Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Canteiro de muro: 5 plantas para decorar o seu jardim

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
enfeites para jardim externo

Ter plantas como parte do seu ambiente, além das características estéticas, proporciona diversas sensações, como paz e tranquilidade. E um dos estilos mais utilizados  é a decoração em canteiro de muro. Do tijolo ao de madeira, com flores grandes ou pequenas, há muitas possibilidades para criar esse lindo espaço no seu lar.

Se você precisar de algumas dicas e ideias para decorar um canteiro de muro com plantas ou até mesmo uma horta, selecionamos algumas espécies indicadas para te inspirar a renovar o seu espaço. Confira!

5 plantas para decorar canteiro de muro

O canteiro de muro é um espaço delimitado, ou se preferir, uma estrutura construída em uma parede, que pode ser aproveitada para cultivar diferentes plantas ou fazer uma horta. Geralmente, ele é preenchido com vasos, prateleiras e outros recipientes.

Assim, de forma criativa e funcional, é possível criar um espaço que aumentará a sua proximidade com à natureza, promovendo diversos benefícios para o seu lar. Para te ajudar nessa missão, montamos uma lista com 10 diferentes espécies de plantas que se adaptam bem à ornamentação de canteiros de muros. 

1. Palmeiras (Arecaceae)

Palmeiras canteiro de muro
Palmeiras (Arecaceae)

Talvez seja essa a planta mais utilizada para decoração do canteiro de muro, principalmente porque além de muito charmosa, tem durabilidade, garante boas sombras e demanda cuidados simples.

Existem diversos tipos diferentes de palmeiras para jardinagem, que pode ser plantada em um grande canteiro. Como são plantas que naturalmente se destacam nos ambientes, uma combinação que dá muito certo é decorar com pedras e pedriscos.

Não limite sua criatividade! Realize testes e veja o que fica mais harmonioso e agradável para você. 

2. Agapanto (Agapanthus)

canteiro de muro agapanto
Agapanto (Agapanthus)

Você já viu ou ouviu falar da Agapanto? Essa planta, originária do Sul da África, apresenta folhas na forma de “lâminas” com flores que podem apresentar tonalidades brancas, violeta ou azul.

Suas características deixam qualquer espaço cheio de vida. A boa notícia para os fãs de jardinagem é que a espécie pode ser cultivada durante o ano todo, pois tem fácil adaptação a diversos climas e ambientes. Além de exigir poucos cuidados, a planta é ideal para ornamentar e criar um ambiente moderno.

Para garantir o seu crescimento saudável e belas folhas, o seu cultivo vai precisar de adubos de qualidade, ricos em matéria orgânica e regas regulares. Uma informação importante é que a planta prefere luminosidade abundante, pois o sol garante mais intensidade na presença de suas flores.

3. Filodendro (Philodendron)

canteiro de muro filodendro
Filodendro (Philodendron)

O filodendro é uma planta tropical, considerada ótima opção para decorar floreiras e ficam charmosas em canteiros de muro. São trepadeiras perenes, ou seja, suas folhas grandes e brilhantes podem durar facilmente por quatro a cinco anos. 

Em áreas externas, podem fazer parte de projetos paisagísticos, como em cerca-viva e canteiros, mas demandam certos cuidados, apesar de serem simples. Por exemplo, o filodendro prefere ser cultivado em meia sombra e solo fértil, enriquecido de matéria orgânica.

Também é importante ter atenção com a irrigação, que precisa ser feita com frequência. Estamos falando de uma espécie que gosta de umidade e de calor, que não suporta geada e ventos fortes.

4. Ave-do-Paraíso (Strelitzia reginae)

Ave-do-Paraíso
Ave-do-Paraíso (Strelitzia reginae)

A planta ave-do-paraíso é uma das espécies mais conhecidas e procuradas por apreciadores de jardinagem que buscam flores ornamentais de alto nível estético.

Também conhecida como Estrelícia (ou estrelítzia), a planta apresenta um aspecto exótico, podendo atingir até 2 metros de altura – embora existam registros da variedade branca que alcança os 7 metros. As suas flores podem ser encontradas nas tonalidades laranja, branco, vermelho, rosa e amarelo.

São essas características que chamam a atenção de muitos paisagistas para decorar ambientes. Além disso, a planta floresce durante todo o ano, principalmente durante o verão. Sobre os cuidados: o solo precisa ser fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. A rega deve ser regular, mas cuidado para não encharcar a planta.

5. Orquídea-bambu (Arundina Graminifolia)

Orquídea-bambu
Orquídea-bambu (Arundina Graminifolia)

A orquídea-bambu – que tem esse nome porque seu caule parece uma cana-de-açúcar – é uma espécie conhecida pelo seu grande porte, que pode chegar até 2 metros de altura. Indicada para cultivo em canteiros de muro, o seu formato rústico é bastante indicado para jardins tropicais, contemporâneos e paisagismo comercial. 

Apesar de ser resistente, assim como qualquer outra espécie, a planta demanda certos cuidados: o plantio precisa ser feito em solo com terra fértil, permeável, bem drenado e rico em matéria orgânica.

Em geral, as plantas da família das orquídeas não gostam de sol. Mas, a orquídea-bambu é diferente, a espécie gosta de receber sol por algumas horas no dia. Sobre o cronograma de rega, ela deve ser frequente. A dica é: nos meses quentes, regar 3 vezes por semana, já em meses mais frios, 2 vezes na semana. A espécie também precisa de poda: retirar as hastes velhas, secas, amareladas ou doentes.

Essas são só algumas sugestões para ornamentar e modernizar o seu canteiro de muro. Mas existem muitas outras alternativas, como:

  • Hortênsia;
  • Agapanto;
  • Camarão Amarelo;
  • Buxinho Ornamental;
  • Cróton;
  • Podocarpo;
  • Pingo-de-ouro;
  • Árvore-do-viajante;
  • Guaimbê;
  • Espada-de-são-jorge.

Ou se preferir, cultivar algumas espécies de PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais), tem algumas sugestões:

  • Espinafre;
  • Alface;
  • Salsa;
  • Hortelã;
  • Manjericão;
  • Rúcula.

Canteiro de muro: ideias decorativas para criar o seu espaço

muro com canteiro
canteiro no muro
jardim canteiro de muro
plantas para canteiro de muro
plantas para canteiro de muro externo
canteiro de plantas no muro
canteiro de flores no muro
canteiro de muro externo
muro com canteiro
Para uma ornamentação mais delicada, as flores são uma ótima opção
canteiro no muro
Use da criatividade para criar a decoração do seu espaço
jardim canteiro de muro
Existem diferentes plantas que se adaptam bem à ornamentação de canteiros de muros
plantas para canteiro de muro
Planta arbustiva e com aspecto exótico são ótimas dicas de decoração para canteiro de muro.
plantas para canteiro de muro externo
Plantas exóticas para canteiro de muro
canteiro de plantas no muro
Decoração com arbustos e árvores
canteiro de flores no muro
Combinação de diferentes tipos de plantas sempre vai muit bem!
plantas para área externa
Canteiro de muro com flores coloridas irá tornar o seu cantinho em um lugar especial na sua casa!

Gostou das dicas de plantas para canteiro de muro? Com todas essas alternativas, com certeza você vai conseguir criar um espaço cheio de vida e estilo. Lembre-se que é essencial contar com equipamentos e soluções próprias de jardinagem para cuidar e cultivar adequadamente o seu jardim. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Aniela disse:

    Tenho um espaço totalmente vazio e gostaria de alguma ideia de plantas.

Deixe o seu comentário