Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Orquídea bambu: saiba como cultivar essa linda planta

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
orquídea bambu

Está procurando uma planta colorida e resistente para transformar a decoração do seu jardim? Então, você precisa conhecer a orquídea bambu. Estamos falando de uma espécie que vem ganhando destaque no paisagismo de áreas externas e internas, por conta das cores que deixam qualquer ambiente mais vistoso e cheio de vida.

Neste artigo, além de saber tudo sobre a orquídea bambu, preparamos um guia completo com diversas dicas simples para plantar e cultivar essa linda planta em casa. Continue a leitura e descubra!

Orquídea bambu: apaixone-se por essa linda e resistente planta

Popularmente conhecida como orquídea bambu (Arundina graminifolia ou Arundina bambusifolia), essa é uma planta terrestre bastante comum em jardins residenciais, sendo cultivada em vasos, renques e divisórias.

Pertencente a uma das famílias de plantas mais numerosas e conhecidas no mundo científico – Orchidaceae – a orquídea bambu se destaca por conta da sua variação de cores e formas, o que potencializa a procura no mercado de plantas ornamentais. Inclusive, vamos conhecer um pouco mais sobre essas características.

Orquídea bambu: características

A arundina, como também é conhecida, é bastante indicada para jardins tropicais, contemporâneos e paisagismo comercial por causa das suas características rústicas: caule comprido rodeado por folhas pequenas, que são semelhantes aos bambus tradicionais, fato que deu origem ao seu nome.

As suas lindas flores aparecem na primavera e verão, mas, se bem cuidadas, podem florescer o ano todo. Como exalam fragrâncias bastante perfumadas, é comum que atraia alguns bichos, como borboletas e abelhas.

Qual a altura da orquídea bambu?

A espécie apresenta caule que cresce até uma altura de 2m, com folhas finas e compridas, com um comprimento de 9 a 19cm e largura de 0,8 a 1,5cm.

Você deve estar se perguntando: “onde estão as cores que deixam qualquer ambiente mais vistoso e cheio de vida”. Calma, que não esquecemos. Só preferimos criar um espaço especial para falar sobre. Confira!

Tipos e cores de orquídea bambu

A orquídea bambu é uma combinação de características rústicas e delicadas, com uma diversidade de tonalidades que só destacam ainda mais a beleza dessa planta.

Conheça cada tipo de cor da orquídea bambu:

Orquídea Bambu Roxa
Orquídea Bambu Branca
Orquídea Bambu Branca e Roxa
Orquídea Bambu Amarela
Orquídea Bambu Roxa
Orquídea Bambu Roxa: a tonalidade mais comum, amplamente usada em projetos de paisagismo.
Orquídea Bambu Branca
Também conhecida como arundina alba, suas pétalas são completamente brancas. Em comparação aos outros tipos, seu crescimento é mais lento e costuma ser menor.
Orquídea Bambu Branca e Roxa
Essa combinação de cores é a arundina semialba, que é formada por flores brancas com o labelo delas na tonalidade roxa.
Orquídea Bambu Amarela
A mais rara das orquídeas bambu e a mais difícil de ser encontrada. Algumas das suas flores podem apresentar pequenos traços na cor roxa.

É possível plantar orquídea bambu no Brasil?

Originária do sudeste asiático, a planta apresenta fácil adaptação a clima variados e o seu cultivo é adequado para diferentes ambientes, como o Brasil.

Agora você conhece mais sobre essa planta ornamental e sabe que pode ser cultivada no clima brasileiro. Então, confira o guia de como plantar e cultivar essa espécie de orquídea. 

Como plantar orquídea bambu em 5 Passos

Apesar de ter uma característica de planta resistente, a orquídea assim como qualquer outra espécie, demanda certos cuidados que são essenciais para o seu desenvolvimento. Sendo assim, vamos para as primeiras dicas: como plantar orquídea bambu

  1. Recomenda-se que o cultivo seja em muda, pois é mais prático para ser plantada diretamente no solo, seja em jardim ou em vaso.
  2. A seguir, amarre a muda em um pedaço de madeira fino. Uma boa sugestão é utilizar um palito de churrasco.
  3. Use barbante ou até mesmo um arame para prender a muda com a madeira.
    Importante: faça esse processo com delicadeza para não machucar a muda. Essa etapa é importante para dar estabilidade à planta, garantindo uma maior chance de fixação no solo.
  4. Adicione a muda na terra. Não é necessário enterrar, coloque somente o suficiente para garantir a estabilidade da planta.
  5. Após plantar, faça a primeira rega. Basta deixar a terra úmida, não é para encharcar.

Um detalhe importante: a planta pode atingir até 2 metros, então avalie com precisão onde irá plantá-la. Por exemplo, se optar pelo cultivo em vaso, o recipiente precisa atingir o tamanho mínimo de 30 centímetros. Essa dimensão irá garantir que as raízes da planta consigam se desenvolver.  

Aproveitando o assunto vasos, o recipiente precisa ter furos na parte inferior, tudo bem? Esse detalhe é fundamental para o escoamento da água proveniente da rega da planta. 

Como cuidar de orquídea bambu

como plantar orquidea bambu
Orquídea bambu (Arundina Graminifolia)

Para cultivar orquídea bambu em casa, a boa notícia é que as etapas e cuidados diários são simples e práticas, mas que precisam ser respeitados para que a planta se desenvolva de forma saudável. Confira o guia completo:

Qual o solo indicado para plantar orquídea?

O  plantio deve ser em solo com terra fértil, permeável, bem drenado e rico em matéria orgânica. Essas são características do solo que influenciam positivamente no crescimento da planta. 

Caso não seja o tipo de solo de seu jardim, é necessário fazer adubação na etapa inicial do plantio, de preferência, orgânico ou animal. Em vasos, as soluções mais completas são o uso de terra vegetal, que vai ajudar a fornecer os nutrientes essenciais para a orquídea. Você também pode utilizar fertilizante NPK.

A orquídea bambu gosta de sol?

Diferentemente da maioria das orquídeas que não podem ter contato direto com o sol, para não ter suas folhas e flores queimadas, a orquídea bambu é o contrário.

A espécie gosta de receber sol por algumas horas no dia (sol pleno por pelo menos 4 horas). Portanto, quando for plantada pense em um ambiente que receba luz solar, de preferência o sol do começo da manhã ou fim de tarde.

Em vasos e ambientes internos, tome cuidado para não deixar a planta à meia-sombra, pois ela irá buscar a luminosidade do sol. Caso isso aconteça, a planta vai curvar em direção à luz e ficará torta. A maneira de evitar isso é deixar o vaso num local iluminado.

Qual o clima ideal para plantar a orquídea?

orquídea bambu como cuidar
Mesmo que diários, as etapas de cultivo das orquídea bambu em casa são simples e práticos.

Como gosta de sol, a temperatura ideal é alta, entre 25º e 30ºC. Vale destacar que a planta por conta da sua resistência,  suporta variações de temperatura, desde que não sejam extremas.

Como regar a orquídea bambu?

O cronograma de rega deve ser frequente, mas sempre com o cuidado para que não deixe o solo encharcado. A dica é: nos meses quentes, pode regar a planta 3 vezes por semana; já em meses mais frios, 2 vezes na semana. Simples, não é mesmo?

Orquídea precisa de poda?

Para explicar sobre a poda, vamos precisar falar sobre a floração da planta. O nascimento das flores da planta não tem uma data fixa no calendário, sendo possível, com os cuidados certos, acontecer durante todo o ano. 

Portanto, a poda é sim necessária, depois da floração. O processo também é bastante simples, porém, é fundamental utilizar equipamentos próprios de jardinagem para retirar as hastes velhas, secas, amareladas ou doentes.

Tudo bem, mas quanto tempo dura a flor da orquídea bambu? Geralmente, as flores, que nascem com cerca de 9cm, sempre dão na ponta dos galhos e permanecem abertas de 3 a 7 dias.

planta rosa

Gostou de saber mais sobre orquídea bambu, essa planta resistente que dá lindas flores de diversas cores? Aqui, na Cobasi, você vai encontrar tudo o que é essencial para o seu jardim: vasos, adubo, tesoura de poda e muito mais. Como também, muita informação no Blog da Cobasi. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário