Como cuidar de maranta da melhor forma

Compartilhar:


como cuidar de maranta

Plantas são ótimas opções para quem busca uma decoração natural e elegante para ambientes. Entre as opções, temos a maranta, uma espécie que une textura e beleza em uma mesma planta. No entanto, se você é daqueles que têm dúvidas sobre como cuidar de maranta, continue com a gente!

Neste artigo, você vai saber mais sobre os cuidados para se ter com a maranta. Dessa forma, sua casa ou jardim contará com uma bela decoração.

A beleza da maranta

Antes de tudo, é importante saber que maranta se refere a um gênero de planta. Atualmente, são conhecidos cerca de 30 tipos diferentes, localizados em ambientes tropicais e úmidos.

Por isso, é muito comum encontrar essa planta pelo Brasil e demais países de clima tropical da região.

Uma característica marcante da maranta são suas folhas, que apresentam faixas de cores diferentes, com variação de tons vermelhos, verdes e bege. Dessa forma, a planta chama a atenção pelas diferentes tonalidades que a folhagem apresenta.

Normalmente, as espécies de maranta não ultrapassam os 60 cm de comprimento. Por isso, ela pode se tornar um ótimo item decorativo para sua casa ou jardim.

Por último, como há diferentes tipos de maranta, você tem diferentes opções para escolher. Basta ver qual te chama mais a atenção e adquirir essa planta tropical. 

No entanto, a maranta também precisa de alguns cuidados. Então, vamos conhecer.

Aprendendo como cuidar de maranta

Primeiramente, escolha um bom local para plantar. Como a maranta gosta de ambientes com clima tropical, prefira cultivá-la em um espaço arejado.

No entanto, não a coloque em contato direto com a luz solar. Com o excesso de luminosidades, as folhas podem ficar queimadas e perder sua coloração natural. Prefira deixar sua maranta em ambientes com sombra.

Caso queira cultivar sua maranta em vasos dentro de casa, saiba que a planta precisa do contato com a luz indireta por um período de duas a três horas diárias. Também é importante que o vaso com a planta seja colocado em um local arejado a cada 15 dias.

Para quem deseja cultivar dentro de casa, saiba que a maranta tricolor se desenvolve melhor em ambientes internos.

Preparando o solo

como cuidar de maranta

Após a escolha do espaço de cultivo, é hora de deixar o solo do jeitinho que a maranta gosta. Por isso, adicione adubo orgânico na terra. No caso de maranta plantada no chão, deixe um pequeno espaço entre uma muda e outra

Para marantas cultivadas em vaso, o recipiente deve ter espaço para o desenvolvimento da raiz da planta. 

A adubação do solo deve ocorrer a cada seis meses, para repor os nutrientes da terra. Para fornecer uma boa nutrição à planta, misture um pouco de terra de jardim, vegetal e areia junto com o adubo.

Quando se deve regar a maranta?

A rega da maranta deve ser feita a cada dois dias em períodos abafados. Uma boa dica é apostar em pulverizadores para umedecer as folhas uma vez ao dia. Se preocupe também em umedecer o solo. 

Como a maranta não gosta de solo encharcado, utilize um regador para controlar a quantidade de água oferecida à planta.

No entanto, caso perceba que algumas folhas estão secas e perdendo a tonalidade natural, pode-as com uma tesoura.

Observar o estado das folhas é uma ótima dica para saber se a planta está se desenvolvendo bem. Por isso, se perceber que a folhagem está se retorcendo, ela pode estar ressecada. Já se a folha estiver amarelada ou ressecada nas pontas, ela pode estar tendo contato direto com luz solar.

Qual é a temperatura adequada para se cultivar?

Se está pensando em cultivar sua maranta dentro de casa, o ambiente tem de estar em uma temperatura de até 25º C. Até mesmo as marantas cultivadas em jardins devem estar dispostas na sombra e em ambientes arejados.

Épocas de baixas temperaturas e excesso de chuva podem atrapalhar o desenvolvimento de sua planta. Por isso é importante escolher os tipos de plantas que melhor se encaixam no clima de onde você reside.

Mas não há como negar, a maranta chama a atenção de todos que a veem. Então, cuide bem dela e torne essa planta a decoração perfeita do seu jardim ou casa.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Cicera RaimundSilva disse:

    Eu gosto muito de plantas e falando sobre as marantaas cultivar dentro de casa a minha cidade é fria

Deixe o seu comentário