Palmeira rafis: cuidados e dicas de cultivo

Compartilhar:


palmeira rafis

A palmeira rafis também é chamada de palmeira ráfia ou simplesmente Raphis. Ela é uma planta perene da família Arecaceae e possui várias espécies. Entre as mais comuns está a Raphis excelsa. Muito usada para paisagismo e em decoração, a palmeira rafis atinge 4 metros de altura quando adulta e, além das exuberantes folhagens, ainda possui flores amarelas e pequeninas. Seus frutos tem a cor branca.

Quer conhecer sobre essa, que é uma das principais palmeiras?!

Como cuidar de ráfia em vaso?

Certamente você já viu uma palmeira rafis em jardins, não é mesmo?! Mas será que é possível cultivar a ráfia em vasos?

A resposta é sim! É possível plantar a palmeira rafis em vasos e cria-las dentro de casa, basta seguir a orientações de cuidados. Inclusive, esta é uma planta comum na decoração de ambientes internos, como salas e escritórios.

Como cuidar da palmeira rafis?

Esta é uma palmeira que vive melhor na sombra ou meia-sombra, pois não precisa de muita luz solar. Sua rega deve ser moderada e a regra de manter o solo sempre úmido não vale para a ráfia. Essa plantinha pode ficar com o solo um pouco mais seco.

No entanto, apesar de mais seco, o solo deve ser fértil. O substrato ideal é uma mistura de arenoso com argiloso, que não deve ser adubado com frequência.

Uma planta de sombra, pouca rega e solo seco? Muito fácil de cuidar, não é mesmo? Com a poda, não poderia ser diferente. A palmeira rafis não precisa de poda, apenas a remoção de folhas velhas e amareladas.

O que fazer quando a ráfia está morrendo?

Ao notar que a saúde da sua palmeira rafis não está boa, você pode avaliar se está fazendo alguns dos principais cuidados:

  • Ela está na sombra ou meia-sombra?
  • Tem folhas mortas ou amareladas para retirada?
  • O solo está muito úmido ou muito seco?
  • O vaso é muito pequeno?
  • Quando foi a última adubação feita?

Ao avaliar todos esses pontos, certamente você encontrará algum problema e, com isso, conseguirá oferecer cuidados mais individuais para a sua plantinha.

Onde deixar o vaso para palmeira rafis?

Esta é uma planta que prefere a sombra ao sol, por isso, posicionar a palmeira rafis na sala de casa é uma excelente opção para ela viver de forma saudável. Permita que ela tenha luminosidade, mas evite o sol direto. Nada de posicioná-la na varanda ou ao lado de janelas.

Se você quer uma palmeira rafis no jardim, os cuidados serão parecidos. Escolha uma área sombreada e plante a sua ráfia ali.

Gostou das dicas de cuidados com a Raphis excelsa? Confira outros posts sobre jardinagem e cuidados com plantas:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário