Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Plantas para quarto: 10 espécies para decorar e melhorar o sono

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Plantas para quarto: escolha as melhores!

Não é mais uma tendência, mas sim uma realidade: “espaços verdes” em casa. Plantas para quarto, por exemplo, estão muito em alta por embelezar, purificar o ar e trazer boas energias, oferecendo muitos benefícios para ambientes internos.

Mas, pode cultivar planta em quarto? A seguir, iremos apresentar algumas dicas de plantas que, além de lindas, são indicadas para esse cômodo da sua casa. Confira!

Plantas para quartos: 10 espécies para decorar o seu cantinho

Saiba quais as plantas que podem ficar no quarto e que são ótimas para decorar e deixar o seu espaço mais confortável:

1. Árvore-da-felicidade

plantas para quarto Árvore-da-felicidade
Árvore-da-felicidade (Polyscias fruticosa)

Essa planta se divide entre duas mudas: a macho e a fêmea. É preciso comprar as duas e colocá-las no mesmo vaso para que ambas consigam se desenvolver.

É bem fácil diferenciar uma da outra, sendo que a fêmea apresenta folhas muito mais delicadas e finas, assim como o seu tronco; a muda macho conta com folhas mais largas, robustas e escuras.

A árvore-da-felicidade é uma excelente opção para colocar no quarto, sendo uma planta que precisa de iluminação natural, mas que não se adapta bem à luz direta. Uma boa estratégia, inclusive, seria colocá-la próxima à janela.

Essa planta, além de todos os benefícios, não é nada exigente em relação à rega. A árvore deve ser molhada periodicamente, mas sem encharcar o solo. Apenas quando a terra estiver seca é que está na hora de regar.

2. Espada-de-São-Jorge

Plantas para quarto Espada-de-São-Jorge
Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)

Essa é, sem dúvidas, uma das plantas mais resistentes para se cultivar em ambientes internos, além de ser uma das melhores opções para os iniciantes na jardinagem.

A espada de São Jorge requer pouquíssima manutenção e suas regas devem ser bastante espaçadas, em média, uma vez a cada 20 dias.

Ela é uma planta muito resistente às condições climáticas, além de se desenvolver muito bem tanto na luz do sol quanto na meia sombra. Ou seja, é a planta dos sonhos!

Mas atenção! Infelizmente, a Espada de São Jorge possui alta toxicidade, então, caso você tenha pets, nada de deixá-los consumir essa planta! O ideal é colocá-la em um local onde os animaizinhos não consigam alcançar.

3. Filodendro

Filodendro planta para quarto
Filodendro (Philodendron)

Os filodendros tem folhas grandes que não demandam cuidados complexos, precisando apenas de rega apenas uma vez por semana e com luz indireta. Sua folhagem apresenta características pendentes, sendo uma boa opção para decorar prateleiras ou vasos suspensos.

4. Clorofito

plantas no quarto clorofito
Clorofito (Chlorophytum comosum)

O clorofito é uma excelente alternativa para a limpeza do ar. De cultivo simples, basta colocá-la em lugares iluminados e regar uma vez por semana. Atenção para não encharcar a planta.

5. Aloe Vera ou Babosa

plantas para ter no quarto Aloe Vera
Plantas para ter no quarto: Aloe Vera

A babosa tem propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias, sendo considerada um excelente filtro de ar, pois consegue absorver uma quantidade excessiva de substâncias tóxicas.

Para cuidar da Aloe Vera, não precisa de rega constantemente, mas exige luz solar direta, ao menos 8 horas de luz natural por dia. 

6. Azaleia

plantas para o quarto Azaleia
Azaleia (Rhododendron simsii)

As azaleias, além de dar um toque especial para qualquer ambiente, exalam um cheiro agradável, conhecido como feniletilamina, que pode causar efeito relaxante no corpo.

Além disso, a planta também ajuda a remover do ar a substância formaldeído, que é utilizada em mobiliário fabricado com madeira prensada. 

7. Jiboia

planta jiboia em quarto
Jiboia (Epipremnum pinnatum)

A jiboia é uma espécie que não precisa de muita terra e que pode ser cultivada em um vaso pequeno. O principal benefício da planta é purificar o ar, ajudando a remover formaldeídos e benzeno, por exemplo.

8. Samambaia

plantas para quarto Samambaia
Samambaia (Tracheophyta)

A samambaia é um ótimo umidificador natural. Essa planta é indicada também para ser cultivada em quartos, pois atua removendo do ar substâncias poluentes como benzeno e xileno.

Os cuidados com a espécie são fáceis: precisam de sol e regas até três vezes por semana. Cuidado para não exagerar, pois o excesso pode matar sua planta.

9. Dinheiro-em-Penca

Dinheiro-em-Penca em quarto
Dinheiro-em-Penca (Callisia repens)

Também conhecida como tostão, a planta pode ser usada para decorar quartos. De cultivo prático, a espécie dinheiro-em-penca gosta de sombra total ou parcial e uma terra úmida. Bastante popular no Feng Shui, o cultivo da planta em ambiente significa ativar a prosperidade.

10. Ficus elastica

quarto com plantas Ficus elastica
Plantas para ter no quarto: Ficus elastica

A espécie ajuda a purificar o ar e é fácil de manter, sendo uma planta ótima para ter dentro de casa. As suas folhas roxas são perfeitas para dar um charme especial para o seu quarto. Com regas regulares e um pouco de luz todos os dias, já é o suficiente para a sua planta crescer forte e saudável.

Pode colocar plantas no quarto de dormir?

É muito comum as pessoas terem dúvidas se é bom ter plantas dentro do quarto, dizendo que é perigoso, porque, durante a noite, elas irão consumir todo o oxigênio do ambiente, deixando as pessoas sem ar enquanto dormem.

Mas calma! Isso é um conceito totalmente exagerado e incorreto!

As plantas, de fato, consomem oxigênio no processo de respiração. Durante o dia, com a luz solar, isso é compensado pela fotossíntese, cuja finalidade é absorver o gás carbônico do ar e liberar oxigênio.

E, à noite, elas consomem novamente parte do oxigênio que produziram.

Mas essa quantidade consumida é mínima, e não chega nem a ser significativa. Enquanto dormem, um cão ou um gato, por exemplo, “roubam” muito mais oxigênio do que as plantas. Então, ter um espaço verde no quarto não irá deixar ninguém sem ar durante a noite.

Lembrando que a presença de plantas no quarto não traz nenhum risco à saúde, pois a quantidade de oxigênio que uma planta consome é muito pequena e insuficiente para causar qualquer problema ao ser humano.

Confira também vasos para plantas para completar a decoração.

Dicas de decoração com plantas para ter no quarto

Imagina ter o seu próprio urban jungle? Com certeza, utilizar na decoração vai deixar o seu seu quarto mais charmoso.

Para te ajudar a dar um toque especial de natureza ao seu cantinho, separamos algumas imagens para você se inspirar. Confira!

plantas para quarto
decoração de quarto
quarto urban jungle
plantinhas para apartamento
plantas em apartamento
plantas em casa
urban jungle
decoração com plantas
plantas para quarto
Ambientes internos com muitos vasos de plantas são tendências em decoração.
decoração de quarto
Plantas para quartos ajuda você se conectar a natureza.
quarto urban jungle
As plantas podem ser cultivadas em vasos e dar uma decoração verde para o seu quarto.
plantinhas para apartamento
Use vasos pequenos para cultivar plantas no seu quarto.
plantas em apartamento
Muito indicada para relaxamento, as plantas para quarto dão uma boa sensação de calma.
plantas em casa
Existe muitas espécies de plantas indicadas para ambientes internos.
urban jungle
Plantas para quarto: lindas para decorar o seu ambiente, e calma, elas não irão fazê-lo sentir falta de ar.
decoração com plantas
As plantas em quartos ajuda a purificar o ar, trazer boas energias e embelezar a área íntima

Gostou de saber mais sobre as plantas para quarto? Essa lista contém apenas algumas das espécies que podem ser usadas no seu cômodo. Quando escolher a sua favorita, lembre-se de conhecer mais sobre a espécie e usar equipamentos próprios de jardinagem para cuidar corretamente delas.

Se tiver dúvidas sobre alguma espécie, aqui no Blog da Cobasi, o que não faltam são informações importantes para os fãs de jardinagem.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário