Plantas para jardim de inverno: espécies e como plantar

Compartilhar:


plantas para jardim de inverno

Se você não mora em uma casa com um quintal ou com uma grande área externa, mas adora plantas e flores, a Cobasi vai te ajudar a saber mais sobre o assunto para que você possa escolher as melhores plantas para jardim de inverno.

O jardim de inverno é uma área no interior da casa ou do apartamento dedicada ao cultivo e manutenção das plantas. É preciso observar as características do espaço que você tem disponível para fazer a escolha acertada das plantas para jardim de inverno.

Fatores como incidência de sol direto e indireto, luminosidade, sombra e correntes de vento são determinantes para que você faça uma combinação de espécies de plantas para jardim de inverno ideal.

Dicas de plantas para jardim de inverno

Assim, como algumas plantas são ideais para áreas externas, seja pelo seu porte, pela expectativa de crescimento ou pela necessidade de sol e calor intensos, outras tantas são plantas para jardim de inverno ideais, porque conseguem viver bem com pouca ou até sem nenhuma luz direta.

A escolha das espécies certas de plantas vai ajudar você a elaborar um cantinho verde na sua casa ou apartamento. Algumas das mais recomendadas são:

  • espada ou lança de São Jorge;
  • lírio da paz;
  • jiboia;
  • cróton;
  • samambaia;
  • peperômia;
  • begônia.

Plantas pendentes

Algumas das plantas para jardim de inverno que sugerimos são pendentes, ou seja, ficam bem bonitas quando são penduradas em suportes presos em uma parte mais elevada da parede ou no teto. A jiboia, a peperômia e a samambaia são espécies que podem ser cultivadas em ambientes internos e deixar o jardim de inverno lindo, mas cada um requer cuidados específicos.

A jiboia precisa de sol e luminosidade, além de regas frequentes. Os galhos vão crescer e formar uma linda cachoeira de folhas com diferentes tons de verde e amarelo. O tamanho das folhas também é variável, o que dá resultados muito bonitos.

A samambaia prefere cantinhos sem sol direto, mas com luminosidade. Tome cuidado para não colocar o vaso na direção da janela, pois essa é uma das que menos gosta de vento. Faça regas periódicas de acordo com a umidade da terra e remova galhos secos ou partidos para deixá-la sempre bonita.

A peperômia tem folhinhas lindas e delicadas, em formato de coração, que podem alegrar seu jardim de inverno e deixá-lo muito aconchegante. Capriche na nutrição do solo, deixe o vaso em um local onde não bata sol direto e curta o crescimento das suas plantas para jardim de inverno.

Plantas para jardim de inverno em vasos

plantas para jardim de inverno

Escolher as espécies de plantas para jardim de inverno que vivem bem em vasos vai compor muito bem o cantinho verde da sua casa. A espada de São Jorge, por exemplo, cresce apenas para cima, então pode ser colocada em um vaso com diâmetro pequeno, encostado a uma parede.

Já o lírio da paz pode trazer um toque florido ao seu jardim de inverno. As folhas são de um tom verde escuro muito bonito, que contrasta com as lindas flores brancas que costumam se abrir na primavera e no verão. Escolha um cantinho sem incidência de sol direto e regue o lírio da paz em dias alternados.

O cróton é uma folhagem lindíssima que tem origem na Índia e na Malásia. Tanto o formato quanto a cor das folhas varia bastante de uma planta para a outra, então você pode investir em mais de um cróton para deixar o jardim de inverno bem colorido. É possível encontrar crótons em diferentes tons de verde, além de vermelho, amarelo, laranja e até roxo.

Por fim, a begônia é uma das mais procuradas, pois sua variedade de cores pode tornar o cantinho verde da casa muito colorido. Você pode encontrar begônias vermelhas, amarelas, brancas, rosa e algumas com flores mescladas, que parecem pintadas à mão.

Regue suas begônias de duas a três vezes por semana e tome cuidado com a incidência direta do sol para não queimar as flores. Varie as cores escolhidas e as begônias serão o destaque das suas plantas para jardim de inverno.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário