Tulipas: conheça sua origem e saiba como cuidar

Compartilhar:


tulipas

Charmosas, coloridas e muito bonitas para compor arranjos decorativos, as tulipas são flores famosas em todo mundo. Entretanto, cuidar delas pode não ser tão simples quanto parece, afinal, elas são plantas do frio e merecem cuidados específicos.

Se você também gosta de tulipas e quer ter uma delas em casa, esta publicação é perfeita para você! Hoje vamos contar a origem da tulipa e qual a melhor forma de cultivá-las no Brasil. 

Origem dessas flores

Embora muita gente conheça as tulipas como flores holandesas, a realidade é que elas são turcas. É justamente daí que vem o seu nome, que remete à palavra “tulbend”, que nada mais é do que turbante. 

Essas flores foram trazidas à Holanda pelo botânico Conrad Von Gesner, em meados de 1560 e logo caíram no gosto da elite européia. 

Por serem flores muito bonitas e diferentes, as tulipas mais raras eram cotadas a preços absurdos e entre as mais cobiçadas, estavam a tulipa rosa e a semprer augustus. Essas flores eram tão caras, que em 1624 um único botão da flor poderia custar o equivalente a um apartamento.

Vendo que essas flores conquistaram o coração dos holandeses e que elas se tornaram um item de luxo, as flores passaram a ser cultivadas na Holanda, como forma de abastecer o mercado. 

Conforme o valor das tulipas ia aumentando, sua produção também crescia, e as pessoas passaram a vender os bulbos na temporada seguinte, tornando a flor uma herança

A flor que causou a queda da bolsa em 1600

Na realidade, a flor se tornou um grande esquema para os especuladores da bolsa, que compravam os bulbos no inverno e ficavam esperançosos com a alta dos preços durante a primavera

Para que isso fosse possível, os compradores recebiam um contrato, lhes dando direito ao dinheiro que as flores renderiam meses mais tarde. 

E por incrível que pareça, não era apenas os empresários que compravam essas tulipas, as pessoas de pequenas posses também passaram a ter interesse em adquirir um bulbo de tulipa, afinal, ele poderia ser revendido a um valor 20 vezes maior daqui alguns meses. 

Com isso, a história se espalhou e ultrapassou as fronteiras da Holanda, atingindo os países vizinhos. Até que em 1636 um comprador não honrou o contrato de compra, fazendo com que a “bolha da tulipa” estourasse, gerando pânico no mercado financeiro.

Os preços despencaram, os compradores desapareceram, o caos foi tão grande que o governo tentou intervir oferecendo 10% do valor original a cada contrato emitido, no entanto, esta medida só colaborou ainda mais para os preços despencaram.

Com isso, as tulipas pararam de ser comercializadas de maneira frenética e se tornaram apenas o símbolo da Holanda. 

Como cultivar e cuidar de tulipas no Brasil?

tulipas no vaso

As tulipas são flores do inverno. Elas adoram climas frios e geladinhos, por isso, é comum achar que as tulipas não se dão bem no clima tropical do Brasil. Porém, por incrível que pareça, elas são muito cultivadas por aqui

Especialmente na cidade de Holambra, interior de São Paulo, uma pequena cidade fundada por imigrantes holandeses. Lá o clima remete ao da Holanda, permitindo que a flor seja cultivada de maneira confortável

Para que isso seja possível, os bulbos são importados e quando ela se desenvolve fica destinada a floriculturas brasileiras ou internacionais, como é o caso dos mercados de flores nos EUA. 

Plantando bulbos de tulipas

Para plantar tulipas, é importante escolher o momento ideal, neste caso, o outono, época em que as noites ficam mais frias. O ideal é ter bulbos plantados em um solo com temperatura superior a 15ºC. 

A flor deve ser plantada em fileiras, em um local levemente ensolarado, porém, não muito quente. Para isso, cave buracos no solo, para que os bulbos fiquem a 10 cm de distância um do outro e com 20 cm de profundidade. 

Depois distribua os bulbos deixando os lados pontiagudos para cima, desta forma as plantas irão florescer, coloque mais terra e junte-a com as mãos. Após o plantio, regue as plantas, com cuidado, para que elas não fiquem encharcadas. 

Como cuidar das tulipas

As tulipas são plantas que gostam do clima mais frio, portanto, merecem um cuidado especial. Quando elas estão floridas, evite contato com sol, elas até gostam de um sol leve, portanto, evite temperaturas muito altas. Outra dica, é mantê-las úmidas, mas sem excessos de água para não apodrecer. 

Como elas gostam de clima frio, é possível colocar umas pedrinhas de gelo sobre o solo, para que elas se refresquem. Borrifar água geladinha sobre elas também é uma boa opção.

Não se esqueça que as tulipas também precisam se alimentar! Ofereça a elas adubos e fertilizantes. Isso fará com que elas floresçam ainda mais na primavera. 

Agora que você já sabe como cultivar e cuidar das tulipas, é só correr e garantir a sua! 

Gostou dessas dicas? Acesse nosso blog e saiba mais sobre jardinagem:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário