Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Plantas para jardim de inverno: conheça as principais espécies

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
plantas para jardim de inverno

Há diversos modelos de jardins que são perfeitos para decorar e deixar os ambientes mais agradáveis e verdes. Entre as alternativas estão as plantas para jardim de inverno, ideais para promover a integração entre a natureza e os seres humanos.

Que uma casa decorada com plantas é muito apaixonante, já se sabe. Cada vez mais as pessoas estão valorizando a importância da natureza no dia a dia e buscam por meio do cultivo uma forma de se conectar a um ambiente verde. Então, se você quer transformar sua sala, quarto, escadas ou outros cantinhos em um lindo espaço com vida e alegria, confira esse artigo e saiba tudo sobre plantas e flores para jardim de inverno.

O que é jardim de inverno? 

Antes das dicas de cultivos e espécies, é importante entender o conceito e a funcionalidade do jardim de inverno.

Podemos explicar a sua definição apenas dizendo que o  jardim de inverno é uma área no interior da casa ou do apartamento dedicada ao cultivo e manutenção das plantas. Portanto, é preciso observar as características do espaço que você tem disponível para fazer a escolha certa das flores de inverno para jardim.

Mas, como gostamos de contar histórias, confira a origem do jardim de inverno. O jardim de inverno surgiu em países onde as temperaturas baixas são comuns e o cultivo em áreas externas é limitado. Diante desse cenário, a solução encontrada foi o cultivo em ambientes protegidos pelos ventos e as intempéries causadas pelos dias frios.

O resultado não poderia ser melhor. Com um pouco de terra e algumas mudas começou o cultivo de plantas para jardim interno em espaços anexados às residências e nos seus cômodos. Essa é uma tendência que continua em alta, pois é possível desfrutar da beleza de diversas plantas  mesmo em períodos de inverno, onde o frio é mais intenso.

plantas para jardim de inverno

Portanto, com os cuidados adequados você consegue montar um ambiente mais verde e bonito, sem se preocupar com os danos que o frio intenso pode causar às plantas.

Antes de virar a página da nossa história – para falar sobre espécies e dicas de cultivo – é preciso ressaltar que apesar do seu conceito ser construído para regiões mais frias, o  jardim de inverno pode ser aplicado em regiões tropicais, como o Brasil. Inclusive, sendo uma ótima opção de decoração interna para apartamentos, casas e ambientes menores. 

Agora, que tal conhecer mais sobre plantas para jardim de inverno que deixam o ambiente mais verde. Confira!

7 plantas para jardim de inverno

Se você não mora em uma casa com um quintal ou com uma grande área externa, mas adora plantas e flores, a Cobasi vai te ajudar a saber mais sobre o assunto para que possa escolher as melhores plantas para jardim de inverno interno.

Para isso, separamos nossas dicas em dois grupos: plantas pendentes para jardim de inverno e plantas para jardim de inverno em vasos.

Plantas pendentes para jardim de inverno 

Algumas das plantas que podem ser cultivadas em ambientes internos são pendentes, ou seja, ficam bem bonitas quando são penduradas em suportes presos em uma parte mais elevada da parede ou no teto. Conheça mais sobre algumas espécies e cuidados que precisam.

Jibóia

jardim de inverno jibóia
Jibóia (Epipremnum pinnatum)

A jibóia precisa de sol e luminosidade, além de regas frequentes. Os galhos vão crescer e formar uma linda cachoeira de folhas com diferentes tons de verde e amarelo. O tamanho das folhas também é variável, o que dá resultados muito bonitos.

Samambaia

jardim de inverno samambaia
Samambaia (Tracheophyta)

Talvez a folhagem para jardim de inverno mais comum em decoração seja a samambaia. Essa espécie prefere cantinhos sem sol direto, mas com luminosidade. Tome cuidado para não colocar o vaso na direção da janela, pois essa é uma das plantinhas que menos gosta de vento. Faça regas periódicas de acordo com a umidade da terra e remova galhos secos ou partidos para deixá-la sempre bonita.

Peperômia

jardim de inverno Peperômia
Peperômia (Peperomia obtusifolia)

A peperômia tem folhinhas lindas e delicadas, em formato de coração, que podem alegrar seu jardim de inverno e deixá-lo muito aconchegante. Capriche na nutrição do solo, deixe o vaso em um local onde não bata sol direto e curta o crescimento das suas plantas para jardim de inverno.

Plantas para jardim de inverno em vasos

Plantas em vaso é sempre um charme, né? E claro, não pode faltar na nossa lista. Confira!

Espada de São Jorge

espada de são jorge jardim de inverno
Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)

Quer uma espécie para montar um jardim embaixo da escada com vasos? A espada de são Jorge vai compor muito bem o cantinho verde da sua casa, por ser uma plantinha que cresce apenas para cima, então pode ser colocada em um vaso com diâmetro pequeno, encostado a uma parede. Tá aí, uma ótima sugestão de decoração.

Lírio da Paz

lírio da paz no inverno
Lírio-da-Paz (Spathiphyllum wallisii)

Já o lírio da paz pode trazer um toque florido ao seu jardim de inverno. As folhas são de um tom verde escuro muito bonito, que contrasta com as lindas flores brancas que costumam abrir na primavera e no verão. Escolha um cantinho sem incidência de sol direto e regue o lírio da paz em dias alternados, essa espécie certamente vai deixar seu jardim de inverno com vasos muito mais bonito.

Cróton

Cróton inverno
Cróton (Codiaeum variegatum)

O cróton é uma folhagem lindíssima que tem origem na Índia e na Malásia. Tanto o formato quanto a cor das folhas varia bastante de uma planta para a outra, então você pode investir em mais de um cróton, para ter mini árvores para jardim de inverno em casa. É possível encontrar crótons em diferentes tons de verde, além de vermelho, amarelo, laranja e até roxo.

Begônias

begônia inverno
Begônia (Begonia)

Por fim, a begônia é uma das mais procuradas, pois sua variedade de cores pode tornar o cantinho verde da casa muito colorido. Você pode encontrar begônias vermelhas, amarelas, brancas, rosas e algumas com flores mescladas, que parecem pintadas à mão.

Regue suas begônias de duas a três vezes por semana e tome cuidado, pois são flores para jardim de inverno com pouco sol, ou seja, não suportam a incidência direta do sol, pois pode queimar as flores. Varie as cores escolhidas e as begônias serão o destaque das suas plantas para jardim de inverno.

Não pense que é só isso! Confira a galeria de fotos com mais algumas sugestões de jardim de inverno com vasos:

Flor de Maio
Dedo de moça
flor fantasma
alecrim
flor jade
rosa do deserto
Flor de Maio
Flor de Maio (Schlumbergera truncata)
Dedo de moça
Dedo de moça (Sedum Morganianum)
flor fantasma
Flor Fantasma (Graptopetalum paraguayense)
alecrim
Alecrim (Salvia rosmarinus)
flor jade
Trepadeira Jade (Crassula ovata)
rosa do deserto
Rosa do deserto (Adenium)

Aqui na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para decorar sua casa com plantas. Se estiver precisando de vasos para jardim de inverno, adubo, terra, acessórios de jardinagem, corre na loja mais próxima de você.

Além disso, o setor de jardinagem da Cobasi é o lugar certo para você encontrar os melhores cuidados para você cultivar árvores para jardim interno e cuidar bem do seu jardim. Venha nos visitar!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. ClAudionor alves barbosa disse:

    Muito bom

  2. Francimara disse:

    muito útil.

  3. Francimara disse:

    estou montando um blog sobre jardinagem urbana sustentável.

Deixe o seu comentário