Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Singônio: conheça a planta que muda de cor

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Singônio

Para quem gosta da natureza, nada melhor do que ter um espaço bem verde em casa, não é? Para isso, existem algumas plantas que se dão super bem em ambientes internos, como o singônio. Saiba tudo sobre a espécie, como cultivar, curiosidades e muito mais.

Saiba tudo sobre a trepadeira singônio

Uma das plantas mais queridinhas para a decoração, o singônio é uma planta versátil, de fácil cultivo e que adiciona um toque de verde e elegância a qualquer ambiente.

Pertencente à família Araceae, o singônio (Syngonium podophyllum) é uma planta ornamental, com folhagem exuberante e variada, que pode apresentar diferentes tonalidades e padrões, tornando-a uma opção popular para decoração de interiores.

Originária das florestas tropicais da Nicarágua, Costa Rica e outras regiões da América Central, a planta é resistente e de crescimento rápido, sendo muito comum encontrá-las em praças, parques, canteiros próximos a muros, cercas e muito mais. 

Tipos de singônio

O gênero Syngonium é composto por mais de 30 espécies. O Syngonium angustatum Schott é um dos mais conhecidos, mas existem outros tipos que você precisa conhecer:

Syngonium podophyllum 'White Butterfly'
Syngonium podophyllum 'Pink Allusion'
Syngonium podophyllum Neon Robusta
Syngonium podophyllum 'White Butterfly'
São folhas verdes com estrias brancas e delicadas.
Syngonium podophyllum 'Pink Allusion'
Apresenta folhas em tons de rosa e verde, criando um efeito único.
Syngonium podophyllum Neon Robusta
Possui folhas de um verde neon vibrante e brilhante.

Características do Singônio

Também conhecida como “Planta-Flecha” – nome popular da planta singônio – devido ao formato de suas folhas, a espécie pode atingir até 1,5 metros de altura, quando cultivada em condições ideais. 

Em vasos, a planta pode chegar até 1,2 metros de altura, apoiada em suportes. Mas, como trata-se de uma planta trepadeira, o seu tamanho não é determinado. Na natureza, ela pode crescer e cobrir inteiramente os troncos das árvores.

De crescimento rápido, suas folhas são brilhantes e lustrosas, com variações de cores que vão desde verde-amareladas, em tons de rosa até verdes intensos, com ou sem manchas brancas. A tonalidade pode mudar de acordo com a idade da planta. 

Por exemplo, a espécie Syngonium angustatum Schott, quando as folhas estão jovens têm o miolo na cor branca. À medida que o tempo passa, a planta torna-se completamente verde.

Além disso, uma grande curiosidade das características da planta é que suas raízes se apegam com força ao tronco das espécies maiores, sem sugar os nutrientes delas. Isso significa que ela não é uma folhagem parasita.

Ficha Técnica – Singônio

Nome popularSingônio
Outros nomesPlanta-cabeça-de-flecha, Planta-flecha
CategoriaFolhagens
OrdemAlismatales
FamíliaAraceae
GêneroSyngonium

Como cuidar de um singônio?

Trata-se de uma planta de fácil cultivo, inclusive sendo indicada para jardineiros iniciantes. Aqui, estão algumas dicas importantes para garantir o sucesso no cultivo do singônio:

Iluminação

Mesmo sendo flexível a demanda de luz, o singônio é uma planta de meia-sombra. O mais indicado é cultivá-lo em ambientes com claridade e horas de sol sobre as folhas. 

Solo

Seja em vasos ou canteiros, o solo deve ser úmido, composto por um substrato rico em matéria orgânica e bem drenado. O mesmo procedimento serve para o plantio em espaços externos.

Rega

Em intervalos regulares, as regas devem ser realizadas sempre que o substrato estiver seco ao toque. Mas, cuidado para não encharcar o solo, o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes. Um sinal de que a planta precisa de água é se as folhas estão caídas e as pontas secando.

Fertilização

A adubação pode ser feita com fertilizante líquido. Uma boa dica é aplicar via foliar, ou seja, diluído em água, borrifando-o nas folhas a cada sete ou 15 dias. 

Podas

Para fazer a contenção, manter sua altura e a forma, além de uma aparência mais compacta e densa, faça podas regulares. 

Limpeza das folhas

Faça um cronograma de limpeza das folhas, um pano úmido vai ajudar a remover a poeira e manter sua aparência brilhante.

Monitoramento de pragas e doenças

Atenção com as infestações de pragas, como pulgões e ácaros. Manchas nas folhas ou amarelecimento são sinais que a sua planta precisa de cuidados específicos. 

O singônio é uma planta encantadora e fácil de cuidar, está querendo cultivá-la na sua casa? Então, confira mais dicas a seguir.

Como utilizar o singônio na decoração?

syngonium singônio
A planta singônio é uma ótima opção para a jardineiros iniciantes.

Já em relação à decoração, o singônio pode ter seu crescimento para cima ou para baixo. É possível plantá-lo em um vaso ou no chão.

Por exemplo, caso você decida plantar perto de colunas ou muros, ele irá crescer como uma trepadeira. Como também, existe a opção de pendurá-lo em um lugar alto em vasos suspensos, assim as folhagens irão crescer em direção ao chão.

Para quem prefere investir num estilo clássico, é possível plantar o singônio em vasos de cerâmica ou barro.

Pode ter singônio no quarto?

Sim, a planta pode ser colocada em qualquer cômodo. Contanto que atenda às necessidades da espécie, como cultivá-lo em ambientes com claridade.

Entretanto, se a ideia é deixar a casa moderna, cultive a planta em outros vasos, como de madeira, vidro, aço ou cachepôs coloridos. 

Singônio é uma planta tóxica?

Sim, a seiva leitosa do singônio contém cristais de oxalato de cálcio e é tóxica até ao contato com a pele. Por esse motivo, é necessário cultivar em local seguro, distante de animais e de crianças. Além das dicas, existem alguns produtos que você vai precisar, como vasos, tesouras, substratos e muito mais. 

No setor de jardinagem da Cobasi você encontra tudo o que é essencial para cultivar singônio e outras plantas. Aproveite nossas promoções e agende agora mesmo a entrega do seu pedido com a Compra Programada

planta singônio

Ficou com alguma dúvida sobre a planta singônio? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Cristina disse:

    Obrigada pela explicação sobre a planta

Deixe o seu comentário