Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Crisântemo: descubra como cuidar da flor em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como cuidar de crisântemo?

O crisântemo é uma das espécies de flores mais populares no Brasil, devido à sua floração perene e a grande variedade de cores vivas. Por isso, nós preparamos algumas dicas para ajudar você a cultivar e cuidar dela em casa. Acompanhe!

Crisântemo: significado e origem da flor

O nome crisântemo vem das palavras gregas chrysos, que significa ouro, e anthemon, flor. Ou seja, a palavra foi inventada para se referir às “flores de ouro”. Quem batizou a flor com esse nome foi o botânico sueco Carlos Lineu, que a descobriu no século XVIII.

Embora a longa história de cultivo e asdiferentes culturas houvesse selecionado diferentes cores e formatos das flores, a referência de Lineu para o nome era o amarelo vivo da maioria dos crisântemos que chegaram à Europa com o início da era moderna.

Além da coloração dourada, o crisântemo é uma flor que tem um simbolismo todo especial, afinal de contas acredita-se que a planta está relacionada com alegria e boa sorte. O que a torna uma ótima alternativa para presentear aquela pessoa querida.

Tipos de crisântemo

Estima-se que no mundo existam aproximadamente 800 tipos de crisântemos. As principais diferenciações estão ligadas ao tipo de pétala, que pode ser similar à margaria e a coloração e que também pode variar entre amarelo, vermelho, branco, azul e roxo. Conheça o significado de cada um deles:

Crisântemo amarelo

crisântemo amarelo no vaso
O crisântemo amarelo é usado na decoração e para atrair boas energias

O Crisântemo amarelo é uma flor que é facilmente encontrada na decoração de jardins ou varandas de apartamentos. Isso se explica pois sua coloração expressa felicidade e alegria, sendo bastante usada para atrair essas energias para o ambiente.

Crisântemo vermelho

pétalas de crisantemo vermelho
O crisântemo é associado a sentimentos intensos como o amor

Já o crisântemo com pétalas na cor vermelha é uma flor associada à intensidade de sentimentos como, por exemplo, o amor. Normalmente ela é usada como uma opção de presente e decoração, funcionando como uma alternativa para as rosas e cravos que são da mesma tonalidade.

Crisântemo branco

pétalas de crisantemo branco
O crisântemo branco representa a pureza e o carinho do sentimento.

Flores como o crisântemo branco normalmente carregam significados como paz, pureza e delicadeza, sendo uma boa opção neutra de presente. Em decoração, um vaso com crisântemo branco é capaz de dar um toque leve e, ao mesmo tempo, sofisticado à sala de estar ou até mesmo ao jardim.

Mini crisântemo

vaso com mini crisântemos
Mini crisântemos são indicados para a decoração de festas

O outro tipo bastante popular dessa flor é o mini crisântemo. Ele mede por volta de 50cm de altura, a metade de uma flor de crisântemo normal.  Por isso, é comum encontrar essa variedade de espécies em vasos usados em decoração de festas e ambientes.

Saiba como cuidar de crisântemo

Crisântemo, flor de ouro

Agora que você já conhece um pouco da história e dos principais tipos de crisântemos encontrados no Brasil, chegou a hora de saber como cuidar e cultivar a flor. Confira o que não pode faltar para ela florescer linda e saudável.

O crisântemo precisa de luz natural

O melhor lugar para cultivar flores de crisântemo são ambientes onde ela possa receber a luz do sol, porém não diretamente. Locais à meia-sombra como varandas e próximo às janelas são ideais, pois ela ficará protegida dos raios solares nos períodos mais quentes do dia e das correntes de ar.

Qual o melhor substrato para a flor?

A flor de crisântemo exige um substrato rico em nutrientes, matéria orgânica e que possibilite o escoamento da água. Se a ideia for plantar em vasos, faça uma camada de drenagem com pedras, cascalho ou argila expandida e misture um pouco de areia no substrato.

Como fazer a rega do crisântemo?

Por ser uma flor de clima tropical, o mais indicado é que a terra do vaso de crisântemo esteja sempre úmido, mas nunca encharcado. O recomendado por especialistas em jardinagem é fazer a rega de duas a três vezes por semana, com o cuidado para não deixar o solo nem encharcado e nem completamente seco.  

Mantenha o solo rico em nutrientes

O crisântemo é uma flor perene e, por causa disso, precisa que seja feita a reposição de nutrientes no solo para se manter saudável. A melhor maneira de fazer isso é adubar a terra, sempre próximo à borda do vaso, com fertilizantes orgânicos a cada 6 meses, que é o tempo que a flor demora para absorver todas as vitaminas e minerais.  

Não se esqueça da poda periódica

Para garantir que a sua flor fique saudável durante todo o ano, o ideal é fazer a poda periódica das pétalas que estejam secas. Prepare as ferramentas de jardinagem e remova as flores mortas, pois dessa maneira, você garante que o crisântemo tenha os nutrientes adequados para a floração de novos botões.

Gostou de aprender como cuidar de crisântemo? Então, compartilhe com a gente qual dos tipos dessa flor você gostaria de ter em casa?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Zilda disse:

    Gostei de todas as qualidade de flores

Deixe o seu comentário