Plantas para quarto: escolha as melhores!

Compartilhar:


Plantas para quarto: escolha as melhores!

Nos dias de hoje, ter um “espaço verde” em casa está super em alta, principalmente no quarto. Muitas plantas, além de embelezar, purificar o ar e trazer boas energias, oferecem benefícios para o sono. Mas, para isso, é preciso saber quais são as melhores opções de plantas para quarto.

Caso você ainda seja iniciante na jardinagem, não se preocupe. Iremos apresentar neste texto duas plantas que, além de lindas, não exigem muita manutenção e são superpacientes com quem está começando! Além disso, vamos desmistificar algumas informações sobre ter plantas no quarto. Vamos lá?

Árvore-da-felicidade

Essa planta se divide entre duas mudas: a macho e a fêmea. É preciso comprar as duas e colocá-las no mesmo vaso para que ambas consigam se desenvolver bem. É bem fácil diferenciar uma da outra, sendo que a fêmea apresenta folhas muito mais delicadas e finas, assim como o seu tronco; e a muda macho conta com folhas mais largas, robustas e escuras.

A árvore-da-felicidade é uma excelente opção para se colocar no quarto, sendo uma planta que precisa de iluminação natural, mas que não se adapta bem à luz solar direta. Uma boa estratégia, inclusive, seria colocá-la próxima à janela.

Essa planta, além de todos os benefícios, não é nada exigente em relação à rega. A árvore deve ser molhada periodicamente, mas sem encharcar o solo. Apenas quando a terra estiver seca é que está na hora de regar.

Espada de São Jorge

Essa é, sem dúvidas, uma das plantas mais resistentes para se cultivar em ambientes internos, além de ser uma das melhores opções para os iniciantes na jardinagem.

A espada de São Jorge requer pouquíssima manutenção, e suas regas devem ser bastante espaçadas, podendo ocorrer, em média, uma vez a cada 20 dias. Ademais, é uma planta muito resistente às condições climáticas, além de se desenvolver muito bem tanto na luz do sol quanto na meia sombra. Ou seja, é a planta dos sonhos!

Mas atenção! Infelizmente, a Espada de São Jorge possui alta toxicidade, então, caso você tenha pets, nada de deixá-los consumir essa planta! O ideal é colocá-la em um local onde os animaizinhos não consigam alcançar.

Plantas para quarto fazem mal à saúde?

Plantas para quarto: escolha as melhores!

Não! É muito comum ouvir algumas pessoas dizendo que ter plantas dentro do quarto é perigoso, porque, durante a noite, elas irão consumir todo o oxigênio do ambiente, deixando as pessoas sem ar enquanto dormem. Mas calma! Isso é um conceito totalmente exagerado e incorreto!

As plantas, de fato, consomem oxigênio no processo de respiração. Durante o dia, com a luz solar, isso é compensado pela fotossíntese, cuja finalidade é absorver o gás carbônico do ar e liberar oxigênio. E, à noite, elas consomem novamente parte do oxigênio que produziram. 

Mas essa quantidade consumida é mínima, e não chega nem a ser significante. Enquanto dormem, um cão ou um gato, por exemplo, “roubam” muito mais oxigênio do que as plantas. Então, não, ter um espaço verde no quarto não irá deixar ninguém sem ar durante a noite.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário