Pedrinhas para jardim: decoração e drenagem do espaço

Compartilhar:


Quando as pessoas procuram decorar uma casa, os cômodos ganham a preferência, e a parte de fora chega até a ser esquecida. Um quintal ou um jardim, por exemplo, deveria ser justamente a parte que as pessoas mais deveriam se preocupar, pois é a fachada da casa. E as pedrinhas para jardim ajudam muito para embelezar ela.

Comece a pensar nisso quando você for decorar a sua casa. O paisagismo faz toda a diferença nas áreas externas, por isso, a decoração de jardim com pedras tem se tornado um artifício bem aproveitado. Além de embelezar, as pedrinhas de jardim também drenam a água entre outras funções.

Para fazer um projeto de paisagismo bem interessante e completo, você pode combinar elementos vegetais e não-vegetais nos jardins. Seja para compor caminhos, decorar vasos ou fazer forração, as pedras para jardim são uma alternativa interessante para quem tem pouco tempo para cuidar desse espaço mas não abre mão de um visual marcante e bonito.

É necessário que você faça toda uma análise do local antes de escolher. A principal vantagem do jardim de pedra é justamente a questão da estética. Porque as pedras dão um toque a mais na decoração do seu jardim e fazem total diferença. Então quando você resolve colocá-las na sua decoração, o seu jardim fica muito mais bonito.

Veja quais são os tipos de pedrinhas para jardim que mais se encaixam no que você quer:

Pedrinhas para jardim de brita

Este tipo de pedra costuma ser bem conhecido pelas pessoas. Porém, muitas pessoas costumam conhecer esse tipo de pedra por elas serem utilizadas em construção. Mas a verdade é que da para colocar ela na decoração sim e aliás isso fica bem bonito!

Pedrinhas dolomita

Sabe aquelas pedras brancas bonitas que encontramos em lugares mais luxuosos? Pois é, essas pedras se chamam dolomita. Elas costumam ser uma das pedras mais procuradas para colocar na decoração, afinal, temos que concordar que ela tem uma beleza única e assim deixa qualquer jardim lindo!

Seixo natural

A seixo natural é um tipo de pedra bem parecida com aquelas que encontramos em cachoeira. Então, com esse tipo de pedra você pode abusar da criatividade e até fazer um mini cascalho para jardim no seu jardim, utilizando essa pedra.

Pedrinhas de rios

Pedras de rios podem, sim, ser compradas. Elas são bem fáceis de ser encontradas e você pode abusar na decoração do seu jardim utilizando a pedra de rios.

Mármore

As peças de mármores podem ser usadas como uma espécie de caminho, com placas maiores, de formatos simétricos (retangulares) ou irregulares. A sua aparência é mais rústica, fosca e rugosa, por isso muito versátil para pisos ao redor de piscinas e áreas molhadas, tanto em áreas externas como internas.

Pedrinhas de São Tomé ou mineira

A Pedra de São Tomé é uma alternativa bem barata para quem busca pedras para caminho de jardim, colocar em volta da área da piscina ou varandas. Elas possuem diversas colorações, normalmente claras, e aparência rústica e rugosa. Podem ser utilizadas em placas simétricas ou de formas irregulares, como se estivessem quebradas.

Ardósia

A ardósia é uma rocha metamórfica que pode ser usada em pavimentos, fachadas, jardins e em decorações de interiores e exteriores. O seu assentamento é feito com argamassa muito semelhante aos revestimentos de cerâmicas ou colocadas sobre o solo ou grama, nos jardins.

Pedrinhas ágata

O colorido da Ágata fica lindo em caminhos, delimitação de ambientes, decoração de vasos, canteiros e fontes, entre outras opções. Como as pedras de rios, elas harmonizam os ambientes externos, criando uma aparência mais natural.

Pedra portuguesa

A pedra portuguesa, também conhecida por Mosaico Português ou piso Copacabana, é originária de Portugal do século 19 e foi muito usada no calçamento de áreas externas. No Brasil, foi um dos materiais mais populares no paisagismo do século 20 devido à sua flexibilidade de montagem e de composição plástica.

Ela está disponível nas cores branca, preta e vermelha, podendo ser utilizada como pavimentos em infinitos padrões de desenhos. As aplicações são feitas principalmente em pisos externos, varandas e jardins conjugadas com outras pedras ou não.

Confira outros posts sobre decoração no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário