Dracena: uma ótima planta para iniciantes

Compartilhar:


Saiba tudo sobre a dracena, uma ótima planta para iniciantes

As plantas são ótimas para a decoração, trazendo cor, vida e até aromas diferentes para dentro dos ambientes. E quem pensa que é preciso uma casa enorme ou um jardim elaborado para poder cultivá-las, está enganado. Existem vários tipos e espécies que podem ser colocadas em espaços internos e pequenos, desde que tenham os elementos básicos para conseguirem se desenvolver. A Dracena, por exemplo, é uma planta que vai muito bem dentro de casa e ainda traz um bônus: é super fácil de cuidar! 

Nativa da África, a Dracena possui lindas cores e diferentes formas, além de ser uma planta que pode alcançar uma boa altura se colocada em um vaso grande (mas também pode viver em tamanhos menores sem que isso prejudique o seu desenvolvimento).

Ela é perfeita para quem quer começar a entrar no mundo das plantas, pois é muito fácil de ser cultivada, incentivando o jardineiro iniciante a ir adotando outras plantas que possuam um nível de cuidado mais alto. Vamos saber mais um pouquinho sobre ela? 

Características da Dracena

De origem tropical, a Dracena possui diferentes tamanhos, podendo ser encontrada nas cores vermelha, verde e tricolor. As suas folhagens podem alcançar até 40 cm de comprimento, dependendo do tipo de vaso em que você a cultivar. 

Uma característica curiosa da Dracena é que ela também é chamada de Pau d’água e, quando adultas, podem produzir cachos de pequenas flores perfumadas que dão um aroma gostoso ao ambiente.

Essa planta é comumente encontrada em halls de apartamentos, centros comerciais e lojas, pois além de serem fáceis de manter são ótimas como peças de decoração. 

Como cuidar desta planta?

Quando falamos que essa é uma planta fácil de ser cuidada, não é brincadeira! A Dracena não precisa ficar em lugares com luz direta do sol, por isso é perfeita em lugares internos. Basta que você a coloque em lugares que ao menos sejam iluminados durante o dia, e ela irá crescer normalmente. 

Com relação à água, ela também não precisa de grandes quantidades durante o dia. As regas podem ser feitas apenas uma vez na semana durante o inverno e pelo menos duas vezes na semana durante o verão. O excesso de água nessas plantas pode deixá-las amareladas ou tirar o brilho. Assim como a maioria das plantas tropicais, a Dracena ama umidade, mas nunca água em excesso. 

É importante mencionar que a Dracena tem um crescimento um pouco lento, então, se você plantar a sua e perceber que está demorando para crescer, não se preocupe! Essa demora é natural e não indica que a sua planta morreu, muito pelo contrário, a durabilidade dela é muito grande. 

Tá vendo como é fácil cuidar de uma Dracena? Ela é ótima se você está pensando em cultivar plantas e ainda não sabe por onde começar. Vá aos poucos, dedicando apenas um pouquinho do seu tempo a ela, lembrando sempre de regá-la nos tempos corretos e sempre checando se ela não está acumulando poeira em suas folhas. Quando você perceber que já adaptou a sua rotina e aprendeu sobre o básico do cuidado com as plantas, comece a investir em plantas mais complexas e veja mais dicas de como cuidar delas aqui: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário