Citronela: um repelente natural para cultivar em casa

Compartilhar:


citronela

A citronela é uma planta repleta de utilidades e com certeza você já sentiu o cheirinho dela, pois é comum ser usada como aroma em produtos diversificados. E olha só que legal, os benefícios dela valem até para os animais, sendo seu principal uso como repelente natural.

Saiba mais curiosidades sobre essa plantinha, dicas de como utilizá-la no seu dia a dia e até um passo a passo para plantar em casa.

O que é e para que serve a citronela?

De origem asiática, a Cymbopogon nardus, como é cientificamente chamada, tem características bem próximas do capim-limão e possui um forte aroma que já está associado ao cheirinho de limpeza e repelente, dois dos vários objetivos da planta.

Além das suas propriedades antibacterianas, que funcionam para limpezas no geral, a citronela também é usada na aromaterapia, como repelente de insetos, no ramo medicinal e na produção de cosméticos. Olha só as funcionalidades dessa plantinha: 

Citronela repelente: é comum encontrá-la na versão de óleo essencial, mas também existem outras formas, como spray, solução e até adesivos que atuam como repelentes.

Cosméticos: sabonetes e desodorantes são dois formatos bastante encontrados, pois a citronela ajuda a combater a proliferação de fungos e bactérias.

Produtos de limpeza: os desinfetantes são um clássico, mas existem mais opções no segmento de higienização da casa por ela ser ideal para limpeza e inibição de odores.

Aromaterapia: os óleos essenciais para difusores são indicados para ambientes leves, tranquilos e o aroma da citronela estimula a concentração. O cheirinho é encontrado em velas, incensos e perfumes para sua casa.

Como usar a citronela para espantar mosquitos?

Os repelentes já prontos são práticos e eficientes, mas você também pode ter um vaso de citronela em casa para espalhar ramos da planta pelos ambientes e evitar a presença de mosquitos. O uso é bem simples, basta cortar uma quantidade de folhas, colocar nas superfícies e trocar diariamente.

No mais, você pode utilizar os sprays, próprios para animais, no seu cãozinho, ajudando na proteção contra insetos e mosquitos, que além de incomodar, também são transmissores de doenças como a Leishmaniose.

Como cuidar da citronela no vaso?

Felizmente não é difícil criar seu cultivo de citronela em casa, mas além de solo fértil e irrigação diária, sem excesso de água, esta planta precisa de bastante sol ao longo do dia, ou seja, não vai dar certo na sombra.

O seu desenvolvimento é constante e o ideal é arrumar um local com espaço, pois suas folhas precisam de altura. E para aumentar sua quantidade, ranque as touceiras, que são as moitinhas e vá replantando.

Uma ótima dica para aumentar a eficácia dela como repelente de insetos é colocar o vaso em uma corrente de ar, assim o cheirinho vai para dentro de casa.

E então, você conhecia o poder da citronela? Esta é uma planta multifuncional que traz benefícios para a sua vida e também do pet, sem contar que o aroma sempre nos remete coisas boas por estar associado a limpeza e tranquilidade.

Gostou e quer ler mais? Temos alguns temas que já selecionamos para você, veja o que acha:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário