Jardim pequeno com pedras

Compartilhar:


Nem só de plantas se faz um belo jardim. Um jardim pequeno com pedras oferece uma beleza única e muito especial, remetendo a cenários que encontramos formados espontaneamente pela natureza.

Além de serem recomendados tanto para ambientes internos quanto externos, o jardim pequeno com pedras tende a se manter bonito e bem conservado por muito tempo, e também requer esforços de manutenção mais simples do que um jardim tradicional.

Nesse artigo, vamos te contar como montar um jardim pequeno com pedras para criar um espaço único na sua casa. Vem com a gente conhecer!

Como montar um jardim pequeno com pedras

Como o próprio nome já diz, um jardim pequeno com pedras tem uma maior quantidade de pedras, pedriscos e cascalho do que plantas e flores em si. O tamanho destas pedras pode ser variado, assim como suas cores. O primeiro passo é fazer uma avaliação do espaço que você tem disponível no seu quintal ou apartamento para, depois, projetar o seu jardim pequeno com pedras.

Existem diversos tipos de pedras que podem ser utilizadas. As mais comuns são as pedras de rio, o cascalho, as pedras de alvenaria (que são feitas justamente para serem usadas em jardim), os pedregulhos, as pedras sabão e a brita, disponível em vermelho e branco na maior parte dos locais que vendem insumos para jardinagem.

A escolha mais acertada, assim como a combinação entre os estilos, depende do tipo de jardim pequeno com pedras que você pretende montar. Conhecer as características individuais de cada tipo de pedra é importante, mas lembre-se de olhar para o jardim como um todo para ver se o resultado está do seu gosto.

Espécies de planta para jardim pequeno com pedras

Uma vez definido o espaço e escolhidos os elementos, você está pronto para começar a criar o seu jardim pequeno com pedras. Prepare a terra, coloque as pedras de maneira a criar uma atmosfera harmônica e deixe um espaço entre elas para colocar as plantas escolhidas para o seu jardim.

Os cactos e as suculentas são plantas ideais para jardim pequeno com pedras graças à sua grande capacidade de armazenamento de água. Isso significa que as regas poderão ser mais espaçadas, e também que as plantas tendem a resistir melhor às mudanças de tempo e de temperatura do que outras que sejam mais sensíveis

Com o projeto em mãos, escolha as espécies de plantas e outros acessórios que farão parte do seu jardim pequeno com pedras. Você pode colocar pequenos galhos e cascas de árvores, fontes de água, bebedouros para atrair passarinhos e até mesmo pontos de luz, como velas ou lâmpadas de led para dar um charme especial ao seu cantinho.

Pesquise referências, estude sobre os diferentes tipos de pedras, plantas e flores, use e abuse da criatividade para criar o seu jardim pequeno com pedras! Você mesmo é capaz de desenvolver esse cantinho de paz e sossego na sua casa. Só não esqueça de fazer uma manutenção periódica, com ferramentas adequadas, e de ficar atento para o aparecimento de pragas e plantas daninhas que possam comprometer a beleza do seu jardim.

Confira mais alguns artigos selecionados para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário