Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Flor de Íris: saiba como plantar e cultivar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Flor de íris

Você conhece a Flor de Íris? Essa linda e delicada planta, que tem sua origem ligada à mitologia grega, é aquela espécie ideal para embelezar jardins, canteiros, vasos e qualquer ambiente que for cultivada. Frequentemente confundida com orquídeas, a Íris é uma flor que tem seu próprio encanto e beleza única, e é isso que vamos apresentar neste artigo. 

De cuidados simples, os fãs de jardinagem cada vez mais procuram informações sobre a planta íris, muito pela sua ampla diversificação de cores e tipos, que consegue facilmente ornamentar com diversos ambientes e outras plantas. Confira tudo sobre a Flor de Iris: características, como cultivar e muito mais. 

Características da flor Íris

Íris é um gênero composto por cerca de 200 espécies de flores com características vistosas e com diversas tonalidades, incluindo branco, vermelho, amarelo, violeta, rosa, roxa e azul, sendo as duas últimas as mais comuns.

Pertencente à família da Iridaceae, a Íris é o maior grupo. São perenes, herbáceas e o seu crescimento é feito por meio de bulbos e rizomas. 

Mesmo sendo encontrada em maior proporção no hemisfério Norte, essas flores estão presentes em várias áreas do mundo. As flores Íris são compostas por folhas e possuem a partir de 3 pétalas em formato de espada, que podem variar de 3 a 10 dependendo da espécie. O seu crescimento atinge entre 15 cm até 1,20 m, também variando de acordo com o tipo da planta.

Essas partes são adaptadas para acumular os nutrientes e energia que as plantas demandam para o seu desenvolvimento. No caso da Íris, o seu crescimento acontece em tempos mais úmidos, por meio dos rizomas, com caule mais grosso e folhagem extensa. Já quando o clima está seco, geralmente a planta se desenvolve com bulbos, que são um “guarda-nutrientes” para o período de inverno.

5 tipos de flor Íris

A família da planta Íris é bastante grande, com diversas variedades de tamanhos e cores, inclusive com algumas espécies híbridas. Tem os tipos de Íris com caules mais floridos, outros com caules longos, ocos, ramificados ou simples. Confira mais informações sobre essas plantinhas.

Íris Germânica

Íris Germânica
Íris Germânica (Iris × germanica)

Com características muito resistentes, esta espécie tem fácil adaptação para diversos tipos de solo e consegue se desenvolver com bastante facilidade. Com variação de cores, a Íris Germânica pode ser encontrada nas cores como amarelo, vermelho, branco, azul ou roxo.

Suas flores têm um aroma muito agradável, sendo bastante indicada para plantar em vasos ou jardins.

Íris Pálida

Íris Pálida
Íris Pálida (Iris pallida)

Também chamada como Lírio de Florença, essa linda flor também se destaca pelo perfume natural e as tonalidades da pétalas em violeta e branco. A Íris Pálida pode chegar a atingir 1,5 metros de altura e possui propriedades medicinais indicadas para o tratamento de condições gastrointestinais, como vômitos e gastrite.

Íris Siberiana

Íris Siberiana
Íris Siberiana (Iris sibirica)

Essa planta, em muitos lugares, é chamada de Lírio Siberiano. Comparado a outras espécies de Íris é um pouco menor, sua altura máxima é de 60 cm. Esse tipo apresenta entre 1 a 3 flores nos tons de azul púrpura e amarelo claro.

Íris Japonesa

Íris Japonesa
Íris Japonesa (Iris japonica)

Comuns em solos japoneses e asiáticos, a Íris Japonesa é uma planta que cresce selvagem e tem cor púrpura azulada. Muito chamativa, seu cultivo é comum em hortas e pomares. Essa é uma espécie que está na lista de híbridas naturais e modernas. 

Essas são apenas algumas das espécies. Existe uma ampla diversidade, como a planta Íris amarela, branca e muitas outras. Agora, chegou o momento de saber como cuidar da planta. 

Íris Planta: como cuidar

Antes de plantar Íris, algumas informações precisam ser validadas. Como são muito resistentes às mudanças climáticas, por exemplo, as Íris são ideais para quem está iniciando na jardinagem. Conheça mais sobre as etapas de cuidados da planta. Vamos lá! 

Clima e temperatura

Primeiramente, qual é o clima predominante da região onde você mora? Essa é uma questão importante porque a temperatura pode variar a forma como é feito o plantio.

Por exemplo, em climas mais amenos, como no Sudeste e Sul do Brasil, o mais indicado é que o plantio seja no verão, porque são dias com mais probabilidade de ter mais luz solar, que é ideal para o desenvolvimento das raízes de Íris no solo. 

Aproveitando o assunto sobre luz, a planta Íris gosta de sol. Portanto, esse é um ponto que não pode faltar no cultivo da planta. Certifique-se de que o ambiente apresenta boa incidência de luz durante o dia. Não é necessário contato direto com o sol. Lugares iluminados, por um período de 7 ou 8 horas diárias já são suficientes. 

Solo

Não há novidades em relação aos cuidados com o solo: o solo deve estar úmido e deve ser bem preparado com adubo. Ou seja, um bom cronograma de rega vai ajudar na drenagem, super indicada para o desenvolvimento pleno da planta. 

Escolha do vaso

planta roxa em vaso
As flor de íris podem ser usadas em vasos decorativos, mas para o cultivo o mais indicado são vasos com espaçamento e escoamento adequado.

Caso vá plantar Íris no vaso, o ponto de atenção é: garantir a drenagem no vaso. Em outras palavras, precisa ter aqueles furinhos embaixo para garantir que a terra não fique encharcada com a rega e apodreça a raiz da planta. Além disso, como também é indicado usar camada de areia ou pedras no fundo do vaso, uma boa dica é o recipiente de cerâmica.

Não adicione mudas no mesmo vaso, pois elas precisam de espaço para se desenvolver. Combinado?

Rega

A demanda de rega da planta Íris diminui quando chegam a sua maturidade. Porém, até lá um cronograma de regas a cada 5 a 7 dias é o suficiente. 

Quando plantadas em ambientes externos, como jardins, no inverno a rotina pode mudar um pouco, já que o solo fica mais seco. Mas, não se preocupe. Os bulbos da Íris têm o papel de manter as plantas nutridas.

Fertilizante

O uso de fertilizantes na Íris é indicado para ajudar no seu desenvolvimento. Precisando ser validado de acordo com o tipo da planta, é comum que a aplicação da solução seja feita na terra e nunca no caule da planta. Além disso, anote essa importante informação, após a utilização do fertilizante, regue-a para melhor absorção dos nutrientes. 

planta roxa

Gostou de conhecer mais sobre a flor de Íris? Aqui, na Cobasi, você encontra muita informação sobre plantas, como também tudo o que é essencial para jardinagem. Aproveite nossas promoções para comprar vasos, flores, acessórios, ítens de decoração e muito mais. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. André Pereira do Lago disse:

    Voces tem rosa do deserto negra.
    Se tiver qual o preço
    Obrigado

  2. Lucia disse:

    Bom dia, vcs tem muda da iris germânica, como posso estar adquirido?

    • Cobasi disse:

      A disponibilidade de produtos pode variar dependendo da loja e da região. Recomendo entrar em contato diretamente com a Cobasi mais próxima a você para verificar a disponibilidade.

Deixe o seu comentário