Saiba como colocar pedras no jardim para decoração

Compartilhar:


Como colocar pedras no jardim

Um jardim florido e bem cuidado é um grande atrativo para aqueles que gostam de plantas e de sentir um pedaço da natureza dentro de casa. Mas para incrementar ainda mais esse espaço, que tal vir com a gente e aprender a como colocar pedras no jardim?

Desse modo, suas plantas ganharão ainda mais destaque nesse espaço. Além disso, você poderá ter mais possibilidades de decoração no seu pedacinho verde.

Decoração com pedras para jardim

Não pense que um jardim com pedras precisa ser apenas para forrar o solo. Afinal, com os produtos disponíveis em lojas e comércios de jardinagem, a criatividade e imaginação se tornam seus aliados para incrementar seu jardim.

Além dos tamanhos variados, as diferentes cores de pedras podem dar uma quebra entre as tonalidades verdes das plantas.

Com isso, você pode fazer caminhos com as pedras, usar elas para enfeitar vasos ou até mesmo para incrementar seu lago.

E para te ajudar a escolher a melhor opção de pedras de jardim, consulte esse pequeno guia que preparamos pra você.

Brita

Esqueça a ideia de que o uso dessa pedra é apenas na área da construção. Pelo seu tamanho e fácil manuseio, a pedra brita se torna uma boa opção para a decoração de vasos e canteiros de jardim.

Por ser uma pedra porosa, a brita auxilia no processo de drenagem. Dessa forma, ela evita o excesso de água no solo.

Outra vantagem dessa pedra é que ela pode ser encontrada na cor branca, ou se preferir, ela pode ser pintada de outras tonalidades.

Dolomita

Também conhecida como dolomita branca, essa pedra costuma ter a textura mais lisa do que a da brita.

Para a construção de caminhos, a dolomita é uma boa opção de pedra branca para jardim. Pelo seu tom claro, ela oferece principalmente maior destaque e luminosidade à área decorada.

Pela sua superfície lisa, também pode ser usada para criar pequenos morros de decoração em seu jardim, com dolomitas uma em cima das outras.

Pedra de rio

Uma ótima opção de pedra para ambientes externos e internos. Além de serem excelentes pedras para jardins, da mesma forma podem ser usadas na decoração de vasos e  de pequenos espaços.

Com suas diferentes cores, as pedras de rio chamam a atenção pelos seus detalhes. Por esse motivo que seu uso não fica restrito apenas para a jardinagem, mas na confecção de aquários e de lagos.

Seixo natural

Dando um ar mais natural ao seu jardim, o seixo natural incrementa as cores bege e marrom no meio do verde das plantas.

Assim como a pedra de rio, o seixo natural também é uma pedra encontrada na natureza.

No entanto, as que são retiradas do rio costumam ser mais brilhantes do que encontradas fora da água.

Pelo seu tamanho, é uma boa opção para preenchimento de espaços em canteiros, decoração de vasos e criar contornos em volta das plantas.

Passo a passo para fazer um jardim de pedras

Como colocar pedras no jardim

Agora que você já conhece alguns tipos de pedra para se ter no jardim, é hora de arregaçar as mangas.

  • Primeiramente ,observe o espaço disponível e a vegetação que seu jardim possui para escolher a melhor opção de pedra para o ambiente;
  • Segundo, delimite um local para inserir as pedras. Nesse sentindo, uma boa dica é fazer um planejamento do ambiente, evitando o desperdício de pedras e de espaços vazios;
  • Em seguida, faça uma limpeza do local em que as pedras serão colocadas. Retire folhas e vegetação seca que estejam no espaço;
  • No entanto, caso for utilizar pedras de grande tamanho para a criação de caminhos, retire uma camada de terra de forma uniforme com o auxílio de uma uma ferramenta. Dessa forma, você evita que a altura do seu jardim fique desproporcional;
  • Logo após esse processo, insira um tecido de paisagismo em cima do solo para evitar o surgimento de ervas daninhas;
  • E por fim, use de toda a sua criatividade para colocar as pedras no seu jardim e criar belas decorações no ambiente.

Viu como é possível criar uma decoração de jardim sem precisar mudar muitas coisas de lugar ou alterando a estrutura do local? Com o uso de pedra para jardim, você oferece um ar mais natural a esse ambiente e pode moldá-lo do seu jeito.

Por fim, se quiser saber mais dicas para incrementar seu jardim, temos mais conteúdos que podem te interessar:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário