Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dracena: conheça essa planta fácil de cultivar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Saiba tudo sobre a dracena, uma ótima planta para iniciantes

A Dracena, conhecida popularmente como pau d’água, é uma das plantas mais indicadas para a decoração de ambientes internos. Isso porque, além de sua beleza, ela é uma espécie que tem a capacidade de purificar o ar e não necessita de muitos cuidados, o que é perfeito para quem está iniciando no hobby da jardinagem.

Planta Dracena: características

A Dracena é uma planta de clima tropical, sendo nativa do continente africano. Ela se destaca pela variedade de tamanho e coloração de folhas, que podem ser vermelhas, verdes e tricolores. Quanto à altura, a plantinha pode medir até 1,5m de comprimento, o que permite ser cultivada em espaços reduzidos.

Outra característica marcante da Dracena é que, na fase adulta, ela tem a capacidade de produzir delicados cachos com flores. E o melhor, essas flores exalam um aroma gostoso, deixando o ambiente muito mais confortável e aconchegante para toda a família. 

Tipos de planta Dracena

A Dracena é uma planta que conta com mais de 100 espécies espalhadas pelo mundo. No Brasil, é possível destacar 3 tipos que são ótimos para decorar e dar mais vida para o melhor lugar da casa. Conheça um pouco mais sobre a Dracaena fragrans, Dracaena marginata e a Dracaena reflexa.

Dracaena Reflexa

Dracaena Reflexa
“Canção da Índia (Dracaena Reflexa)

A Dracaena Reflexa é uma planta que pode ser encontrada com os nomes de Pleomele ou “Canção da Índia”. Ela tem como principais características ser uma planta arbustiva, fácil de cuidar e uma linda combinação verde e amarela de suas flores, o que dá mais vida à decoração de qualquer ambiente.

Dracaena marginata

Dracaena marginata
Dracaena marginata é uma espécie que apresenta uma variação de cores e um formato perfeito para decoração de ambientes.

A Dracaena marginata é uma planta originária de Madagascar, uma ilha no continente africano. No auge de sua floração, a planta pode medir até 90cm de comprimento. A sua beleza se dá pela variação de cores, que pode ser verde-escuro com detalhes vermelhos ou até tricolores, com tons de branco, rosa ou creme.

Dracaena fragrans

Dracaena fragrans
Essa planta arbustiva apresenta uma folhagem decorativa e amplamente cultivada em diversas partes do mundo.

Por fim, temos a Dracena mais usada em decoração e projetos paisagísticos. Com o nome científico de Dracaena fragrans, ela chama a atenção pelas folhas largas que combinam dois tons de verde com detalhes amarelos. Isso sem falar do belo contraste formado pela folhagem verde-escura com uma tonalidade fosca, apagada.

Como cuidar da Dracena?

Um dos motivos da Dracena ser uma planta muito requisitada para a decoração de casas e apartamentos é o pouco cuidado que ela exige para se desenvolver. Confira nossas dicas e descubra como é muito fácil cultivar Dracena em casa.

Qual lugar a Dracena prefere?

Apesar de ser uma planta de clima tropical, a Dracena é uma planta considerada de meia-sombra. Por isso, o melhor lugar para ela é em varandas e próximo de janelas, pois conseguirá receber a luz necessária nos horários mais amenos e ficará protegida do calor nos momentos de sol forte.

Como fazer a rega da Dracena?

A planta Dracena é uma espécie perene que precisa de pouca rega para se manter saudável. O ideal é realizar a rega semanal, durante as estações mais frias do ano e duas vezes por semana, nos meses mais quentes. O excesso de água no solo pode tirar o brilho das folhas ou até mesmo deixá-las amarelas.

Qual é o vaso certo para a planta?

A escolha do vaso é essencial para garantir o desenvolvimento completo de sua planta Dracena. Para evitar que as raízes apodreçam, opte sempre por vasos de cerâmica com furos na base. Esse modelo favorece o escoamento da água proveniente da rega e não deixa que o solo fique encharcado.

Eu preciso adubar a minha Dracena?

Sim! Por se tratar de uma planta perece, é preciso que, de tempos em tempos, seja realizada a reposição de nutrientes do solo. De acordo com os especialistas em jardinagem, é importante fazer a fertilização com adubo orgânico duas vezes por mês, entre a primavera e o outono.

Pequenos cuidados com a saúde da planta

Além dos cuidados com rega, iluminação e nutrição do solo, a Dracena é uma planta que precisa de alguma manutenção no dia a dia. Verifique sempre os ramos em busca de flores secas, amareladas ou com sinais de deterioração por parasitas. É muito comum que a planta seja atacada por ácaros e cochonilhas.

Para evitar o agravamento da situação, o ideal é fazer a poda periódica das folhas da planta e investir em um bom produto para o combate de pragas. Dessa maneira, você garantirá a saúde de sua plantinha por muito mais tempo.

dracena como cuidar

Gostou de conhecer mais sobre a Dracena e como é muito fácil cuidar dessa planta em casa? Então, conte para gente: qual é o melhor lugar da casa para decorar com ela?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário