com temperaturas amenas.

A flor deve ser plantada em fileiras, em um local levemente ensolarado, porém, não muito quente. Para isso, cave buracos no solo, para que os bulbos fiquem a 10cm de distância um do outro e com 20cm de profundidade.

Depois distribua os bulbos deixando os lados pontiagudos para cima. Desta forma, as plantas irão florescer. Para finalizar, coloque mais terra e junte-a com as mãos. Após o plantio, regue as plantas, com cuidado, para que elas não fiquem encharcadas. Lembre-se que o solo precisa ser bem adubado com substrato.

As tulipas gostam de sol?

Escolha um lugar sem muito sol para plantá-las. Essa espécie gosta de lugares frescos, bem arejados e sem correntes de vento, dê preferência. As tulipas até gostam de sol, mas não de forma excessiva. Então, ao plantá-las, o mais indicado é posicioná-las em um espaço com sombra ou que o sol pegue apenas de manhã, para evitar que fiquem expostas a altas temperaturas.

Como regar a tulipa?

É preciso manter as tulipas úmidas, mas sem excessos de água para não apodrecer, visto que não se adaptam bem a solo encharcado. Usar um borrifador para umedecê-las já é o suficiente, de uma a duas vezes na semana.

Como elas gostam de clima frio, é possível colocar umas pedrinhas de gelo sobre o solo, para que elas se refresquem. Borrifar água geladinha sobre elas também é uma boa dica.

É preciso podar as tulipas?

Sim, são plantas que demandam um cronograma de poda. A mecânica funciona assim: enquanto estão florescendo não precisam realizar. Porém, depois de florescer, quando a flor murchar, corte as folhas secas e o bulbo.


Como cultivar tulipas em vasos?

A escolha do vaso em que será plantado as tulipas é uma etapa importante de cuidados com a planta. Portanto, muita atenção com o tamanho do recipiente, pois o espaço precisa ter no mínimo 30 centímetros de profundidade e furos na base para drenagem, que vão ajudar a água circular de maneira ideal.

Após escolher o vaso ideal, confira um passo a passo de cuidados com tulipas em vasos:

  • não posicione o vaso em ambiente com sol direto;
  • regar o solo sempre que estiver seco, mas sem exageros.
  • na hora de plantar faça uma divisão em três camadas: uma com pedras, outra com terra e a terceira com areia;
  • adicione o substrato até a metade do vaso; 
  • coloque os bulbos com as pontas para cima;
  • os bulbos devem ter distância de um para outro de 5cm;
  • cubra os bulbos com 15-20cm de substrato;
  • fertilize a planta no começo do outono e no começo da primavera, favorecendo seu crescimento. 

Principalmente em clima brasileiro, a tulipa demanda cuidados diários. Por ser  uma flor muito delicada é fundamental contar com tudo o que é essencial para a planta. Como adubo, vaso, borrifador e soluções específicas de jardinagem. Só assim você vai ter o melhor da tulipa dentro da sua casa.

Fotos de tulipas para inspirar a decoração da casa

vaso com tulipas vermelhas
vaso com tulipas rosas
vaso com tulipa amarela
vaso com tulipa branca no canto da sala
vaso com tulipa amarela na mesa da cozinha
vaso com tulipas vermelhas
Tulipas vermelhas dão um toque de vida a qualquer decoração
vaso com tulipas rosas
A tulipa rosa combina com decorações delicadas e sofisticadas
vaso com tulipa amarela
Leve a natureza para dentro de casa com a tulipa amarela
vaso com tulipa branca no canto da sala
Dê um detalhe sofisticado com uma tulipa branca
vaso com tulipa amarela na mesa da cozinha
A tulipa amarela alegra qualquer ambiente

Gostou de saber mais sobre as tulipas? São flores encantadoras que tem uma beleza especial, de cores diversas, formato e delicadeza. Como são ótimas alternativas de decoração resolvemos selecionar algumas fotos para inspirar você a montar seu jardim. Aproveite e até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. maria das gracas teodoro conde disse:

    gostaria de ter varias qualidades de tulipas elas sao maravilha adoro plantas com tb suculentas algumas que e raras

Deixe o seu comentário