Aprenda como cultivar e cuidar de lírio-da-paz em casa

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flor de lírio-da-paz
O lírio-da-paz é conhecido por atrair boas energias

O lírio-da-paz, além de ser uma planta charmosa e fácil de cuidar, atrai paz, tranquilidade, harmonia e esperança para quem cultiva.

Venha com a gente e conheça os cuidados necessários com iluminação, rega, poda, adubação e qualquer vaso escolher para cultivar a planta em casa. Confira!

Lírio-da-paz: ficha técnica

Nome científicoSpathiphyllum wallisii
Nome popularLírio-da-paz, Bandeira-branca ou Espatifilo
FamíliaAraceae
OrigemColômbia e Venezuela
Ciclo de vidaPerene

Principais características do lírio-da-paz

O lírio-da-paz é uma planta que se caracteriza por uma bráctea branca, similar à uma pétala, e uma inflorescência na parte central, também chamada de espiga.

Inclusive, o seu nome se dá em virtude da aparência semelhante a uma bandeira da paz hasteada.

Nativa de regiões de clima tropical, a planta pode atingir cerca de 60 a 70cm de altura no auge de sua floração, que acontece entre a primavera e o verão.

Passo a passo para plantar lírio-da-paz

O lírio-da-paz pode ser cultivado tanto em vasos e floreiras, como diretamente no jardim. O principal cuidado é escolher um local à meia-sombra para a planta, pois, caso contrário, é possível que suas pétalas fiquem queimadas.

Após escolher o melhor lugar da casa para a sua plantinha, basta seguir o passo a passo abaixo:

1.      Faça uma cova maior que o torrão da muda; 

2.      Forre o fundo da cova com areia para a facilitar a drenagem.

3.      Coloque a muda centralizada na cova;

4.      Complete a cova com substrato orgânico e drenável;

5.      Regue o solo até ele ficar umedecido;

6.      Após 20 dias adube com fertilizante orgânico para estimular a floração.

Cuidados essenciais com o lírio-da-paz

vaso com lírio-da-paz
Vaso com lírio-da-paz

Após realizar o plantio do lírio-da-paz, chegou o momento de cuidar para que ele floresça e permaneça lindo decorando a sua casa. Acompanhe nossas dicas.

Escolha a iluminação correta para a planta

A iluminação ideal para uma planta é à meia-sombra. Por isso, o recomendado é deixá-la próximo de janelas, varandas ou na parte coberta do jardim. Assim, ela poderá receber sol nos horários mais amenos e permanecer saudável.

O melhor vaso para lírio-da-paz

Para quem recebeu uma planta ou muda de deseja fazer o replantio, os vasos de cerâmica ou barro são os mais indicados. Melhor ainda se eles tiverem furos em sua base.

Essa combinação é ideal para favorecer a drenagem da água das regas, evitando o encharcamento do solo e o apodrecimento das raízes.

Cuidados com a rega

Nas estações mais quentes do ano, o ideal é regar a planta de 3 a 4 vezes por semana. Entre o outono e o inverno, a prática pode ser reduzida a duas vezes por semana.

O objetivo é manter o substrato úmido para facilitar a absorção dos nutrientes pela planta. Por fim, aproveite o momento da rega para borrifar água nas folhas, o que ajuda a eliminar o acúmulo de sujeira e poeira.

Atenção com a adubação

Por se tratar de uma espécie perene, a planta precisa de adubação algumas vezes no ano.

Entre a primavera e o verão, época da floração, fertilize a terra com produtos orgânicos a cada 2 meses. Para evitar superexposição aos nutrientes, siga as orientações do fabricante.  

Quando realizar a poda?

A poda das folhas devem ser feita apenas quando você encontrá-las queimadas ou murchas.

Com uma tesoura específica para jardinagem, bem próximas à junção com o ramo. Dessa maneira, além de preservar a saúde das outras folhas, você evita o surgimento de pragas e fungos.

O lírio-da-paz é uma planta pet friendly?

Não, o lírio-da-paz está na lista de plantas venenosas para pets e crianças pequenas. O motivo disso é uma substância chamada andromedotixina, presente em todas as partes da planta.

A ingestão dessa substância pode causar alterações nas funções renais e biológicas. Além disso, seu pet pode ter dificuldade para engolir alimentos, problemas respiratórios e irritação nos olhos e mucosa da boca.

Gostou de saber como plantar e cultivar lírio-da-paz em casa? Para aprender mais sobre jardinagem, visite o nosso exclusivo Guia de Plantas e Flores

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Paulo Pessôa disse:

    Excelentes e completas informações sobre o cultivo do lírio da paz.

Deixe o seu comentário