Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Violeta: descubra como cultivar e cuidar dessa bela flor

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como cuidar de violetas

As violetas são flores muito populares entre os apaixonados por jardinagem e decoração, pois são delicadas, compactas e deixam qualquer ambiente perfumado. Se você deseja ter uma delas em casa, fique com a gente e descubra tudo que é necessário para cultivar uma flor violeta.

O que são as violetas?

As flores violetas têm como principal característica as folhas redondas em coloração verde intensa e as flores pequenas, delicadas e com uma cor forte. O seu tamanho também costuma variar de 15 a 30 cm, dependendo do tipo de violeta. O que a torna uma opção versátil para ser usada na decoração de qualquer cômodo da casa. 

Conhecida por simbolizar modéstia, mistério e lealdade, a flor violeta é nativa do continente africano, sendo descobertas em meados do século XX. A partir de então, ela se espalhou pelo continente europeu e foi ganhando variações a partir do cruzamento de suas espécies.

Tipos de violetas

No mundo, é possível encontrar mais de 250 tipos diferentes de violetas. Cada uma delas com aroma, tamanho e formato único. Conheça os 3 tipos de violetas mais fáceis de encontrar no Brasil para cultivo em casa.

Violeta-silvestre

pétala de violeta-silvestre
Medindo de 25 a 30cm é é ótima da cultivo em jardim

A violeta-silvestre é um tipo de flor caracterizado por seu tamanho singelo e a coloração lavanda e lilás de suas pétalas. A Viola riviniana, é uma flor que pode medir de 25 a 30cm de altura, com a floração acontecendo entre fevereiro e agosto. Ela é indicada para a decoração de jardins e ambientes internos.

Violeta-africana

vaso com Saintpaulia na janela
A Saintpaulia deve ser cultivada em locais com boa iluminação.

A violeta-africana é a espécie mais conhecida da flor. Uma das principais vantagens de cultivar esse modelo em casa é o fato dela não ser tóxica para cães e gatos, o que a torna a melhor escolha para tutores. Além disso, a flor é famosa por ser um relaxante natural para os seres humanos, sendo uma ótima escolha para ser cultivada em ambientes internos.

Violeta-de-cheiro

violeta-de-cheiro no jardim
A violeta-de-cheio é uma flor externa que precisa de cuidados

Assim como as demais espécies, a violeta-de-cheiro é uma flor perene, com a floração ocorrendo o ano todo. Suas flores podem ter coloração violeta-escura, branca ou rosada. Por ser uma violeta de jardim, o seu cultivo é mais comum em jardins externos, desde que com precaução em relação à exposição ao sol. 

Violeta: aprenda a cultivar a flor em casa

Agora que você já conhece mais sobre essa flor especial, chegou o momento de aprender a plantar e cultivar a flor violeta em casa. É muito simples, basta colocar em prática as dicas a seguir para ter uma casa colorida e perfumada.

A melhor luz para a violeta

O plantio e os cuidados com a flor violeta começam pela escolha do local onde o vaso irá ficar. A planta precisa receber luz solar para se desenvolver, porém é preciso cuidado. O contato direto com os raios do sol pode queimar as pétalas, por isso o recomendado é deixar a flor em locais à meia-sombra como, por exemplo, perto de janelas.  

Escolha o vaso correto para a flor

Em mercados e floriculturas é comum encontrar flores violetas plantadas em vasos de plásticos, mas essa não é uma opção saudável para ela. Vasos de barro são os mais indicados, pois absorvem melhor a umidade e colaboram para evitar o encharcamento do solo. Se possível, opte por recipientes com furo na base, pois facilitam a drenagem.  

Atenção à temperatura do ambiente

Apesar de precisar do contato com a luz solar, a violeta é uma planta que não suporta ambientes com calor extremo. O ideal é encontrar um cômodo com clima ameno e bastante arejado onde a florzinha possa crescer.

Cuidados com a rega da violeta

A rega regular da violeta é essencial para que ela possa absorver todos os nutrientes do solo. O indicado por especialistas em jardinagem é manter o substrato úmido, assim você evita o surgimento de fungos nas raízes da flor devido ao acúmulo de água. Ah, a hidratação deve ser apenas do solo, nunca das flores.

Não se esqueça de adubar a flor

Por ser uma espécie perene, a violeta precisa de adubação periódica do solo. Para isso, o ideal é usar fertilizantes orgânicos produzidos com húmus de minhoca ou esterco de vaca. A reposição de nutrientes deve ser realizada mensalmente para garantir o desenvolvimento da flor.

A violeta precisa de poda?

Sim, a ela precisa de poda. É a partir da remoção de folhas e flores amareladas que você garante que ela cresça saudável. Para isso, basta uma tesoura de jardinagem adequada para cortar as partes mortas da flor.

Posso propagar uma flor violeta?

Gostou tanto de ter um vaso com violeta que está pensando em cultivá-la em outros ambientes da casa? Para fazer a propagação correta da flor, siga as próximas orientações:

  • corte o cabinho da planta;
  • prepare um vaso com substrato rico em matéria orgânica;
  • colocar a cabinho no solo até a altura da planta;
  • faça a rega para manter o solo sempre úmido até a floração.

Viu como é simples ter um belo vaso com flor violeta em casa? Então, diga para gente: quais dos tipos de violetas você gostaria de ter decorando o seu lar?

Saiba tudo sobre rega no nosso canal no YouTube:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Armando Daemon disse:

    Onde posso encontrar uma Cobasi na minha cidade em Umuarama no Paraná ou mesmo uma cidade perto ? tenho interesse em adquirir violetas para minha casa .
    Muito obrigado

Deixe o seu comentário