Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dinheiro-em-penca: Saiba mais sobre essa planta versátil

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dinheiro-em-penca

Seu próprio nome já diz muito. A planta dinheiro-em-penca é conhecida pela crença de atrair dinheiro, mas ela vai muito além disso. Em primeiro lugar, ela é reconhecida pela sua utilização no paisagismo, já que essa planta pode ser criada tanto em ambientes externos ou internos.

Além de dinheiro-em-penca, ela também é conhecida por ser chamada de Dinheirinho, Mosquitinho ou Tostão

Mas você sabe como cultivar essa planta e os cuidados necessários com ela? Acompanhe esse artigo para conhecer mais sobre o dinheiro-em-penca e tirar algumas dúvidas.

Características da planta dinheiro-em-penca

Antes de tudo, a Tostão é uma planta pertencente à família das Commelinaceae. Sendo nativa da América Central e América do Sul, a dinheiro-em-penca pode ser encontrada em países como México e Brasil

Ela é conhecida por ser uma planta herbácea, rasteira, de pequeno porte e pode alcançar de 5 a 25 cm de altura, quando bem cuidada. Seu caule é bem ramificado, com a presença de filamentos e sua folhagem é bem densa com a cor verde. Dessa forma, a dinheiro-em-penca é uma das opções de plantas para serem utilizadas em jardinagem, pois quando plantada em solo, se espalha bastante, ficando rasteira e baixa.

Entretanto, além de jardins, a dinheiro-em-penca também pode ser plantada em vasos. Afinal, por ser uma espécie rasteira seu tamanho não é muito grande, se tornando uma boa planta para jardins compactos e de decoração.

Como cultivar sua dinheiro-em-penca

dinheiro-em-penca

Se você está pensando em ter uma planta dessas em casa, é importante que saiba como fazer o cultivo correto do dinheiro-em-penca. A melhor opção é que você a cultive em uma área iluminada, mas que não bata a luz solar diretamente nela.

A incidência de luz pode ressecar e amarelar as suas folhagens.
Por esse motivo, o cultivo deve ser feio sob meia sombra. Também utilize solo fértil, que deve ser leve e enriquecido com matéria orgânica. Você pode utilizar esterco ou húmus de minhoca para isso.

A dinheiro-em-penca também deve ser regada regularmente mantendo o solo sempre úmido. Folhas amareladas e secas devem ser retiradas com ferramentas adequadas.

Caso você esteja pensando em utilizar essa planta para seu jardim, saiba que ela se desenvolve melhor em locais úmidos. Por isso, seu plantio entre rochas no solo fará com que ela se desenvolva melhor.

Melhor época da dinheiro-em-penca

Bom, até aqui deu pra perceber que luz direta e dinheiro-em-penca não é uma boa combinação. No entanto, outra combinação não muito favorável é essa planta com o frio

O dinheiro-em-penca é pouco resistente a baixas temperaturas e não toleram geadas. 

Mesmo que ela seja uma planta que se pode fazer pequenas mudas durante todo o ano, as épocas de frio não favorecem o desenvolvimento dela. Até mesmo a presença de ar condicionada pode prejudicar a planta

Opte por cultivá-la no período da primavera e verão, ou seja, em épocas onde a temperatura ambiente seja de 20 a 30 graus.

Viu como algumas plantas como a dinheiro-em-penca não necessitam da luz solar direta para crescerem? Mesmo sendo uma boa opção de presente pelo seu significado, essa planta também precisa de cuidados especiais.

Sempre deixe o solo em que ela está úmido com irrigação e retire suas folhas secas e amareladas, além de nutri-la com matéria orgânica a cada mês. 

Com esses elementos, você terá uma bela planta para compor o espaço do seu jardim ou dentro de sua casa. 

E se você quiser saber mais sobre jardinagem, acesse nossos conteúdos:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Maria do Carmo Teixeira de Vasconcelos disse:

    Boa noite fiquei muito feliz em encontrar minha planta dinheiro em penca . Como faço para compra-lá?

  2. Maria do Carmo Teixeira de Vasconcelos disse:

    Pedi com antecedência pois faço aniversário agora dia 19/02 sábado, sabe porque queria de presente para mim mesma.Em agradecimento a Deus por ter sobrevivido a um AVC que sofri no dia 07/08/2021. Já tive essa maravilhosa planta precisei viajar e a pessoa que ficou de cuidar não regou e ela morreu,Gostaria muito de poder compra lá, atenciosamente Maria do Carmo {Duca}

  3. Maria do Carmo Teixeira de Vasconcelos disse:

    Bom dia meu filho quando veio me visitar passou aí e comprou um vaso de dinheiro em penca.Mais não é igual o da foto . Eu tinha igual o da foto veio morrer e não consigo adquirir mais.GOSTARIA de poder ter igual o da foto,me respondam por favor, obrigada

Deixe o seu comentário