Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ikebana: O místico arranjo de flores japonês

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
vaso com ikebana
A Ikebana é a tradição milenar de criar arranjos de flores

Você sabe o que é a Ikebana? Ele é uma técnica milenar japonesa de criação de arranjos de flores para decoração de ambientes. Confira tudo sobre essa arte e aprenda como montar um lindo arranjo de Ikebana em casa. 

O que é a Ikebana?

A palavra Ikebana, em tradução direta significa flores vivas, Kado ou caminho das flores, e num sentido mais poético, trazer flores à vida. Na prática, ela é uma arte japonesa de composição e harmonização de flores, ramos e galhos para criar um elemento decorativo com espiritualidade e sentimentos. 

Como surgiu a Ikebana?

Há muitas teorias sobre o surgimento da Ikebana como técnica de harmonização de vasos e flores para a criação de arranjos. A história mais aceita é que ela teria surgido na Índia, como forma de homenagear Buda. Em seguida, foi levado ao Japão por missionários religiosos.

Entre meados do século XIV e XVI a técnica de criar arranjos mesclando plantas, flores e temas religiosos se consolidou, tornando-se uma tradição que resiste até os dias de hoje. Confira os principais tipos de Ikebanas.

Conheça os principais tipos de Ikebana

A arte da produção de arranjos de Ikebana é dividida em muitas vertentes e linhas de criação, com 4 delas se destacando em relação às demais:

  • Ikenobo: Arte milenar com temática espiritual e decorada com galhos;
  • Osogetsu: Tem estética modernista e recombina todos os elementos da Ikebana;
  • Ikebana sanguetsu: Usa materiais naturais e se destaca pela devoção à natureza;
  • Ohara: Cria um arranjo em formato de pilha com uso de folhas e galhos.

Saiba como fazer um arranjo de Ikebana

vaso com flores de Ikebana
O Ikebana nasceu na Índia e foi levado ao Japão no século XIV

Agora que você já sabe o que é, e o significado do Ikebana, que tal aprender a criar um lindo arranjo de flores em casa? Limpe a mesa, confira o passo a passo e tenha um novo item de decoração para a sua sala.

1. Escolha o vaso ideal para a Ikebana

Os vasos mais indicados para a produção dos arranjos são aqueles em cores sóbrias como branco, preto e cinza. Por ser um estilo de arte minimalista, vale apostar em modelos simples e tamanho compacto, dessa forma as flores vão ganhar destaque.

2. Qual a melhor flor para uma Ikebana?

Não existe uma espécie de flor ideal para a Ikebana, porém o mais comum é usar galhos com poucas folhagens. Por isso, separe três ramos ou caules de plantas de tamanhos diferentes e uma flor para dar uma coloração especial. Não se esqueça, no caso desse arranjo, menos é mais.

3. Hora de montar o seu arranjo de flores

Com todos os elementos do arranjo de flores separados, chegou a hora de colocar a mão na massa e montar o item de decoração. Confira:

  1. Forre o fundo do vaso com Kenzan (uma espécie de base de ferro com pregos).
  2. Prenda o primeiro ramo com uma leve inclinação para o seu lado esquerdo;
  3. Fixe o segundo ramo inclinado para frente, num ângulo aproximado de 45°;
  4. O último ramo deve ficar inclinado para frente em um ângulo de 75°.
  5. Para finalizar, preencha o vaso com flores e folhas. O objetivo é esconder o Kenzan.

Qual é o melhor lugar para o arranjo?

Com o arranjo pronto, chegou o momento de escolher qual lugar da casa você vai enfeitar. De acordo com a tradição japonesa, ele deve ficar no hall de entrada ou na sala de estar, sendo perfeito para recepcionar amigos e familiares.

Gostou de conhecer os segredos dessa arte milenar japonesa? Então, conte para gente nos comentários qual é o seu arranjo de flores predileto para decorar a casa.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário