Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Violeta africana: descubra como cuidar e cultivar corretamente

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
close das folhas da violeta africana
A Saintpaulia é conhecida pela cor forte de suas folhas

A violeta africana é uma planta delicada, perene e que dá uma cor diferente e elegante à decoração de qualquer ambiente. Venha com a gente e descubra como é simples cuidar e cultivar essa linda planta em casa.

Violeta africana: a origem da planta

A violeta africana, como o próprio nome diz, é originária do continente africano, mais precisamente da região florestal da Tanzânia e do Quênia. A espécie foi descoberta em 1892 pelo pesquisador alemão Walter Von Saint Paul-Illaire, que decidiu batizá-la com o nome de Saintpaulia ionantha.

Por que cultivar a violeta africana em casa?

Além de dar um toque de charme e elegância à decoração de ambientes como sala de estar e varandas, a ela tem propriedades relaxantes, ideais para quem faz meditação. E o melhor de tudo é que ela não é nociva para cães e gatos, ou seja, pode conviver perfeitamente com o seu animal de estimação. 

Violeta africana: como cuidar

Agora que você já conhece um pouco melhor a sofisticada violeta africana, chegou o momento de aprender como cultivar e cuidar dela corretamente. Acompanhe o passo a passo a seguir com as melhores dicas sobre jardinagem.

Escolha o lugar certo para a violeta africana

vaso com Saintpaulia na janela
A Saintpaulia deve ser cultivada em locais com boa iluminação.

Apesar de ser uma planta nativa de uma região com altas temperaturas, a violeta não tolera a exposição direta à luz do sol. O melhor lugar para cultivá-la é próximo às janelas, onde ela possa receber indiretamente a energia dos raios do sol nos horários mais amenos do dia, como o amanhecer e o final da tarde.

Invista em substrato orgânico e drenável

A violeta africana é uma planta que precisa de um solo úmido para que suas raízes absorvam todos os nutrientes necessários. Porém, é necessário cuidado, pois um substrato encharcado fará com que as raízes da planta apodreçam. Ao comprar a terra, invista em substrato rico em material orgânico e arenoso para facilitar o escoamento da água.

É preciso regar a planta?

Sim! É necessário fazer a rega periódica do solo para evitar que ele fique seco ou que falte vitaminas e minerais para a violeta. Ao perceber que a terra está seca, realize a rega exclusivamente no substrato até que o líquido escorra pelos furos localizados na base do vaso.

Quando adubar a violeta?

A fertilização do substrato da violeta africana deve ser realizada de uma a duas vezes por mês para garantir que ela possa se desenvolver com saúde. Além disso, uma dica especial é trocar a sua planta para um vaso novo duas vezes ao ano. Dessa maneira, você permite que ela tenha a força necessária para crescer.

É possível propagar a violeta africana?

Gostou tanto da dela que está pensando em espalhar essa plantinha delicada pela casa? Para fazer isso, basta replantar as estacas de folhas ou os pequenos brotos que surgem na planta. Posteriormente, remova-os com as ferramentas de jardinagem adequadas e coloque em um pequeno vaso de cerâmica rico em substrato orgânico. 

Basta seguir as dicas de cuidados desse post para ter uma planta jovem e saudável. Após conhecer sobre como cuidar e cultivar violeta africana em casa, conte para gente: em qual lugar da sua casa essa plantinha será o destaque?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário