Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Argila expandida para vasos e jardinagem

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pedras de argila expandida

Montar um vaso não é simplesmente colocar a terra e a planta. Existe muita técnica por trás da jardinagem e um dos itens mais importantes é a argila expandida. Essa pedrinhas de argila são um substrato resistente, com ótimo custo-benefício e que gera muitos benefícios para as plantas.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra!

Qual a função da argila expandida?

Esse substrato de origem vegetal ajuda na retenção de nutrientes sendo ótimo para plantinhas que gostam de solo rico. A argila expandida para jardim também atua facilitando a drenagem da terra, ou seja, ela auxilia para que a água escoe de forma rápida e evita o apodrecimento das raízes. Apesar de evitar o excesso de água, esse substrato também ajuda a reter a umidade necessária para a terra não ressecar.

E as funções não param por aí! A argila expandida ainda faz o isolamento térmico, que ajuda na proteção das raízes. Ainda existem outros benefícios para as raízes, pois esse substrato oferece espaço para que elas se desenvolvam.

  • Retém nutrientes;
  • Retém umidade;
  • Drena o excesso de água;
  • Isolamento térmico.

Agora ficou fácil saber porque usar a argila expandida em vasos não é mesmo?!

Como é feita a argila expandida?

A argila expandida é feita através da argila natural queimada em um forno. São usadas temperaturas para que essas famosas bolinhas expandam e formem uma casca resistente, mas mantendo a parte interna porosa.

Como colocar argila expandida no vaso?

Além de muito útil, a pedra de argila para jardim também é muito prática. Basta preencher completamente o fundo do vaso com o substrato e pronto! Já pode colocar a terra e a sua plantinha.

Para algumas plantas, é indicado o uso de feltro ou manta de drenagem. Também é possível colocar as pedrinhas também sobre a terra.

Ainda é possível fazer um jardim com argila expandida. Nesse caso, as pedrinhas são colocadas sobre a terra. A função é muito parecida: isolamento térmico, retenção de umidade e de nutrientes.

Nos jardins e hortas verticais, esse é um dos substratos preferidos, já que é extremamente leve. Assim, você faz o isolamento térmico, a drenagem correta e a retenção de umidade sem deixar o vaso muito pesado.

O que posso usar no lugar de argila expandida?

Esse é um substrato muito indicado por não só drenar o solo, mas também reter nutrientes e umidade, além de fazer o isolamento térmico. No entanto, existem alguns outros produtos que ajudam a evitar a retenção de água.

Pedrinhas, cascas de árvores e britas e até telhas quebradas. No entanto, todos possuem algumas desvantagens. A decomposição das cascas de árvore é rápida e sua drenagem não é tão eficaz. Já as pedrinhas, britas e telhas são pesadas, tornando difícil transferir os vasos de lugar e impossibilitando o uso em jardins verticais.

Gostou do conteúdo? Agora você já sabe para que a argila expandida serve e como usar esse substrato no seu vaso!

Confira outros posts sobre jardinagem no blog da Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário