Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como cuidar de Maranta corretamente em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como cuidar de maranta
A Maranta é muito usada para dar um cara sofisticada ao ambiente

A Maranta é uma planta ótima para quem busca uma decoração natural e elegante para ambientes. A espécie é conhecida por unir textura e beleza, vem com a gente para conhecer os cuidados necessários para ter uma Maranta em casa.

Maranta: uma planta marcada pela beleza

A Maranta não é apenas uma espécie de planta, o termo se refere a um gênero inteiro. No mundo, até o momento, há mais de 30 tipos diferentes de amarantas, localizadas principalmente em regiões de clima tropical como, por exemplo, no Brasil.

Uma característica marcante da Maranta são suas folhas, que apresentam mesclas de cores em diferentes tons, sendo as mais comuns o vermelho, verde e bege. Justamente por isso, ela se torna uma alternativa para decorar os mais variados tipos de ambientes internos, já que sua altura não passa dos 60cm.

Tipos de Marantas mais comuns

A Maranta é famosa por ser uma planta que conta com uma grande variedade de espécies. Por isso, nós selecionamos aquelas que são mais fáceis de encontrar para ajudar você a dar um toque diferente à decoração da sua casa. Confira!

Maranta-tricolor

planta maranta tricolor
O charme da maranta-tricolor é a cor de suas folhas

A variação que faz mais sucesso entre os apaixonados por jardinagem é a Maranta-tricolor. Ela tem como destaque a sua combinação única de tons de verde e rosa em suas folhas. Originária da região da Mata Atlântica, o ideal é cultivá-la em locais onde ela possa receber luz do sol em horários mais amenos como, por exemplo, final da tarde ou começo da manhã.

Maranta Burle Marx

vaso com planta Burle-marx
A Burle Marx tem uma aparência delicada

A Maranta Burle Marx é uma variação bem delicada da planta. Por causa disso, dê preferência a ambientes internos no momento de cuidar dela. O seu diferencial fica por conta da combinação de tons de verde de suas folhas, que assumem um formato arredondado, o que oferece um visual singelo à decoração.  

Maranta-riscada

vaso com Calathea ornata
A Calathea ornata se destaca pelos detalhes rosas nas folhas

Quando falamos da Maranta-riscada, nos referimos à uma planta versátil e compacta, que combina com a decoração de qualquer lugar da casa. Suas principais características são o padrão verde escuro das folhas com pequenos detalhes rosas que parecem terem sido desenhados à mão.

Maranta-cascavel

folha de maranta cascavel
A Calathea insignis chama pelos detalhes verde-escuro em sua folha

A Maranta-cascavel é uma planta que chama a atenção por ser diferente das outras da espécie. Indicada para cultivo em locais à meia-sombra, o seu charme está nas folhas alongadas, o contraste entre os tons arroxeados e o verde-claro entre as duas faces da folha.

Maranta-zebrina

Calathea zebrina
A maranta zebrina é uma planta que precisa de cuidados especiais

A planta Maranta-zebrina é um tipo que precisa de uma série de cuidados, como por exemplo, ser cultivada em regiões de clima ameno, não ser exposta diretamente ao sol e ter o solo úmido. Suas folhas têm um formato de elipse e uma linda combinação de tons de verde claro e escuro.

Maranta-pavão

folhas de makoyana
A maranta-pavão recebe esse nome devido ao formato das folhas

A espécie Maranta-pavão é uma planta nativa do Brasil que precisa de uma local arejado e protegido do sol intenso para se desenvolver. Ela recebe esse nome porque suas folhas lembram as penas da ave. Isso sem mencionar a mescla de tons de verde claro e escuro que criam um desenho único para as folhas.

Maranta: saiba como cuidar da planta

Cuidar da Maranta é uma tarefa bem simples para o apaixonado por jardinagem. São necessários apenas alguns cuidados com iluminação, qualidade do solo, rega, fertilização, entre outros. Conheça melhor cada uma das etapas:

A planta gosta de um local iluminado

O primeiro passo para cuidar da Maranta em casa é a escolha do lugar adequado para a planta. O mais indicado é buscar ambientes que sejam iluminados e arejados, mas que também a protejam do contato direto com os raios solares. Já que o excesso de luminosidade faz com que as flores fiquem queimadas e percam a coloração original.

Invista em um vaso drenável

Apesar de gostar de um solo úmido, ela não tolera que a terra fique encharcada. Por causa disso, o ideal é investir em vasos de cerâmica ou barro com furos na base. Dessa maneira, você favorece o escoamento da água proveniente da rega.

Prepare um solo rico em material orgânico

Após a escolha do espaço de cultivo, é hora de deixar o solo do jeitinho que ela gosta. Por isso, adicione adubo orgânico na terra. Se optar pelo cultivo diretamente no jardim, é preciso deixar um pequeno espaço entre as mudas para que as raízes possam se desenvolver.

A adubação do solo deve ocorrer a cada seis meses, para repor os nutrientes da terra. Para fornecer uma boa nutrição à planta, não se esqueça de comprar um substrato orgânico drenável com areia, brita ou argila junto com material orgânico.

Quando regar a Maranta?

A rega da deve ser feita a cada dois dias durante as épocas mais quentes do ano. Além disso, pulverize um pouco de água uma vez por dia nas folhas para mantê-las hidratadas e saudáveis.

É preciso fazer a poda da planta?

Sim! Essa é uma prática essencial para ajudar a planta a se manter saudável e crescer sempre bonita.. Por isso, é importante que o apaixonado por jardinagem tenha em casa a tesoura adequada para realizar a poda de folhas que estejam ou amarelas

Não há como negar, a planta chama a atenção por sua beleza. Por isso, conte para gente: qual dos tipos de Maranta vai decorar o melhor espaço da sua casa?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Cicera RaimundSilva disse:

    Eu gosto muito de plantas e falando sobre as marantaas cultivar dentro de casa a minha cidade é fria

  2. Aparecida vania disse:

    Amo plantas, pena que tenho pouco espaço.obrigada pela ajuda com as maranta

  3. Márcia disse:

    As marantas são uma das espécies que mais amo devido à beleza da folhagem. E tem o charme delas se fecharem à noite e mostrarem o verso roxinho das folhas… é como se elas estivessem em prece a Deus por nós. É a coisa mais linda.

  4. Eliene disse:

    Tenho maranata riscado e a folha está ficando “queimada na pontinha, devo podar

    • Cobasi disse:

      Olá, Eliene! Para cuidados com a Maranta, sugerimos avaliar as condições de iluminação, umidade e rega. Caso as folhas estejam queimadas, pode ser útil podar as partes afetadas. Se persistir, um especialista em plantas pode oferecer orientações mais precisas.

Deixe o seu comentário