Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como plantar coqueiro de jardim

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar coqueiro de jardim

Quem não gosta de aproveitar uma sombra na praia debaixo de um coqueiro, apenas sentindo a brisa do mar? Se a ideia parece te agradar, vem com a gente aprender a como plantar coqueiro de jardim.

Desse modo, você sempre vai ter um pedacinho da praia dentro da sua casa. Além disso, ainda pode aproveitar os benefícios que um coqueiro pode proporcionar.

Benefícios de se ter um coqueiro

Antes de apresentar as vantagens de se ter um coqueiro em seu jardim, é bom que você saiba a diferença entre ele e a palmeira.

Ambas as plantas pertencem à família das arecáceas e são bem populares no Brasil. Porém, a palmeira não produz cocos, já o coqueiro sim.

Esse é o primeiro benefício para optar por um coqueiro de jardim. Com o bom cultivo dele, você terá cocos à sua disposição em sua casa.

O uso do coqueiro de jardim como item de decoração é outra vantagem. Dando um aspecto chamativo e mais elegante à sua área externa, com certeza essa planta será o destaque do seu jardim.

Além de dar um ar mais natural à sua casa, coqueiros de grande porte oferecem um bom local com sombra. Desse jeito, você terá um ótimo espaço para piqueniques e encontros em seu próprio jardim. 

Tipos de coqueiros para jardim

Se a ideia de ter um jardim com coqueiro parece boa, que tal conhecer alguns tipos e ver qual é o melhor para você?

Areca- bambu

Conhecido por ser uma das espécies de coqueiro mais populares, o Areca-bambu é uma ótima opção para quem quer uma planta alta. Seu comprimento pode chegar até 10 metros, entretanto seu crescimento é lento e seu caule é fino.

Para fachadas de casa e canteiros de jardim seu uso é excelente. Porém, saiba que o Areca- bambu precisa de muita luz para se desenvolver, além de um solo bem nutrido.

Mas caso queira uma planta com um porte menor, uma boa opção é optar por um mini coqueiro de Areca- bambu. Pelo seu tamanho, pode ser cultivado tanto em vaso quanto no solo. 

Coqueiro anão

Com um comprimento que pode ultrapassar os 10 metros, seu jardim com coqueiro anão será uma ótima opção se você deseja muitos cocos.

Esse tipo de coqueiro pode oferecer três tipos de frutos: o coco verde, amarelo e o coco vermelho. No entanto, o coqueiro anão precisa de um clima com temperaturas elevadas.

Licuala grande

Caso você deseje um coqueiro de menor porte, mas que mesmo assim ofereça uma decoração natural ao seu jardim, o Licuala grande é uma boa opção. Com um comprimento de 3 metros, suas folhas são largas, parecendo grandes leques verdes. 

Além disso, o Licuala grande é resistente a climas quentes e pode ser utilizado para incrementar sua calçada ou canteiro de jardim.

Palmeira-das-canárias

Se o seu quintal for de grande extensão e você quiser ocupar bem esse espaço, talvez o Palmeira-das-canárias seja a melhor opção. Podendo chegar até os 16 metros de altura, com certeza será difícil não reparar nele.

Além do seu caule largo, esse coqueiro também possui folhas grandes. Porém, o Palmeira-das-canárias precisa da presença do sol para se desenvolver bem.

Ráfia

Outra opção de coqueiro de pequeno porte. A Ráfia, ou Rafis,  costuma ter cerca de 4 metros, mas ainda sim chama atenção pela sua elegância.

Sendo uma bela planta decorativa, a Ráfia é conhecida por atrair riqueza e sucesso.

Além disso, é resistente a temperaturas baixas e não necessita de muita luminosidade para se desenvolver.

Como plantar um coqueiro no jardim?

Como plantar coqueiro de jardim

Antes de iniciar o processo de plantação do seu coqueiro no jardim, é importante avaliar alguns elementos.

Em primeiro lugar, observe se o espaço na sua casa ou jardim é suficiente para plantar um coqueiro. Saiba se o solo também está preparado para receber a planta.

Normalmente, um solo que seja rico em húmus, adubos e que receba luz solar já é o suficiente para que o coqueiro se desenvolva bem.

Mãos à obra

  • Em um bom espaço no seu jardim, cave um buraco fundo para que as raízes do coqueiro possam ter espaço para se desenvolver;
  • Com o auxílio de uma pá, insira adubo no solo em que o coqueiro será plantado;
  • Após a inserção do coqueiro, o solo em que ele está precisa ser nutrido novamente com adubo após um período de 6 meses;
  • Regue seu coqueiro a cada 2 dias e caso perceba que ele está com folhas secas ou doentes, pode-as com o auxílio de uma tesoura para jardinagem.

Viu como o processo de plantação de um coqueiro de jardim é simples? Por ser uma planta de fácil manutenção, é uma das preferidas como item de decoração e paisagismo.

Então, caso queira dar um destaque maior ao seu jardim, escolha a melhor opção de coqueiro e aproveite ele. Além disso, use e abuse de iluminação artificial para que sua planta chame atenção até mesmo de noite.

E se quiser mais dicas de como deixar o seu jardim a sua cara, temos mais conteúdos que podem te interessar:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário