Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Populares e versáteis: Conheça a espada de são jorge

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
espada de são jorge
A espada de são jorge é muito versátil.

A espada de São Jorge talvez seja uma das mais populares plantas nas casas brasileiras. Isso porque, além da sua beleza, versatilidade e facilidade no cultivo, ela carrega todo um misticismo, que segundo os mais esotéricos está ligado à proteção e prosperidade dos ambientes onde essas plantas estão instaladas. Bom né? Vamos conhecer mais sobre as plantas e entender tudo sobre ela! 

Qual é a origem da espada de São Jorge?

Se você não a reconheceu pelo nome, com certeza ao ver a imagem acima, você lembrou de ter visto uma espada de São Jorge em algum lugar. Afinal, essa planta está muito presente em diferentes locais, a exemplo de:

– Parques;

– Canteiros;

– Residências;

– Escritórios;

– Jardins 

E entre outros. A enorme presença da espada de São Jorge pode ser justificada por conta da sua versatilidade. Essas plantas são muito adaptáveis e podem crescem em ambientes diversos, como em áreas externas – onde há constante exposição ao sol,  mas também em ambiente internos, com luzes indiretas. 

Conhecida popularmente como espada de São Jorge, a planta tem por nome científico “Sansevieria Trifasciata” e tem origem na África, como espada de Ogum, que segundo o sincretismo religioso é o orixá africano que representa São Jorge.

Características e diferentes espécies

A principal característica dessa planta é o seu crescimento horizontal, com um formato de lança, com folhas largas, longas e achatadas. Outro ponto é as diferentes tonalidades de verde que ela alcança, sendo a folha verde clara, mas com manchas rajadas de verde escuro. 

Existem, no entanto, três espécies dessa planta. A mais popular é a citada acima, porém, também podem ser vistas as:

  • Espada de Santa Bárbara: essa é uma variação da espada de São Jorge que lembra muito a primeira versão, mas se diferencia por possuir a toda a extensão borda das folhas na cor amarela.
  • Lança de São Jorge: essa, por sua vez, se diferencia ainda mais das duas outras espécies, já que suas folhas são fechadas, como uma espécie de lança em formato cilíndrico. 

É verdade que elas são fáceis de cuidar?

espada de são jorge
Esta planta pode ser utilizada em diferentes espaços.

Primeiramente, é importante considerar que assim como qualquer outra planta, a espada de São Jorge precisa dos seus cuidados básicos como, regagem frequente, terra de qualidade e vasos que proporcionem um crescimento saudável

Além disso, porém, as espadas de São Jorge são sim, conhecidas por conta da seu fácil cultivo. Na verdade, a versatilidade da planta faz com que ela seja altamente resistente, se adaptando nos mais diferentes locais e, por isso, sendo bastante indicadas para aqueles que ainda não possuem grandes dotes na área de jardinagem.

Dessa forma, é comum vê-las contribuindo com a decoração de diferentes espaços, desde jardins até escritórios. Elas podem ser instaladas em halls, corredores e até em banheiros. A única observação, porém, é que em casos de pets na residência, é importante manter a planta longe do alcance deles. Afinal, em casos de mordidas ou cortes, elas podem soltar uma seiva tóxica aos animais.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

Veneno para formiga
Ancinho para jardinagem: para que serve e como usar
Antúrio: uma planta exótica e exuberante
Argila expandida para vasos e jardinagem

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário