Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Rosa-de-Jericó: saiba como cultivar a planta-da-ressurreição

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
rosa-de-Jericó

Você já ouviu falar da rosa-de-Jericó? A espécie também chamada de flor-da-ressurreição, impressiona pela sua capacidade de “voltar à vida” e por suas incríveis curiosidades. Por exemplo, você sabia que essa espécie consegue viver em anidrobiose? Sim, elas conseguem sobreviver praticamente sem água por muito anos.

Conheça mais sobre a flor-de-Jericó, uma das plantas mais resistentes do mundo. Neste artigo vamos falar sobre as suas características, como cultivar essa plantinha em casa e muito mais. Confira!

Tudo sobre a Rosa-de-Jericó

A flor-de-Jericó (Anastatica hierochuntica) é uma planta originária das regiões de clima desértico da Arábia, Palestina, Egito e regiões do Mar Vermelho. Com uma alta capacidade de viver nesses ambientes, a espécie é uma herbácea, que tem uma média de crescimento  entre 20 e 30cm de altura e a ramificação de até 1m.

Para apresentar sua beleza, de forma completa, a espécie passa pelo processo de desabrochar. Na fase inicial, ela se espaça e cria ramificações, isso faz com que a planta fique na sua circunferência original, como se fosse um tapete verde. Com o passar do tempo, a rosa-de-Jericó estabelece sua coloração esverdeada e a versão final. 

Existem variações roxas dos galhos da planta, devido a um processo de crescimento diferente do comum. Mesmo sendo uma espécie que se consegue desenvolver não tendo água, ela pode apresentar características fosca, seca e com alguns pontos na tonalidade roxa.

O que é a planta-da-ressurreição?

rosa-de-Jericó Anastatica hierochuntica
Rosa-de-Jericó (Anastatica hierochuntica)

Conhecida também como a planta-da-ressurreição, essa plantinha apresenta folhas verdes escuras e flores minúsculas de coloração branca. Considerada uma flor divina, abençoada pelos deuses, as pessoas as usam para realizar pedidos de desejos.

Inclusive, acredita-se que um dos significados da rosa-de-Jericó é absorver as más energias do ambiente e atrair prosperidade. Mas, além disso, a planta rosa-de-Jericó também é utilizada para outros fins, como por exemplo, boas energias e purificação:

  • eliminar tensões e inveja;
  • conseguir um emprego;
  • promover paz e felicidade;
  • conseguir mais dinheiro;
  • atrair saúde, amor e felicidade.

Esses são alguns dos motivos que tornam a “rosa-da-ressurreição” tão famosa. O que explica porque muitas pessoas cultivam a planta, como decoração de interiores e exteriores.

Como a rosa-de-Jericó cresce no deserto?

A rosa-de-Jericó é também intitulada como a flor da imortalidade, pois tem um ciclo de vida que consegue sobreviver durante longos períodos nas regiões desertas, crescendo e reproduzindo-se.

Quando o meio ambiente para de fornecer os recursos necessários para a rosa-de-Jericó, as suas flores e as folhas secas caem, como também os galhos secos encolhem formando uma bola. 

A partir disso, as plantas retiram as suas raízes do solo e se permitem ser transportadas pelo vento, com o objetivo de encontrar novamente um lugar para crescer. Esse ambiente para o novo ciclo precisa promover a umidade que a espécie precisa para crescer e propagar-se. 

Quando encontra o ambiente propício, a rosa-de-Jericó no deserto volta a abrir-se e a soltar as suas sementes. Assim começa a germinação, quando entra em contato com água, a flor-de-Jericó passa a florescer rapidamente.

 flor da imortalidade
A rosa-de-Jericó é considerada a flor da eternidade pois é uma planta que tem um ciclo de vida longevo.

Um ponto interessante é que as plantas “sentem” o que estão fazendo durante este processo, isso porque ela não fica no primeiro ambiente que encontra, a escolha é feita após verificar se o lugar é adequado ao crescimento. Esse ciclo pode acontecer várias vezes.

Como cultivar a Rosa-de-Jericó?

A flor-de-Jericó é bastante resistente, por conseguir viver muitos anos sem água e nenhum cuidado especial. Mas, para quem quer cultivar rosa-de-Jericó em vaso, algumas etapas de zelo são essenciais para manter a planta sempre verde e bonita. Confira como!

Preparando a rosa-de-Jericó para o plantio

Na fase inicial de plantio da rosa-de-Jericó, a planta vai estar em um formato de bola seca e emaranhada. Para promover o seu florescimento, a primeira etapa é colocá-la em um recipiente com água. 

Garanta que a planta esteja completamente com água. Deixe por três dias, sem a necessidade de trocar até a rosa-de-jericó se abrir. Posteriormente, nos sete dias seguintes, realize a troca da água diariamente. Depois desse período, pode transplantá-la para um vaso.

flor-da-ressurreição
Apesar de ser uma planta bastante resistente, para cultivo em vasos, a rosa-de-Jericó vai demandar alguns cuidados específicos.

Uma dica importante para essa etapa é adicionar repelentes naturais para plantas no recipiente com água. Esse tipo de ação é indicado para combater a proliferação de mosquitos, principalmente o Aedes Aegypt.

Qual o solo ideal para a rosa-de-Jericó?

Um ponto interessante é que a flor-de-Jericó não precisa ser plantada na terra, um recipiente com cascalho no fundo já é o suficiente. Inclusive, esse tipo de solo é ideal para  não atrair musgo.

Mas, caso prefira cultivá-la no solo, o mais recomendado é investir em um solo arenoso, aqueles que apresentam grande proporção de areia em sua composição e não mantenha umidade por muitos períodos. 

Iluminação, clima e floração

A planta prefere clima ameno entre 26 e 28°C. Mesmo sendo uma espécie desértica, é preciso equilibrar o tempo com luz direta e indireta. Portanto, prefira mantê-la em ambientes bem iluminados, mas que também seja sombreado.

Inclusive, é muito importante não deixar a rosa-de-jericó próxima de equipamentos que aquecem, pois existe o risco de gerar uma desidratação intensa. Em relação a floração, ela não possui uma época definida, isso varia e depende especificamente das condições de cultivo e do ambiente. 

rosa-de-jericó em vaso

Como dica final de cuidados com a rosa-de-jericó, não é necessário regar a planta mais de uma vez por semana. 

E aí, gostou de conhecer mais sobre a rosa-de-Jericó? Se você está pensando em plantá-la em casa, visite o setor de jardinagem da Cobasi e encontre tudo o que é essencial para o cultivo e cuidado com a planta: adubo, regadores, vasos e muito mais. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Ana disse:

    Eu tenho uma Rosa de Jericó. trazida da Palestina por volta de 1.850. Tem presidido aos nascimentos de minha Família há mais de 100 anos. Ela é como um graveto seco e retorcido mas que, posto num vaso com água, abre-se como uma flor.

  2. Maria f ,,dos Santos disse:

    Muito Legal gostei muito como eu faço pra ter uma planta 🌵 desse

Deixe o seu comentário