Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda a fazer um lindo jardim pequeno com pedras

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
jardim pequeno com pedras e suculentas

Fazer um jardim pequeno com pedras tem se tornado tendência, pois é uma opção versátil para decorar espaços pequenos. Se você vive em residências compactas e quer ter um jardim de uma maneira simples e prática, confira as dicas para criar um lindo jardim. 

Tipos de jardim pequeno com pedras

Uma das vantagens de criar um jardim pequeno com pedras é a versatilidade. Usando um pouco da criatividade, é possível montar lindos jardins combinando pedriscos, gramas, plantas e flores. Conheça os tipos de jardim que fazem mais sucesso.

Jardim com pedras e plantas ou flores

Um tipo de jardim de pedras pequeno bastante comum é aquele que combina pedriscos com plantas e flores. Para fazê-lo, basta criar um canteiro com as pedras e deixar um espaço para que seja possível cultivar a sua flor predileta.

A principal vantagem desse tipo de jardim é que ele pode ser adaptado ao menor espaço disponível, desde pequenos jardins de inverno, jardins internos e áreas mais amplas. O limite é a criatividade do apaixonado por jardinagem.

Jardim pequeno com pedras e gramas

Para quem tem áreas abertas, uma boa aposta é o jardim pequeno com gramas. Eles são uma boa alternativa para decorar a entrada da casa, criando um caminho de passagem para as visitas ou deixar a área de lazer nos fundos da casa muito mais confortável para almoços e reuniões em família.

Para esse tipo de jardim pequeno com pedras, o principal cuidado é oferecer a luz e irrigação corretas para que a grama fique verdinha. Aliás, temos certeza de que o seu animal de estimação vai adorar ter um gramado novinho para brincar.

Jardim de muro com pedras

Uma alternativa incrível que pode combinar com jardins de flores e de gramas, é o jardim de muro com pedras. Combinando pedriscos e plantas, é possível deixar o muro da casa muito mais colorido e alegre.

As melhores opções de plantas para esse tipo de jardim pequeno com pedras são as trepadeiras e os arbustos. Viuvinha, rosa-trepadeira e Bougainville são algumas das opções para dar uma cor alegre para o seu jardim.

As melhores pedras para o seu jardim

A montagem de um jardim pequeno com pedras começa, é claro, com a escolha das pedras ou pedriscos que serão utilizados. Aqui, o principal cuidado é selecionar aquelas mais adequadas ao espaço disponível, pois escolher uma pedra maior ou menor, pode atrapalhar toda a experiência da criação do jardim. Algumas sugestões são:

  • mármore;
  • argila expandida;
  • pedras de rio;
  • granito;
  • brita normal e branca;
  • seixo natural;
  • dolomita.

O grande segredo é saber a melhor maneira de usá-las, por exemplo, pedras de rio costumam ter a superfície lisa, não sendo recomendada para a criação de passagens. Se a sua intenção for criar um caminho, o recomendado são granito, mármore, Miracema ou pedra de São Tomé com acabamento áspero para evitar acidentes.  

Escolha plantas de pequeno porte

Uma dica legal que vai ajudar muito na criação e otimização do espaço para o seu pequeno jardim com pedra e plantas é apostar em espécies de pequeno porte. Se você não sabe por onde começar, conheça algumas opções:

  • Suculentas;
  • Cactos;
  • Tulipas;
  • Flor-da-fortuna;
  • Antúrios;
  • Alamanda;
  • Jasmim;
  • Camarão amarelo;
  • Arbustos.

Como fazer um jardim pequeno com pedras

Após conhecer as melhores opções de plantas e pedras para o seu jardim pequeno chegou o momento de começar a montá-lo, não é mesmo? Acompanhe tudo o que é necessário para fazer um lindo e sofisticado jardim em casa.

O lugar ideal para o pequeno jardim com pedras

A escolha do lugar onde será montado o jardim com pedras é essencial. Pois, o espaço disponível interfere diretamente na escolha dos pedriscos, britas e no tipo de planta que será usada. E não é só isso! Há alguns fatores que fazem a diferença na manutenção da beleza do jardim.

Por exemplo, se o seu jardim tiver, além da função decorativa, a de passagem, o recomendado é apostar em pedras mais resistentes. Inclusive, o volume do trânsito de pessoas influencia na escolha das pedras.

Cuidados com a iluminação do ambiente

A iluminação faz toda a diferença na beleza do seu pequeno jardim de pedras. Isso porque ele é essencial para manter a beleza e a saúde das flores e plantas escolhidas. Por causa disso, no momento de comprar, opte por plantas para ambientes externos que se dão melhor a sol pleno ou, no máximo, à meia-sombra.

Opte por um substrato drenável

Pelo fato do cultivo ser feito diretamente no solo, a escolha do substrato que será usado merece um atenção especial do apaixonado por jardinagem e paisagismo. O produto ideal deve ser rico em matéria orgânica e facilitar a drenagem da água da rega. Assim você evita que o acúmulo de líquido possa adoecer as raízes da planta.

É preciso fazer as regas das plantas para jardim?

Sim! Como qualquer planta, seja ela para ambiente interno ou externo, ela precisa de um solo hidratado para poder absorver corretamente os nutrientes. Como são, de maneira geral, plantas de clima quente, o ideal é que ele se mantenha úmido com regas de uma a duas vezes por semana.

Faça podas para manter a saúde da planta

Podas periódicas são recomendadas para manter a saúde da planta. Ao perceber folhas mortas ou amareladas, faça a remoção para que as vitaminas possam se concentrar nas folhas que estão verdinhas e saudáveis.

Proteja as plantas longe de pragas e parasitas

Não importa se você optou por plantas, flores ou gramas para compor a decoração do seu pequeno jardim com pedras, elas podem sofrer com a presença de pragas e parasitas. Em virtude disso, tenta sempre à mão um bom produto para controle de pragas.

Sugestões para inspirar o seu jardim pequeno com pedras

pequeno jardim de entrada com pedras e plantas
pequeno jardim com pedriscos
arvores com pedriscos brancos
passagem com pedras e plantas
jardim com gramas pedras e arvores
pequeno jardim de entrada com pedras e plantas
Um pequeno jardim com pedras pode decorar a entrada da casa
pequeno jardim com pedriscos
As vezes, pequenos detalhes fazem toda a diferença
arvores com pedriscos brancos
Arvores cercadas com pedriscos é para quem tem bastante espaço
passagem com pedras e plantas
Um jardim com pedras e plantas também pode ser usado com passagem
jardim com gramas pedras e arvores
Combinar pedras e plantas diretas cria um visual único

Gostou das nossas sugestões de jardim pequeno com pedras? Então, conte para gente: qual delas vai dar uma cara nova para o melhor ambiente da sua casa?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Antonia Edmeia disse:

    Matéria ótima sobre plantas e pequenos jardins! Amo!

Deixe o seu comentário