Saiba cuidar de violetas e ter flores o ano todo

Compartilhar:


como cuidar de violetas

Violetas com certeza são as flores mais populares que existem, certamente todo mundo já ganhou ou comprou algum vasinho com essa flor, no entanto, nem todo mundo dá sorte delas durarem por tanto tempo. Mas para acabar com este problema, hoje vamos falar sobre os principais cuidados: como cuidar de violetas e mantê-las florindo o ano todo. 

Como plantar violetas

Plantar violetas não é uma tarefa tão complicada quanto aparenta. O ideal é utilizar uma mistura de solo tradicional para a planta. 

Para isso, basta utilizar um terço de terra de jardim, um terço de terra vegetal e um terço de areia. Essa mistura é fundamental para ajudar na drenagem da água, desta forma, suas raízes não ficam encharcadas.

Para realizar o plantio, basta colocar algumas pedras de argila e cascalhos no fundo do vaso, inserir a mistura de solo e fazer um buraco no centro, para colocar a muda da planta. 

Depois, basta cobrir as raízes com bastante terra e promover uma rega após o plantio. 

Como cuidar de violetas

Após o plantio, para que a flor cresça e floresça de maneira saudável, é fundamental tomar alguns cuidados com a planta. 

As violetas gostam muito de sol, no entanto, é importante que elas estejam em um local ensolarado, mas com a temperatura equilibrada. 

Temperaturas acima dos 30ºC devem ser evitadas, pois podem queimar as folhas e flores. Mas se atente a temperatura noturna, afinal, elas não florescem se estiverem em um local com a temperatura menor que 20°C. 

As regas também merecem cuidados especiais, afinal, para florescer todas as plantas precisam de água. Porém, as violetas têm maior propensão a criar fungos e o excesso de água pode piorar ainda mais essa situação. 

Além disso, água demais nunca é bom, já que as raízes podem encharcar e acabar apodrecendo. As violetas são flores muito sensíveis e podem morrer por afogamento facilmente

Para saber se ela está precisando de água, basta colocar o dedo na terra, se sentir que está úmido, desista. Agora se notar que a terra está endurecida e seca, não existe umedecê-la.

Jamais molhe as folhas e flores da violeta, por serem sensíveis, elas podem manchar ou queimar com facilidade. 

Violeta precisa de adubo?

Apesar de flores pequenas e simples, as violetas também precisam de adubo para crescerem fortes e saudáveis, além de darem muitas flores coloridas. 

Portanto, elas necessitam de adubação frequente, para isso, o ideal é usar os adubos NPK nitrogênio, fósforo e potássio. Os mais indicados são o 20.20-20 ou 12-36-14, ideais para o desenvolvimento e floração. 

Outra indicação é o fertilizante Forth Violetas, que contém nutrientes específicos para esta espécie, garantindo o crescimento das folhas, floração e brilho. Mas lembre-se, a planta não deve ser regada com os adubos, o ideal é que o produto seja aplicado apenas no solo

Agora que você já sabe como cuidar de violetas, que tal adquirir umas mudas e deixar sua casa ainda mais colorida com essas florzinhas?

Saiba tudo sobre rega no nosso canal no YouTube:

Aproveite para ler mais dicas de jardinagem em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário