Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tomate ornamental: saiba como cultivar e cuidar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tomate ornamental no vaso
O tomate ornamental é um fruto desenvolvido apenas para fins decorativos

O tomate ornamental, também conhecido como Finestra, foi desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para fins decorativos.

Ficou curioso? Então, confira como plantar, cultivar e cuidar de um tomate ornamental em seu jardim.

Tomate ornamental: o que é?

O tomate ornamental é um fruto compacto, semelhante ao tomate cereja, criado para uso decorativo em jardins.

O que caracteriza esse fruto, além do tamanho menor em relação ao tomate tradicional são: a coloração verde intensa se suas folhas e as flores amarelas. Essa combinação cria um visual único para qualquer ambiente.

Tomate ornamental: Ficha técnica

Nome científicoFinestra
Nome PopularTomate ornamental
FamíliaSolanaceae
Divisão
Ciclo de vidaPerene

Como cultivar tomate ornamental no vaso

Cultivar tomate ornamental no vaso é uma tarefa bastante simples, muito similar ao plantio de frutas tradicionais. Acompanhe.

Preparando a muda de tomate ornamental

De acordo com a Embrapa, o cultivo do tomate ornamental começa pela preparação da muda. Para isso, você precisará de um pequeno vaso, substrato orgânico e sementes, que são encontradas na loja da Cobasi mais próxima.

Com os itens em mãos, preencha o vaso com substrato, coloque as sementes de tomate e regue até o solo ficar úmido. Mantenha a rega constante até surgirem as primeiras quatro folhas. Nesse momento, você já pode fazer o plantio definitivo do tomate.

Qual o melhor vaso para tomate?

Para fazer o plantio definitivo da muda de tomate ornamental, o indicado é optar por um vaso que favoreça a drenagem da água da rega.

Os modelos ideais são aqueles feitos em barro e com furos em sua base. Além disso, para que a planta possa crescer com saúde, escolha recipientes com capacidade para 4kg de substrato.

A melhor iluminação para o tomate ornamental

Um pé de tomate ornamental precisa de exposição direta à luz do sol para poder se desenvolver. Por isso, o ideal é cultivar o fruto em ambientes externos como, por exemplo, jardins e varandas abertas.

Aposte em substratos orgânicos

Oferecer um solo rico em matéria orgânica e drenável é essencial para o cultivo de qualquer planta. Por conta disso, aposte em substratos compostos por húmus de minhoca, esterco do boi, cascalho ou argila expandida.

Quando fazer a rega do tomate?

O tomate é um fruto que precisa de um solo úmido para poder absorver os nutrientes necessários para um pleno desenvolvimento. Então, não se esqueça: regue o seu pé de tomate duas vezes por semana, é suficiente.

Preciso adubar o tomate ?

Sim! Todas as plantas e flores perenes precisam de reposição de nutrientes para que se mantenham saudáveis ao longo do tempo. De acordo com a orientação de especialistas em jardinagem, use sempre adubos orgânicos para cuidar do fruto.

Controle de pragas e doenças

Outro ponto importante para o cultivo de tomate ornamental é o controle de pragas e doenças, uma vez que podem surgir parasitas e fungos nas folhas. O indicado é aplicar produtos contra pragas uma vez por semana direto no solo.

O tomate ornamental é pet friendly?

Um tema importante quando o assunto é cultivo de plantas, é saber se ela faz mal ou não ao animal de estimação. No caso do tomate, não precisa se preocupar: ela é pet friendly, ou seja, não causará nenhum mal ao seu cão ou gato.

Gostou de conhecer mais sobre o tomate ornamental? Então, conheça o nosso Guia de Plantas e saiba tudo sobre o hobby da jardinagem.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário