Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça a Flor Áster e saiba como cuidar dela em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flor aster lilás no jardim
A aster é um flor que tem aspecto semelhante à margarida

Você já ouviu falar da flor Áster? Ela é uma espécie delicada, colorida e charmosa muito usada na decoração de jardins e na confecção de buquês e arranjos de flores. Conheça tudo sobre a planta e a melhor maneira de cultivar e cuidar em casa. Confira!

Flor Áster: origem e característica

Com o nome científico de Asteráceas, a famosa flor Áster é uma espécie nativa de regiões de climas tropicais e subtropicais. Com mais de 4 mil anos de história e 600 tipos diferentes, ela pertence à mesma família das margaridas, girassóis, absinto e alface. Incrível, não é mesmo?

As principais características da flor Áster são a floração perene e as pétalas em formato estrelado, o que oferece um visual único à decoração da casa. Apresentando caule ramificado e flores pequenas, ela pode atingir até 8 cm de altura no auge de sua floração. 

Além de ser uma ótima opção para a decoração de jardins e ambientes externos, a flor Áster possui um núcleo amarelado que se destaca. O que acaba atraindo a presença de borboletas e abelhas.

Confira as principais espécies de flor Áster

Entre as 600 espécies diferentes da planta Áster, há aquelas que são mais populares e muito usadas na produção de arranjos de buquês para presentear. Conheça melhor aquelas que você poderá encontrar com mais facilidade para plantar e cultivar em casa.

Aster amellus

flores de aster amellus no jardim
A Aster Amellus também pode ser chamada de margarida italiana

O tipo de flor Aster amellus é originária do continente europeu, onde é chamada de margarida italiana. Suas flores apresentam uma coloração que varia entre tons de azul, violeta e rosa, além de um tamanho mais singelo e delicado em relação às outras espécies da flor da simplicidade.

Aster Novi-belgii

decoração com Aster Novi-belgii
A margarida belga deixa qualquer jardim mais colorido

Assim como o nome científico sugere, a Aster Novi-belgii é a versão belga da flor Áster. Indicada para a criação de canteiros floridos, ela pode medir até 60 cm no auge da floração e é encontrada com pétalas grandes nas cores rosa, violeta e azul. A combinação delas ajuda a criar uma decoração elegante em qualquer ambiente.

Os significados de flor Áster

Você sabia que a Áster é uma espécie cheia de significados? É isso mesmo! Por exemplo, o seu nome tem origem no idioma grego e se refere a “Flor Estrelar”, sendo muito usada para a decoração de altares durante festas religiosas, já que é considerada uma espécie sagrada.

Mas, não é só isso. Na França, ela era usada para decorar o túmulo de soldados mortos nas guerras. Em outros países, a flor Áster serve para representar sentimentos como fidelidade, sabedoria, amor, lealdade e luz.

A lenda da origem da Áster

No mundo, há uma grande variedade de lendas que tratam do surgimento e da beleza da flor Áster. Entre as mais famosas está aquela associada aos índios Cherokee, população originária dos Estados Unidos.

De acordo com essa história, a Áster se originou do encantamento de duas jovens de uma tribo indígena. Para fugir da guerra em duas tribos, elas se esconderam em um bosque à procura da Senhora das Ervas e acabaram adormecendo. Para protegê-las, a feiticeira as cobriu com uma poção mágica, que acabou transformando-as em flores Áster.

Flor Áster: saiba como cultivar em casa

Gostou da delicadeza, cores e da beleza da flor da simplicidade e deseja ter uma delas em casa? Então, acompanhe as nossas dicas de jardinagem e tenha a sua flor Áster preferida decorando o seu jardim.

Onde plantar a minha flor Áster?

Como se trata de uma espécie de clima temperado ou tropical, a flor Áster precisa de luz do sol plena por, pelo menos, 6 horas por dia. Por causa disso, o recomendado é cultivar a planta direto no jardim ou em vasos na varanda ou laje.

Qual é o melhor substrato para flor?

Para garantir o pleno desenvolvimento da Asteráceas, o indicado é usar um substrato rico em material orgânico e drenável na preparação do solo. Combinar húmus de minhoca e esterco bovino com brita, madeira de pinus e cascalho é perfeito para a sua margaridinha florescer colorida.

A flor Áster precisa de adubação?

Sim! Por se tratar de uma espécie com floração perene, o indicado é realizar a fertilização do solo a cada dois meses. Para isso, basta espalhar adubo orgânico próximo à borda do  vaso na quantidade indicada pelo fabricante do produto. 

Qual deve ser a frequência da rega da Áster?

A flor Áster é uma espécie que necessita que o substrato esteja bem úmido para absorver todos os nutrientes. Por causa disso, a frequência de rega indicada para a flor da simplicidade é de uma a duas vezes por semana, sempre tomando cuidado para não deixar o solo encharcado, o que é prejudicial para as raízes.

A flor Áster precisa de poda?

Fazer a poda periódica da flor Áster é uma prática de jardinagem recomendada para mantê-la saudável por mais tempo e estimular a floração, que acontece entre o verão e o outono. Uma boa ideia é usar a tesoura de jardinagem e remover flores, folhas e galhos secos ou mortos durante o inverno, período em que a flor está hibernando.

Invista em controle de pragas

A Áster é uma flor extremamente delicada e suscetível ao aparecimento de pragas e fungos. Em virtude disso, além de realizar a poda higiênica, o ideal é investir em produtos de controle de pragas para que ela possa crescer linda e saudável.

Gostou de conhecer mais sobre a flor Áster e as nossas dicas de cultivo e manutenção no jardim? Então, conte para gente, qual das cores dessa espécie você achou mais bonita?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário