Como plantar morango: saiba o passo a passo

Compartilhar:


Como plantar morango: saiba o passo a passo

Saboroso, delicado e de beleza excepcional, o morango é uma das frutas mais consumidas e populares, sendo utilizado em milhares de receitas gastronômicas, além de cosméticos de todos os tipos. A origem desta fruta é europeia, mas, hoje em dia, o morangueiro é cultivado em todo o mundo. Por isso, vamos ensinar aqui como plantar morango!

Para quem já quis cultivar um morangueiro dentro de casa, boas notícias: é possível, sim, plantar essa frutinha tão deliciosa em ambientes residenciais. Com os cuidados certos, a sua planta com certeza irá dar frutos incríveis!

Como plantar morango em vaso?

Para o plantio dos morangos, um vaso grande ou de modelo canteiro são os mais recomendados. Assim, faça um buraco na terra com mais ou menos meio centímetro de profundidade e coloque três sementes dentro. 

Caso você queira plantar uma maior quantidade de sementes, o ideal é que cada buraco tenha um espaço entre o outro de, aproximadamente, 20 centímetros, para que as plantas consigam se desenvolver bem.

Para que o morangueiro esteja sempre nutrido, é necessário que a terra seja fértil. Assim, é possível fazer uma mistura de terra vegetal com húmus de minhoca ou composto orgânico. 

Inclusive, todos os restos orgânicos, sejam eles animais, vegetais ou fúngicos, são ótimos para a compostagem. Sendo assim, para que os morangos cresçam, uma boa dica é utilizar materiais vegetais ricos em energia, tais como as folhas secas, grama recém roçada, brotos e cascas de frutas.

E atenção! Depois que os moranguinhos nascerem, é de suma importância que eles não fiquem em contato com a terra, pois isso irá fazer com que eles apodreçam com muita rapidez. Para isso, uma boa dica é colocá-los para fora do vaso, deixando-os pendurados. 

Como devo cuidar do meu morangueiro?

O ideal é que o morangueiro fique diretamente exposto à luz solar, pelo menos durante algumas horas do dia, já que a planta precisa de luminosidade para se desenvolver. Essa planta tende a produzir poucos morangos quando mantida longe da luz do Sol. Contudo, em dias de calor excessivo, é recomendado deixá-los em um local sombreado nos horários mais quentes.

Outro ponto importante diz respeito à rega. O morangueiro deve ser molhado de forma abundante, pelo menos uma vez por semana. Uma dica interessante é colocar o dedo na terra e, caso ela esteja muito seca, está na hora de regar! É recomendado, também, regar o morangueiro de manhã, dando tempo para as folhas secarem até o cair da noite, evitando, assim, possíveis doenças.

Qual é o clima ideal para plantar morango?

Como plantar morango: saiba o passo a passo

O morangueiro tem preferência por climas mais suaves e amenos, já que se trata de uma planta de inverno e de origens europeias. Ele tem um ótimo desenvolvimento em temperaturas de até 25°C. 

Durante a frutificação, entretanto, o ideal é que a temperatura não ultrapasse, em média, os 22°C. O morangueiro aprecia temperaturas mais baixas, e, inclusive, os morangos mais saborosos são colhidos durante o inverno, em dias ensolarados e noites frias. 

Contudo, é uma planta que não resiste a geadas, chuvas fortes e granizo. Além disso, também não lidam bem com ventos excessivamente frios ou intensos. Em épocas como essas, é necessário colocar o morangueiro para dentro de casa, ou em um local onde ele consiga ficar protegido das intempéries.

E, mesmo que seja uma planta que aprecia o frio, é possível cultivá-la em locais de climas temperado e subtropical. Porém, em dias excessivamente quentes, é recomendado colocar o morangueiro em um lugar um pouco mais refrigerado e sombreado.

Caso você tenha interesse em ler mais conteúdos sobre jardinagem, acesse aqui: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário