Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como criar um jardim pequeno em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
jardim pequeno modelo japones
Combinar plantas, arbustos e pedras é uma alternativa para criar um lindo jardim pequeno

Um jardim pequeno é uma ótima opção para quem deseja dar mais cor, perfume e beleza ao ambiente e mora em locais com pouco espaço como, por exemplo, apartamentos. Por causa disso, nós preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para montar um jardim pequeno em casa. Acompanhe!

O que é preciso para montar um jardim pequeno?

O primeiro passo para criar um jardim pequeno de acordo com o ambiente que você dispõe é reunir plantas, vasos e pedras, além de acessórios de iluminação e decoração. Nesse caso, é preciso escolher opções que sejam adequadas ao espaço.

Um bom exemplo é a seleção de plantas para o jardim pequeno. Para evitar frustrações, preste atenção a questões como: o meu jardim oferece sol pleno ou sombra? O espaço comporta um vaso de chão ou é melhor usar vasos para jardim vertical? Responder a essas perguntas é essencial para ter sucesso na criação do seu pequeno jardim.

O uso de pedras e acessórios de iluminação e decoração como redes, mesas, cadeiras e bancos ajudam a dar um charme diferente. Apesar de não serem itens obrigatórios, eles são uma boa sugestão para o apaixonado por jardinagem que deseja exercitar a criatividade.

Como fazer um jardim pequeno?

Agora que você já sabe o que é necessário para montar o seu jardim pequeno dos sonhos, chegou a parte prática. Confira algumas dicas que vão ajudar você a criar um espaço aconchegante e colorido para toda a família.

Se a sua ideia for criar um jardim na entrada da casa ou quintal dos fundos, a melhor opção é investir em flores, folhagens e arbustos de pequeno porte. Ao combinar esses elementos, você poderá criar belos jardins externos com plantas ou pedras, inclusive marcando o caminho até a entrada da casa. 

Entretanto, se o espaço disponível é a varanda ou ambiente interno, uma alternativa é usar vasos mais compactos que possam ser fixados na parede. Com eles, é possível cultivar flores da estação e temperos para as refeições.

Lembre-se de que o principal fator na hora de montar um jardim pequeno em casa é garantir que cada flor ou planta tenha um ambiente propício para se desenvolver. Por causa disso, vale estudar cuidadosamente a espécie que você deseja plantar.

Melhores plantas para jardim pequeno

Para quem deseja criar um jardim pequeno em locais com pouca incidência do sol, nada melhor do que flores e plantas tropicais de meia-sombra. As principais sugestões são:

  • Begônia;
  • Zamioculca;
  • Palmeira Leque;
  • Lírios-da-paz.

Para o apaixonado por jardinagem que possui pouco espaço, porém conta com uma boa iluminação ambiente, a escolha ideal são plantas e flores que lidam bem com o calor. Algumas opções são:

  • Buxinho;
  • Flor-da-fortuna;
  • Strelitzia Nicolai;
  • Agave Dragão.

Por fim, se o espaço em sua casa é muito restrito ou você quer criar um jardim pequeno na parte interna, uma alternativa são as flores suspensas. Nada fica melhor em um jardim vertical do que:

  • Barba de Moisés;
  • Hera.
  • Corações emaranhados;
  • Monstera Oblíqua;
  • Coleus;
  • Boca-de-leão;
  • Cravina.

Opções de jardim pequeno para a sua casa

Após saber o que é necessário e os melhores tipos de plantas de acordo com as características do ambiente, que tal conhecer os tipos de jardins pequenos que são tendência em decoração? Com certeza um deles vai combinar com você.

Jardim pequeno de inverno

enfeites para jardim externo
Áreas externas são ótimas para a criação de jardins de inverno

Um jardim pequeno de inverno é a opção perfeita para quem está iniciando no hobby da jardinagem, pois as plantas sobrevivem mesmo em baixas temperaturas. Além de garantir maior tempo de vida à planta, um jardim de inverno é conhecido por sua versatilidade, pois pode ser montado na sala de estar, embaixo da escada, varanda ou na área externa.

Uma boa estratégia é apostar em vasos de tamanhos, cores e formatos diferentes, sempre com o cuidado de garantir a drenagem do solo. Para deixar ainda mais bonito, você poderá cobrir o espaço entre as plantas com pedras, gramas e até singelos enfeites para jardim.

Jardim vertical pequeno

vasos suspensos jardim vertical com flores brancas e amarelas
O jardim vertical pequeno fica lindo com flores coloridas!

O jardim vertical é uma excelente opção para quem mora em locais bastante compactos. A maneira mais simples de fazer esse tipo de jardim é usando pallets como suporte. Com fitas ou suporte metálico, é possível fixar pequenos vasinhos nas madeiras.

Outra opção é criar um jardim pequeno vertical e usar as paredes da casa, podendo ser tanto pelo lado externo quanto pelo interno. Se essa for a sua escolha, atenção: é fundamental impermeabilizar a parede antes da instalação para evitar infiltrações, por causa das regas frequentes.

Principais cuidados com um jardim pequeno

Gostou das nossas sugestões e acabou de montar um lindo jardim pequeno do jeito que gostaria? Então, agora vamos falar sobre os cuidados necessários para manter suas flores e plantas saudáveis. Confira!

Cuidados com a iluminação

A iluminação é um fator essencial nos cuidados com o seu jardim pequeno. Não se esqueça, há flores que precisam de luz natural frequente para se desenvolverem e aquelas em que o melhor lugar é à sombra, protegida do sol nos horários mais quentes.

Qual vaso escolher?

A escolha do vaso depende muito se a sua opção for um jardim de inverno ou vertical, no que diz respeito ao tamanho. O importante é que o recipiente favoreça a drenagem do solo, seja com furos na base ou produzidos com material poroso como, por exemplo, argila.

O melhor substrato para plantas e flores

Independente da flor, planta ou modelo de jardim pequeno escolhido, o substrato deve ser rico em matéria orgânica e drenável. Dessa maneira você garante os nutrientes necessários e evita o encharcamento do solo, o que leva ao apodrecimento das raízes e o surgimento de pragas.

Atenção à rega

Assim como acontece com os jardins tradicionais, a rega de plantas de jardins pequenos deve ser periódica. O recomendado é manter a terra sempre úmida para favorecer a absorção dos nutrientes, porém com muito cuidado para não deixar o substrato encharcado.

Adubação do jardim

A adubação do jardim deve ser feita, preferencialmente, com o uso de fertilizante orgânico, já que ele agride menos o solo. Quanto à periodicidade, ela varia de acordo com a flor ou planta escolhida. Por isso, siga as orientações do fabricante, que constam na embalagem do produto.

Agora que você já sabe tudo que é preciso para criar e cultivar um lindo jardim pequeno, conte para gente: inverno ou vertical? Qual dos dois modelos você vai ter em sua casa? Vamos adorar saber a resposta.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário